O olho seco é uma condição anormal da superfície do olho que se manifesta quando as pessoas produzem pouca lágrima ou a mesma é deficiente em alguns de seus componentes. Quando um desses factores ou ambos se apresentam, podem produzir-se zonas secas sobre a conjuntiva e fundamentalmente sobre a córnea o que facilita o surgimento de lesões.
Entre as várias causas susceptíveis de originar esta situação avultam nos doentes de glaucoma a excessiva frequência com que são instilados colírios sobre a superfície dos olhos afectados. O paciente de glaucoma submete-se, em muitos casos, à aplicação de gotas nos olhos de entre duas a quatro vezes por dia. Alguns destes colírios são agressivos para a córnea circunstância que aliada a esta frequente lavagem conduz à tendência de secagem do olho provocando, não raro, o aparecimento de pequenas úlceras que importa a todo o custo evitar.
Actualmente, estima-se que cerca de 20% da população do mundo ocidental sofra de olho seco. Trata-se de uma situação para a qual não existe cura devendo ser encarada na perspectiva da prevenção e tratamento. Apesar de se tratar de uma doença extremamente incómoda e por vezes dolorosa os especialistas atribuem-lhe, aparentemente, uma importância residual.
No meu caso particular posso testemunhar que adquiri esta doença há cerca de 4 anos. Já por algumas vezes, por deslize de atenção da minha parte, cheguei a gerar queratite. Nestes casos, que resultaram da falta prolongada de lubrificação da superfície do olho, gerou-se uma acentuada perda de visão da qual só recuperei, após intensiva aplicação de gel, ao fim de 30 dias.
Esta condição anormal de gravíssimas consequências requer da parte das pessoas com glaucoma o maior cuidado utilizando, designadamente, lubrificantes adequados sobretudo com o tempo seco e defendendo os olhos com óculos escuros de protecção ultra-violeta.
O tema já foi tratado nesta página em artigo editado por Lerparaver na Página de Entrada em 30 de Maio de 2007. Para quem queira aprofundar conhecimentos sobre o assunto encontra muita informação pesquisando no Google por Síndrome olho seco.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 7461 leituras