Está aqui

Blog sobre Dentistas e e aparelhos Ortodônticos - blog de alves

Ortodontia lingual ou Invisalign? Qual a melhor?

por alves

Várias dúvidas se põem em relação a estes dois tipos diferentes de tratamentos ortodônticos; Dentre essas dúvidas podemos encontrar: É verdade que a Ortodontia Lingual causa desconforto ao falar ou atrito na língua? A Ortodontia Invisalign é realmente eficaz? Ou simplesmente perguntam,  qual dos dois é mais recomendado? É importante observar que ambos são extremamente eficazes e podemos fazer essa comparação levando em consideração vários fatores:

Ortodontia lingual ou Invisalign

Estática Dental

Em ambos os casos falamos de ortodontia invisível, embora a única realmente invisível seja a lingual; O Invisalign é transparente e praticamente impercetível mas não podemos considerá-lo invisível uma vez que os alinhadores podem ser vistos de perto e o lingual tem a vantagem neste particular de não ser visível na face visível dos dentes. Em ambos os casos, podemos afirmar que são muito estéticos.

Conforto

Quando falamos em conforto em um tratamento ortodôntico devemos levar em consideração vários aspetos que se referem ao fato de falar corretamente, comer ou causar desconforto na gengiva, língua e outros tecidos bucais.

A maioria dos pacientes que optam pela Ortodontia Lingual nos dizem que precisam de um período de aproximadamente 2 semanas para se acostumarem; Porém, passado esse tempo, eles nos falam sobre o conforto durante o período em que são atendidos. A grande vantagem é que não depende do paciente lembrar de usá-lo, pois os braquetes linguais são fixos.

Por outro lado, as principais vantagens da Ortodontia Invisalign em termos de conforto são várias: a primeira é que os alinhadores devem ser retirados para comer; a higiene é outra das grandes vantagens, pois a escovagem dos dentes sem alinhador permite uma melhor higienização; entretanto, é o paciente que tem a responsabilidade de lembrar de usá-los 22 horas por dia.

Higiene dental.

Esta é a principal vantagem da Ortodontia Invisalign sobre a Ortodontia Lingual. Como já mencionamos no ponto anterior, o fato de podermos retirar os alinhadores transparentes na hora da escovação dos dentes permite ao paciente manter hábitos de higiene adequados; ao contrário, a Ortodontia Lingual, sendo fixa e colocada no interior dos dentes, torna o processo de higiene mais complicado e requer mais tempo e esforço; mesmo assim, a maioria de nossos pacientes segue à risca as instruções de limpeza de nossos profissionais.
Resultados e precisão.
Quando falamos sobre os resultados do tratamento ortodôntico devemos ter uma máxima: que sejam cumpridos os objetivos que traçamos no estudo anterior realizado pelo especialista; Ambas as técnicas são extremamente precisas, mas também é verdade que o exclusivo software Clincheck Pro da Invisalign nos permite observar os resultados do tratamento antes de iniciá-lo.

Hoje em dia a Ortodontia Invisalign invisível não tem nenhuma deficiência com respeito ao tratamento ortodôntico lingual em termos de precisão do tratamento e seus resultados; Com ambos, todos os tipos de má oclusão, mau posicionamento e qualquer outro problema ortodôntico podem ser tratados.

Emergências

Durante o tratamento ortodôntico lingual, podem ocorrer emergências que, embora não sejam graves, podem causar certo desconforto; Por exemplo, se se solta um braquete ou sai um arco e fere dentro da boca que, embora sejam problemas de fácil resolução, o paciente deve ir à consulta para resolvê-los. Com o Invisalign, essas urgências simplesmente não existem.

Duração do tratamento.

A duração de todos os tratamentos ortodônticos depende sempre da fisionomia e das características de cada pessoa e dos problemas ou patologias a tratar. Qualquer um desses dois tipos de ortodontia nos permitirá saber quase exatamente por quanto tempo devemos usá-los; Porém, o mais importante novamente é a perícia e o profissionalismo do ortodo