Está aqui

GLAUCOMA - blog de Manuel

Glaucoma - investigação

por Manuel

A investigação das causas do glaucoma numa perspectiva genética ocupa neste momento especialistas de topo em todas as latitudes do mundo. O Díário de Coimbra na sua edição on-line do passado dia 15 dá-nos conta do envolvimento de instituições e investigadores portugueses nesta empresa. A actualidade e importância do assunto justifica que aqui se deixe a notícia para conhecimento dos interessados.

“IBILI na vanguarda do estudo do glaucoma

O Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI) vai estabelecer uma parceria com o Instituto Prasad, na Índia, apoiado pela Fundação Champalimaud, para o desenvolvimento de um projecto de investigação com vista ao estudo da origem, as implicações e as melhores formas de tratamento de uma doença como o glaucoma em populações diferentes a nível genético.

Estamos a preparar uma colaboração na área das doenças visuais, com especial ênfase para o glaucoma, uma vez que, hoje em dia, não são muito conhecidos factores genéticos neste tipo de doença», explicou Miguel Castelo-Branco, presidente do IBILI, recordando que se trata de uma «doença importante que causa a cegueira».

O professor assistente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) falava ontem ao Diário de Coimbra no decorrer do I Encontro Anual do IBILI, onde, até amanhã, estão a ser apresentadas as conclusões dos mais recentes estudos nas áreas da visão e da imagiologia, com a presença de especialistas de renome nacional e internacional.

Um deles é precisamente Subho Chakrabati, investigador no Instituto Prasad e especialista em glaucoma e degenerescência macular, que se encontra em Coimbra para ser um dos oradores no encontro (hoje, pelas 11h30), mas especialmente para confirmar uma parceria “apadrinhada” pela Fundação Champalimaud e que, no fundo, poderá contribuir para estudar o que está por detrás e a melhor forma de tratamento de doenças como o glaucoma ou a degenerescência macular que têm «um grande impacto na sociedade, pelas consequências que delas advêm».

De sublinhar que o Instituto Prasad é um dos mais reputados centros de investigação transnacional na área da visão, nomeadamente na utilização com sucesso de células estaminais no tratamento de doenças dos olhos, sendo considerado um dos melhores do mundo no combate à cegueira. A criação de um projecto conjunto com o IBILI foi, portanto, considerada de «extrema importância» para Miguel Castelo-Branco, que se congratulou com a presença em Coimbra do especialista indiano”.

Permitam-me que apresente a todos os utilizadores deste Portal e suas famílias votos sinceros de um Feliz Natal e de um Ano Novo pleno de saúde e prosperidade.