Projecto Cortivis; olho artificial para invisuais
O projecto Cortivis esta a cargo dos investigadores Inesc-ID com o objectivo de criar um olho artificial a partir de uma câmara de telemóvel, um processador e uns implantes cerebrais, para comprar esta tecnologia. No vídeo abaixo poderá saber todos os pormenores deste projecto.
O Cortivis esta em andamento a cerca de 3 anos em conjunto com muitos outros laboratórios a nível europeu. Ao IST (Instituto Superior Técnico) e a Inesc-ID coube a função de desenvolver os componentes bio-eléctrónicas do futuro olho artificial.
Os protótipos estão divididos em duas partes, uma de uso externo, que contém uma câmara de telemóvel com 1,3MP e um processador que converte imagens em cadeias de sinais eléctricos, a segunda unidade exige o implante de chips no córtex visual do paciente. Ambas as unidades comunicação por ondas rádio, não sendo necessário cabos objecto que mais infecções causa.
Os testes já foram efectuados em animais mas para já ainda não foi aplicada em nenhum humano. Em principio, o projecto da Cortivis estará concluído em alguns anos.
Ler mais...
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2031 leituras
Comentários
O projecto Cortivis nao
O projecto Cortivis nao comecou ha 3 anos.Já tem muito mais tempo...Desde 2003 pelo menos.