Está aqui

Blog sobre Dentistas e e aparelhos Ortodônticos - blog de alves

O dentista, chave para informar os professores da Primária sobre como agir diante da perda dos dentes de seus alunos

por alves

Um estudo da Universidade de Sevilha indica que 85% dos professores não sabem como devem transferir a peça dentária em caso de trauma de um dos seus alunos. O Colégio de Dentistas de Santa Cruz de Tenerife lembra aos professores como devem agir em caso de traumatismo dentário.

As crianças podem perder um dente acidentalmente na escola. Se for um dente permanente, ele pode ser salvo, desde que o paciente seja rapidamente levado ao dentista e o dente seja transportado em meio líquido, de preferência em leite. O Colégio de Dentistas de Santa Cruz de Tenerife recorda que, em caso de acidente deste tipo, o pessoal docente ou auxiliar responsável deve localizar o dente que saltou da boca, lavá-lo sem tocar na raiz com água e coloque-o no leite. Você deve ir ao dentista imediatamente para avaliar seu estado e a possibilidade de reimplante.

Perder um dente - Implante dentário

Uma tese de fim de mestrado, intitulada Nível de conhecimento e comportamento dos professores do ensino fundamental, diante da avulsão dentária, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Sevilha, aponta para o precisa treinar professores do ensino fundamental sobre como lidar com traumas dentais.

No estudo, realizado por meio de trezentos inquéritos em escolas de todo o território espanhol, 85% dos professores não sabiam como deveriam transportar o dente que saltou da boca da criança; Enquanto 76% disseram não saber como reimplantar o dente avulsionado, isso é reposicioná-lo no alvéolo, medida que pode melhorar o prognóstico se você for ao dentista com rapidez. Mais de 17% das pessoas pesquisadas já testemunharam traumatismo dentário resultando em avulsão.

Este trabalho da Universidade de Sevilha, reafirma a preocupação que o Colégio de Dentistas da província de Tenerife manifestou sobre a necessidade de realizar planos de formação de professores e auxiliares de escolas na área da saúde oral em geral. ., e ação contra traumas dentários, em particular. Nesse sentido, em 2014, a entidade realizou uma iniciativa por meio da qual ministrou dez palestras em centros de ensino públicos e privados, sobre as ações necessárias em caso de perda dentária por trauma. Da mesma forma, o Colégio de Dentistas de Santa Cruz de Tenerife reitera a sua disponibilidade para dirimir todas as dúvidas que as escolas devam levantar nesta matéria.
Trauma dentário em adultos
Por outro lado, o Colégio de Dentistas de Santa Cruz de Tenerife lembra que os adultos devem agir de forma semelhante no caso de sofrer um traumatismo dentário, por exemplo, na prática desportiva. Mais uma vez, a rapidez em ir ao dentista é fundamental para um bom prognóstico, bem como para o transporte da peça no meio líquido adequado. Por este motivo, a entidade profissional incentiva também os centros desportivos e ginásios a conhecerem este material, em cuja secção de informação ao público encontrará documentação sobre o assunto e a consultar a entidade as suas dúvidas.

Comentários

Olá de novo!

Bom... sem dúvida que devemos ensinar as crianças a escovarem corretamente os dentes, mas... Nesta era dos telemóveis e tablets equipados com ecrãs touch screen a saúde da visão está seriamente comprometida e provavelmente daqui a uns anos teremos uma pandemia de doenças da visão e de jovens com défices visuais graves...

Isto é que valia também a pena falar-se com os pais e os professores das crianças.