Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

Inclusão: Façamos com Vontade e Atitude pró Mudanças

por Francisco Lima

Prezados,

O texto abaixo diz com palavras claras, verdadeiras simples e exatas o suficiente para que eu apenas compartilhe com vocês.
Cordialmente,
Francisco Lima
Retirado de: http://visibilidadecegosbrasil.com.br/blog/inclusao-e-uma-questao-de-ati...

Inclusão é uma questão de atitude e vontade política Por Equipe Inclusive.
O artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência sobre o direito à educação esteve em discussão esta semana durante a reunião do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com deficiência. Participaram do evento, na ONU em Genebra, especialistas das Nações Unidas, auto-defensores, representantes de países e organizações não governamentais e membros da academia. Com base nas discussões, o comitê vai preparar um Comentário Geral que subsidiará os países na implementação do direito à educação das pessoas com deficiência.
Veja, a seguir, a fala de Diane Richler, ex presidente da Inclusion International.
“Muitas das nossas organizações locais foram fundadas por pais frustrados porque suas filhas e filhos eram excluídos da escola, então as familias criaram as primeiras escolas para educar crianças que tinham deficiência intelectual. Essas escolas ensinaram duas coisas a essas famílias: a primeira, que seus filhos eram realmente capazes de aprender. E a segunda, que ser educado longe dos seus colegas sem deficiência só os preparava para uma vida de seguregação, sem conhecer outras pessoas na comunidade ou ser conhecido por elas e nem estar preparado pra participar e contribuir para a vida em comunidade, como destacado no parágrafo M do preâmbulo da Convenção. Escolas inclusivas são melhores pra crianças com deficiênca e ao mesmo tempo,