Vantagens da ortodontia invisível
1 O que é ortodontia invisível?
2 Quais são as vantagens da ortodontia invisível?
2.1 Tratamento discreto
2.2 Sistema removível
2.3 Conforto de uso
2.4 Design personalizado
2.5 A importância de uma boa manutenção
Se existe um tratamento que revolucionou o campo da odontologia, é a ortodontia invisível.
Suas características e avanços no diagnóstico e planejamento do tratamento possibilitaram aos pacientes se beneficiarem de um método eficaz e discreto para melhorar sua saúde bucal.
Abaixo explicamos as vantagens da ortodontia invisível, um sistema de ponta para resolver problemas de alinhamento dentário e mordida.
O que é ortodontia invisível?
A ortodontia invisível é um tratamento para resolver os diferentes problemas que afetam a posição dos dentes.
A principal diferença entre este e outros sistemas ortodônticos são suas talas transparentes, muito diferentes dos sistemas de braquetes.
Esses alinhadores são praticamente imperceptíveis quando colocados nos dentes para corrigir problemas de apinhamento, mordida ou oclusão.
Quais são as vantagens da ortodontia invisível?
tratamento discreto
Uma das principais vantagens da ortodontia invisível é que o paciente pode acompanhar o tratamento de forma discreta e estética.
Os alinhadores transparentes são uma solução eficaz que também oferece uma alternativa a outros sistemas convencionais mais inestéticos.
No entanto, as vantagens da ortodontia invisível não param por aí.
sistema removível
Sendo um sistema removível, o paciente pode retirar o retentor para comer ou escovar os dentes, ajudando assim a manter sua higiene bucal.
conforto de uso
O design dos alinhadores permite dispensar arcos e outras peças presentes nos sistemas tradicionais, o que evita o aparecimento de feridas e escoriações.
design personalizado
Outras vantagens da ortodontia invisível a ter em conta é o seu design personalizado.
Graças a isso, a tala se encaixa perfeitamente nos dentes, exercendo o movimento adequado para modificar a posição dos dentes.
Para que o tratamento seja eficaz, as contenções serão substituídas periodicamente.
Scanner intraoral e estudo fotográfico
Os últimos avanços da odontologia também permitiram melhorar o diagnóstico e o nível de precisão dos tratamentos.
Isso, em sistemas como a ortodontia invisível, é extremamente útil, pois os alinhadores são projetados para medir.
A tecnologia de scanner intraoral permite que a boca do paciente seja cuidadosamente registrada, obtendo resultados muito mais precisos do que com os moldes tradicionais.
Scanner intraoral
Graças a esta tecnologia, um especialista pode obter instantaneamente uma imagem detalhada da cavidade oral do paciente, reproduzindo uma imagem digital 3D em tempo real.
Dessa forma, é possível melhorar o planejamento e o desenho de tratamentos ortodônticos invisíveis, tornando o processo muito mais confortável para o paciente.
Além disso, no caso de tratamentos ortodônticos, o estudo fotográfico é muito útil para avaliar aspectos internos e externos da cavidade oral.
As fotografias externas são utilizadas para analisar aspectos como a simetria facial ou a posição da mandíbula, enquanto as imagens intrabucais são utilizadas para avaliar os aspectos a serem corrigidos através da ortodontia (apinhamento dentário, oclusão, etc.).
A importância de uma boa manutenção
Como vimos, as vantagens da ortodontia invisível são muitas; no entanto, é fundamental não negligenciar a manutenção após o tratamento.
Contenções são dispositivos que o ortodontista coloca para evitar que os dentes retornem à posição anterior ao tratamento.
No caso da ortodontia invisível, eles também são removíveis, e é muito importante que os pacientes os utilizem e sigam as orientações do ortodontista.
O não uso correto das contenções pode levar ao insucesso do tratamento, uma vez que os dentes têm uma tendência natural a se mover.
Seu uso é semelhante ao dos alinhadores, pois consistem em talas transparentes que são colocadas em ambos os arcos para fortalecer os resultados obtidos após o tempo de tratamento ortodôntico.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 4733 leituras