Está aqui

ariádona - blog de Madalena Ribeiro

era uma vez

por Madalena Ribeiro

Era uma vez uma criança, que nasceu como todas as outras crianças, como os próprios pais diziam, era perfeita. Mas essa criança era muito mais do que isso, era especial e os seus pais estavam longe de imaginar o quanto ela seria um presente vindo do céu.
Aos três ou quatro meses, os pais daquela menina, para muitos uma princesa, notaram que se passava algo de estranho. Porque é que ela não seguia as pessoas com os olhos, porque é que ela não pegava nos brinquedos, mas, quando lhos davam, ela brincava normalmente com eles? Estas eram perguntas que surgiam constantemente na cabeça daqueles pais.
Um dia, ela apresentava movimentos estranhos dos olhos e os pais decidiram que tinha chegado a hora de começarem a investigar o que se passava com a sua querida filha, que tinha sido tão desejada. Como se diz na gíria, correram o mar e a marinha até descobrirem, de uma forma chocante, que a sua querida filha era cega. Naquele momento, o mundo desabou para eles. Eles pensaram em desaparecer, mal podendo acreditar que tal coisa lhes tinha acontecido. Mas aconteceu e a sua filha era especial, era diferente e eles tinham que continuar com a sua vida, tinham que a educar e fazê-la crescer como a criança normal que eles sempre tinham desejado ter.
Os anos foram passando e aquela menina foi crescendo, atravessando todos os estádios de desenvolvimento de uma forma normal e, por vezes precoce. A sua primeira infância foi muito importante para ela, porque foi fortemente estimulada e preparada para se tornar numa pessoa independente.
"Esta é a primeira parte da minha história enquanto pessoa cega. Numa próxima altura continuo com a história, porque acho importante este tipo de relatos, sobretudo para aqueles pais que acabaram de descobrir que os seus filhos são especiais e procuram incessantemente informações, como os meus pais fizeram."