Está aqui

Verdadeiro Olhar - blog de Sérgio Gonçalves

SIMARSUL - Península de Setúbal Apoia selecção nacional de natação adaptada

por Sérgio Gonçalves

SIMARSUL - Península de Setúbal
Apoia selecção nacional de natação adaptada

. Empresas do Grupo AdP celebraram protocolo com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência

A SIMARSUL, empresa do Grupo Águas de Portugal, concessionária da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal, vai apoiar a Selecção Portuguesa de Natação Adaptada na preparação para os Jogos Paralímpicos de 2012, em Londres, no âmbito de uma iniciativa de solidariedade social transversal a todas as empresas do Grupo AdP – Águas de Portugal com operação em Portugal.

Na passada quinta-feira, dia 6 de Maio, a holding AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A., em representação da SIMARSUL e das restantes empresas do Grupo, assinou o protocolo de formalização desta colaboração com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, no âmbito da qual, durante três anos, por cada postal electrónico de Natal enviado pelos colaboradores, serão entregues 50 cêntimos para ajudar a Selecção Portuguesa de Natação Adaptada na preparação para os Jogos Paralímpicos de 2012.

Até ao momento, no conjunto das empresas do Grupo AdP, foram já recolhidos 31 mil euros, montante respeitante aos envios de postais no Natal passado e que foi entregue pelo Presidente do Grupo AdP, Pedro Serra, à Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Leila Marques, na cerimónia de assinatura do protocolo.

Nesta cerimónia estiveram presentes o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, e a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.

Desenvolvida no quadro da sua estratégia integrada de sustentabilidade empresarial, esta é uma iniciativa de solidariedade social que pretende conquistar para uma causa comum os cerca de 5 mil colaboradores do Grupo AdP, de Norte a Sul do País. “É com orgulho que o Grupo AdP apoia estes atletas que, ultrapassando todas as barreiras e limitações, representam de forma tão digna o nosso país”, salientou Pedro Serra, Presidente do Grupo AdP.

O montante entregue à Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, de acordo com a sua Presidente, Leila Marques, é fundamental para garantir “a participação dos atletas em diversos eventos desportivos e, em particular, a realização de estágios em altitude, enquanto momentos preparatórios que ajudam a que os atletas cheguem aos Jogos de Londres na sua melhor condição física e psicológica”. “Este tipo de apoio vai também permitir-nos actuar numa outra área fundamental que é a da captação de novos talentos, garantindo a continuidade da prática desportiva das pessoas com deficiência”.

A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, elogiou a iniciativa do Grupo AdP “enquanto exemplo do contributo que a sociedade civil tem, complementarmente à acção do Estado, na construção de uma sociedade sem barreiras”.

Também o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, destacou a importância da conjugação de esforços do Estado e sociedade civil: “Sabemos que o Estado tem que ser o primeiro a apoiar quem mais precisa, mas não pode fazê-lo sozinho” afirmou, dirigindo aos colaboradores do Grupo AdP uma palavra especial de agradecimento “por terem conseguido, a partir de uma iniciativa como o envio de postais de Natal, fazer Natal todos os dias, apoiando um trabalho diário muito difícil, mas que é feito de forma muito alegre por estes atletas”.

O envio de postais é feito através de uma plataforma electrónica, com uma utilização fácil e amigável, com vista a incentivar a adesão de todas as empresas e colaboradores. Esta plataforma facilita ainda a gestão do processo e a contabilização final do montante a atribuir por cada participada do Grupo, consoante o número de postais enviados pelos respectivos colaboradores.

Com a integração desta componente de solidariedade social nas actividades de celebração do Natal, o total de envios de postais electrónicos em 2009 foi superior em 52% a 2008, confirmando a boa adesão dos colaboradores do Grupo AdP a iniciativas de apoio social.

A escolha da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, em particular da Selecção Portuguesa de Natação Adaptada, para esta acção, decorre no contexto do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social – projecto de abrangência nacional, capaz de promover a inclusão social através de uma prática desportiva intrinsecamente relacionada com a água, um dos elementos centrais da actividade do Grupo AdP.

Nos Jogos Paralímpicos de Beijing 2008, o nadador João Martins trouxe para Portugal a medalha de bronze nos 50 metros costas. Bons resultados que se repetiram no mais recente Campeonato da Europa de Natação Adaptada, na Finlândia, em Outubro de 2009, em que a selecção portuguesa arrecadou cinco medalhas, duas de prata e três de bronze.

A SIMARSUL – Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setubal, S.A., constituída em 8 de Novembro de 2003, é uma sociedade anónima que tem como accionistas a Águas de Portugal - SGPS, S.A. e os Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

O Sistema Multimunicipal abrange uma área total de 1.450 km2 e prevê a construção e beneficiação de um conjunto de infra-estruturas que permitirão aumentar o nível de atendimento em drenagem e melhoria do tratamento de águas residuais da população da Península de Setúbal, contribuindo, assim, para preservar a qualidade do ambiente e dos recursos hídricos e melhorar a qualidade de vida na região.

Para execução destes projectos a SIMARSUL, dispõe de um plano de investimentos de 180,8 milhões de euros, para o período de 2004-20011 begin_of_the_skype_highlighting 2004-20011 end_of_the_skype_highlighting, com co-financiamento do Fundo de Coesão da União Europeia, no valor de 47,4 milhões de euros.

Fonte: Rostos

15.5.2010 - 14:25