Para quem como eu, que gosta de tecnologia, a experiência de adquirir um produto Apple é das mais fascinantes, e até porque não dizer, das mais emocionantes que podemos experimentar.
Em todos estes anos de utilização de computadores, telemóveis e smartphones, sempre sonhei com o momento em que pudesse ir a uma loja, adquirir um equipamento, e sair logo ali com um leitor de ecrã instalado de origem que me oferecesse acessibilidade a todas as funcionalidades do equipamento.
De grosso modo é isto o que chamamos de designe inclusivo, isto é, conceber os equipamentos e serviços para serem utilizados por todos os cidadãos, independentemente da sua limitação física.
E neste caso, é inteiramente justo que eu faça um paralelismo entre o comportamento adoptado pela Apple, e por uma sua concorrente, no caso a Nokia.
E não vou falar nas questões técnicas, nem filosóficas, porque basta qualquer utilizador fazer uma pesquisa pelas dezenas de fórus e páginas de Internet, para perceberem as diferenças e as especificidades de cada marca.
A Apple teve uma atitude louvável, enquanto por sua vez a Nokia tem tido uma atitude reprovável.
A Apple, desenvolveu um leitor de ecrã de raiz, instalou-o em todos os seus dispositivos, e disponibilizou-o gratuitamente.
A Nokia, pediu a uma empresa externa, no caso a Codfactory, que desenvolvesse uma amostra de leitor de ecrã baseado no Mobil speak, que é bastante limitado, e que não permite aceder por exemplo à Internet, ao processador de texto, e quase que se limita à leitura de mensagens, da lista telefónica e à identificação do número chamador.
Enquanto o leitor de ecrã voiceover desenvolvido pela Apple, é um produto de verdade, oferece acessibilidade a praticamente todas as funcionalidades que vêm instaladas de fábrica nos equipamentos.
Outra grande desvantagem da Nokia, é o facto de esta amostra de leitor de ecrã nem sequer vir instalada de origem. Se eu for à loja comprar um aparelho desta marca, tenho de ir ao site da nokia descarregar o software e proceder à sua instalação.
Enquanto num apple, basta premir 3 vezes a tecla home para que ele comece a falar. Ou seja, todos os que compram um iphone por exemplo têm o voiceover instalado, quem precisa usa, quem não precisa não usa. Tão simples assim, não é verdade? E digam lá se isto é ou não absolutamente fantástico?
Mas se achavam que as desvantagens da Nokia se ficavam por aqui, enganam-se redondamente.
É que este fabricante de telemóveis adoptou uma postura altamente condenável e que deve merecer por parte da população deficiente visual o mais vivo repúdio.
É que a Nokia comprou à confactory essa tal amostra de leitor de ecrã, e esse fabricante vende um leitor de ecrã completo.
Não sei se estão a ver a dimensão do problema!
Se uma pessoa com deficiência comprar um Nokia e não quiser pagar mais pela acessibilidade, fica altamente prejudicada em relação às pessoas sem deficiência visual, porque apenas pode usar um leitorsinho que dá para fazer umas coisas, poucas por sinal. Se quiser utilizar todos os recursos do aparelho, então tem de comprar o leitor de ecrã completo, que imaginem, custa mais do que 150 euros.
Perante isto, só tenho pena de não ter adquirido um iphone à mais tempo.
Não o fiz, porque pensava que o facto de o dispositivo ser táctil não dava para trabalhar a contento. Nada mais errado! O voiceover está muito bem concebido, e através de alguns gestos, podemos trabalhar com o iphone sem problemas.
Depois tinha também receio que pelo facto de o voiceover ser gratuito e vir instalado de fábrica, não fosse um leitor de ecrã muito fiável. Era no fundo aquela ideia, se é de graça não presta! Felizmente para nós, passa-se precisamente o contrário. O facto do foiceover ser desenvolvido de raiz pela própria apple, torna-o completamente acessível, com uma grande vantagem. É que o rigor que a Apple tem nas aplicações que disponibiliza na sua loja, obriga os fabricantes dessas mesmas aplicações a seguirem determinados padrões de qualidade, fazendo com que o número de apps acessíveis na apple seja incomparavelmente maior do que as aplicações acessíveis para Nokia.
Como utilizador de Nokias durante oito anos, tenho de estar grato porque utilizei um telemóvel autonomamente. Mas tenho de dizer a bem da minha consciência que a Nokia não tem uma filosofia inclusiva e que teve muito tempo para arrepiar caminho, e a Apple sim até agora é um exemplo de inclusão e de integração e merece claramente ser louvado por todos aqueles que acham que o futuro passa por criar equipamentos e serviços acessíveis a todos.
É verdade que o Iphone, e também todos os produtos Apple são caros. Mas há duas ideias que tenho de deixar, e espero que fiquem bem vincadas.
A primeira ideia, e por sinal a mais importante, é que não é o leitor de ecrã que encarece o produto.
E a segunda ideia, é uma opinião meramente pessoal, mas mesmo assim, aqui a deixo.
Acho que atendendo à qualidade dos produtos, o preço não é nada de escandaloso. Não devemos esquecer que existem alguns smartphones que utilizam o sistema operativo handroide, e que também custam mais ou menos o mesmo do que um iphone.
Os próprios topos de gama da Nokia não são nada baratos, e se virmos a qualidade, penso que a diferença compensa claramente.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 6286 leituras
Comentários
Re: A felicidade de comprar um iPhone
Muito bom! Parabéns pelo texto e pelas sábias palavras, Felipe. Eu tenho um iPhone a 2 anos e, pensava a mesma coisa quando possuía um Nokia, que não ia conseguir utilizar nunca um iPhone. Mas pelo contrário! Tenho uma combinação de jestos no iPhone que facilitam minha vida na hora de pausar uma música, tirar uma foto, navegar na internet, ler meus e-mails etc., que deixa o processo extremamente rápido! não penso em mudar de marca nunca mais! :) Pelo contrário. Já comprei outros produtos Apple e tal vez o novo iPhone tenha um lugarzinho garantido em minha casa também. :)
E viva a APPLE!
acessibilidade no samsung galaxy s3
Alguem me pode informar se o novo aparelho da samsung (samsung galaxy s3 ) é acessível?
eu tou a pensar em comprar 1
Olá !
Eu tou a pensar em comprar 1 samsung galaxy s3, depois de algum tempo de uso, posso testar a ver a acessibilidade dele ! looool
Abraços
o prazer d comprar iphone
meu caro, li este teu texto e achei facinante. Olha só!, este é exatamente o tipo de celular que eu procuro. Vc poderia me da mais detalhes para q eu possa procurar um tambem para mim? Abraços.
Re: como comprar um iPhone
Para obter mais informações sobre o iPhone e efetuar a compra do mesmo, basta entrar no site oficial da Apple.
Brasil:
www.apple.com/br/iphone
Portugal:
www.apple.com/pt/iphone
iPhone
Há também um grupo no Google Groups que fala sobre produtos da Apple para pessoas cegas.
Lá você poderá compartilhar dicas, tirar dúvidas, ajudar e ser ajudado.
para entrar no grupo, basta enviar um e-mail embranco para:
acessibilidadeapple+subscribe@googlegroups.com
site do grupo:
www.dicasapple.com