Está aqui

GLAUCOMA - blog de Manuel

Glaucoma - Prevenção ainda é o melhor remédio

por Manuel

Glaucoma

É uma doença ocular grave e progressiva, caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que lesa o nervo óptico e pode levar à cegueira se não for devidamente diagnosticada e tratada. Afeta pessoas acima de 40 anos de idade e incide mais frequentemente em mulheres do que em homens.

Portadores de diabetes, pressão arterial aumentada, miopia severa ou história familiar de glaucoma também têm maior risco de desenvolver a doença. O melhor remédio ainda é a prevenção.

Existem vários tipos de glaucomas. O glaucoma primário de angulo aberto não tem sintomas nos estágios iniciais e a lesão do campo visual se desenvolve devagar e progressivamente. Neste caso, a necessidade de se fazer uma visita ao oftalmologista para medir a pressão intraocular é imprescindível. O glaucoma primário de angulo fechado se deve ao fechamento do angulo pela íris periférica, que se não for tratado poderá levar a cegueira. Os sintomas podem ser a baixa de visão, dor forte e congestão do olho. Nos casos mais severos podem produzir náuseas e vômitos. O paciente que sentir este tipo de sintoma deve procurar um serviço de urgência oftalmológico para tentar reverter à crise.

Já os glaucomas secundários normalmente estão associados a complicações de doenças pré-existentes como a hipertensão, diabetes, problemas de formação ocular, cataratas hipermaduras e o uso de colírios de corticoide indevidos. O glaucoma congênito deriva de diversos transtornos hereditários, no qual existe uma anomalia ocular no nascimento, responsável pelo aumento da pressão ocular. Normalmente os sintomas são o olho grande (buftalmo), córnea embaçada, lacrimejamento, fotobia (intolerância a luz). Neste caso, o diagnóstico dever ser feito logo ao nascimento, pois este tipo também leva a cegueira.

Visitar o oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano para medir a pressão ocular ajuda a prevenir o glaucoma. Pessoas que possuem fatores de risco como hipertensão, diabetes e glaucoma na família, devem fazer avaliações de seis em seis meses para verificação da curva diária de pressão do campo visual e gonoscopia.

Por Yasmin Barcellos

Fonte:
http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=3611