Está aqui

Participe, faça a diferença e assine a petição “Por um serviço televisivo acessível às pessoas cegas e com baixa visão”

por Fernando Branco

A ÍRIS INCLUSIVA – Associação de Cegos e Amblíopes, lançou recentemente uma petição pública que pretende ser uma ferramenta de cidadania e participação na construção de uma sociedade sem barreiras para TODOS.

A iniciativa visa congregar vozes e mobilizar vontades, no sentido de reclamar, junto de várias entidades com responsabilidades na matéria (canais de televisão, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Provedor do Telespectador e Assembleia da República), um serviço televisivo acessível às pessoas cegas e com baixa visão, designadamente através de uma oferta mais alargada e eficaz de programas com audiodescrição (AD).

A AD é um recurso que permite a quem não vê ter acesso a realidades com valor comunicativo essencialmente visualista. No caso da televisão, trata-se de descrever tudo aquilo que o espectador sem necessidades especiais apreende através da visão.

Uma sociedade inclusiva deve garantir às pessoas com deficiências ou incapacidades o direito de liberdade de expressão e de opinião e de acesso à informação em condições de igualdade com os demais cidadãos. Esta não é uma causa das pessoas cegas e com baixa visão… Esta é uma causa de TODOS.

Participe, faça a diferença e assine a petição “Por um serviço televisivo acessível às pessoas cegas e com baixa visão”.