Está aqui

ACAPO abre sala de estimulação sensorial

por Lerparaver

Uma sala adaptada a crianças invisuais, dos zero aos 14 anos, foi inaugurada ontem, quinta-feira, na sede da delegação de Leiria da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal. Embora cheia de cor, não é esse o factor que a distingue de tantas outras destinadas aos mais pequenos. Ali, as crianças terão oportunidade de aprender a desenvolver vários sentidos e capacidades físico-motores com vista a uma melhor integração e maior autonomia.

Dominó de texturas, loto com odores, loto táctil, jogos de madeira diversos, instrumentos musicais e outros materiais, como arroz, feijão, algodão, esfregões ou massa, ocupam a zona dedicada à estimulação dos sentidos. Ensinar as crianças a orientarem-se no espaço e encontrar equilíbrio com jogos e circuitos é outro objectivo deste projecto. Os utentes da sala poderão ainda explorar objectos do dia-a-dia e estabelecer contactos com tarefas quotidianas, sempre numa vertente lúdica.

As sessões poderão ser individuais ou em grupo, explica a psicóloga da ACAPO, Ana Carvalho. Nestas sessões é sempre requerida a presença dos pais de modo a poderem reforçar em casa as competências adquiridas em terapia. Humberto Henriques, presidente da delegação de Leiria, sublinha ainda a intenção de promover aulas de hipoterapia para estas crianças com o apoio de empresas da região que convida a colaborar.

Fonte: http://www.ajudas.com

Nota: contribuição, via e-mail, de Pedro Afonso.