Os relógios inteligentes são para muitas pessoas os gadgets que mais se lhes colam ao corpo, e são por isso um verdadeiro fiel amigo, companhia inseparável.
Mas no caso das pessoas cegas os relógios podem ser assim tão úteis?
Trata-se de uma questão que me fazem várias vezes, e nesse sentido procurarei dar algumas pistas para ajudar à tomada de uma decisão esclarecida.
As primeiras questões que a pessoa deve responder é.
Eu gosto de relógios? Do objecto em si? De os transportar no pulso?
Na verdade essas são as perguntas mais importantes, porque para quem não gosta e não tem o hábito de usar relógio, e se não pratica exercício físico com regularidade, pode dizer-se que não há muitas tarefas que não possam ser executadas também pelo telemóvel. Claro que o relógio estando no pulso pode tornar mais prática e célere coisas como por exemplo consultar as notificações, usar o GPS etc. mas eu diria, que para quem nunca usou relógio e não tem curiosidade e interesse em andar diariamente com um objecto estranho agarrado ao pulso, deve pensar seriamente se vale a pena gastar as várias centenas de Euros que pode custar um brinquedo destes.
Se pelo contrário é alguém que gosta de relógios, que inclusive já gastou muito dinheiro a adquirir um relógio em Braille, então vamos tentar perceber as possíveis vantagens de equacionar a aquisição de um SmartWatch.
Neste momento o único que oferece acessibilidade para pessoas cegas é o Apple Watch.
A principal vantagem em usar estes relógios será uma questão de estética e de inclusão. Em vez de usar um relógio especial, (de Braille ou falante,) vai usar um relógio esteticamente bonito, exactamente igual aos que são usados também por milhões de pessoas em todo o mundo.
Sob o ponto de vista prático, o relógio será até certo ponto uma extinção do seu telemóvel, com a vantagem de estar sempre consigo no pulso.
Já falei atrás das notificações e do GPS, em que o relógio evita que esteja sempre a retirar o telemóvel do bolso da roupa, ou da própria bolsa.
Pode receber e realizar chamadas através do relógio, embora com pouca privacidade, porque tem de ouvir o interlocutor através da coluna de alta voz do relógio, e a qualidade do microfone não é nada de transcendente, mas se para si essa tarefa for assim tão importante pode emparelhar uns auscultadores sem fio com o relógio.
Pode usar o gravador de voz, utilizar a Siri para responder a mensagens usando o ditado por voz, utilizar o temporizador ou o cronómetro, criar um alarme, adicionar um lembrete, fazer uma pesquisa rápida na Internet, no fundo tudo aquilo que normalmente pode fazer com a Siri do seu Iphone.
Aqui chegados, muitos leitores estarão a perguntar. Se eu posso fazer tudo isso com o Iphone para que preciso do Apple Watch?
Se nos últimos anos gastou dinheiro em relógios falantes ou de Braille, lembre-se que com eles apenas podia ver as horas! E seguindo essa analogia, também podia usar o telemóvel para isso.
Mas para lhe dar uma ideia mais prática sobre a possível utilidade deste dispositivo, imagine 2 cenários.
Chega a casa e coloca o telemóvel numa mesa ou dentro da bolsa. Tendo um relógio de pulso sabe que está comodamente contactável, e não precisa de andar sempre à procura do telefone cada vez que precise de fazer algo, ou até mesmo ver as horas!
Por exemplo se estiver na cozinha o relógio pode ser usado com as mãos húmidas. É uma grande vantagem em relação ao telemóvel, em que para além das tarefas por mim mencionadas, pode por exemplo seguir uma nota previamente criada com uma receita culinária, entre muitas outras tarefas.
Pode também saber as horas através de informação háptica, (através de vibrações). É um sistema muito intuitivo que permite consultar as horas quando estiver numa reunião ou nul local em que tenha de fazer silêncio.
Veja aqui em detalhe como funciona a informação háptica
E para além disto pode usufruir das inúmeras ferramentas que o Apple Watch proporciona a todos os utilizadores. A vertente da saúde e da prática desportiva são pontos muito fortes deste produto, quando o Apple pay estiver disponível de forma massiva vai poder pagar as suas compras apenas com o relógio, e à medida que a domótica se vá integrando nos smartphones e Smartwatchs vai poder usar o relógio para ligar as luzes de casa, os electrodomésticos, o ar condicionado, controlar a Tv, um sem número de tarefas, algumas que já são possíveis de ser executadas, outras que o serão a curto prazo.
Neste momento pode dizer-se que em praticamente todas as funções precisa de ter o seu Iphone por perto para usar com o relógio. No entanto é garantido que com o tempo os relógios vão ficando cada vez mais autónomos dos telemóveis.
Numa utilização normal, a bateria do relógio dura para um dia sem grandes problemas.
No que tange à acessibilidade, o relógio traz de raiz o leitor de ecrã VoiceOver, e é por isso perfeitamente acessível como sucede com todos os equipamentos da Apple,.
Espero que com este artigo tenha contribuído para dissipar as suas dúvidas.
No fundo a ideia base de um SmartWatch é estender a tecnologia da palma da mão para o seu pulso.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 5072 leituras