Está aqui

jofigomes - blog de jofigomes

As pessoas cegas e as novas tecnologias

por jofigomes

Olá, tal como tinha referido anteriormente, aqui deixo um dos meus textos que gostava de partilhar convosco uma vez que esta é uma temática de todo o nosso interesse.
Espero que gostem!

As novas tecnologias vieram, sem quaisquer dúvida, alterar o comportamento das pessoas com deficiência visual no que diz respeito ao acesso à informação, bem como facilitar o seu processo de integração social e profissional.

O meio mais fácil que os cegos têm para chegar à informação, seja a nível de jornais, revistas, artigos, ou até pesquisas bibliográficas e livros, é a Internet. Infelizmente, nem todos os Sites podem ser incluídos neste grupo, pois não são acessíveis aos nossos leitores de ecrã.

Um leitor de ecrã é um Software que, através de um sintetizador de voz, lê todo o conteúdo textual e gráfico, desde que devidamente descrito textualmente no código do respectivo programa, que aparece no ecrã do computador. Com este Software, uma pessoa cega consegue utilizar um computador com a mesma autonomia que uma pessoa normovisual.

No caso específico da Internet, o problema prende-se principalmente com o facto de os Designers Web desconhecerem ou não aplicarem as regras de acessibilidade Web, isto é, regras universais de construção de Sites de forma acessível. Até mesmo alguns serviços públicos, bancos, hiper-mercados, entre outros, incorrem neste incumprimento.
Um site pode ser considerado inacessível sempre que: não descreva as imagens existentes no mesmo; utilize cabeçalhos com o simples propósito de formatação de texto e não de estruturação do conteúdo; não rotule correctamente os formulários, etc.
O mesmo acontece com programas educacionais, jogos didácticos, manuais escolares e outros Softwares de apoio construídos em Flash e outras interfaces, nas quais os leitores de ecrã são simplesmente impotentes para transmitir o que quer que seja.
Deste modo, as novas tecnologias não são, de modo algum, uma forma de integração, mas apenas mais um contributo para a exclusão, uma vez que este acesso limitado à informação é motivo de revolta. Considera-se assim, que os criadores e designers tenham em atenção a evolução das tecnologias da informação, mas também das ferramentas ao seu dispor para tornar essas tecnologias acessíveis a todos.

Comentários

Um belo texto Joana. Desconhecia algumas destas coisas, outras já sabia por força do trabalho com vocês nestes três anos. Apesar das limitações que explicas, tens-te saído sempre muito bem porque és uma rapariga expedita e curiosa. Isso vai ajudar-te sempre na vida.
Beijo, Ana Pereira

Olá stora, em primeiro lugar queria agradecer-lhe a visita ao meu blog e também o seu comentário, é sempre bom sabermos que as pessoas normo-visuais se interessam pelas nossas temáticas, pelas nossas dificuldades e obstáculos.
Queria dizer-lhe também que se eu sou assim, talvez o deva em parte a si, pois é sabendo que temos pessoas que nos dão força e apoio, que todos os dias nos levantamos e pensamos que temos que ganhar forças mais um dia para continuar a lutar com os diversos obstáculos que nos aparecem no dia-a-dia, mas que, nos permitem crescer e ficar mais fortes. É sempre bom chegarmos à escola e sabermos que pelo menos uma pessoa estará lá sempre para nos defender para o que der e vier!
Lembra-se quando escreveu, não sei bem onde foi, nem como foi, a única coisa que me recordo na perfeição é que a stora disse que eu e o Ricardo não podíamos ver o sol, aquele que é amarelo e que é suposto dar luz às pessoas, mas, nós também temos um sol, que apesar de não o vermos, sentimo-lo e ouvimo-lo, pois o nosso sol é o carinho e força que todos os dias a stora tem para nos dar!

Beijinho Joana