A partir de agora, quando enviarem correspondência em Braille, em vez do tradicional Cecograma, devem colocar no envelope as palavras envio para os cegos. é mesmo isso. Não à que enganar!
Nem tudo é negativo nesta mudança. temos de louvar a coragem de usar a palavra cego, assim sem filtro, nem almofadas, nem amortecedores.
Conheço muito boa gente que se fosse chamada a decidir, teriam escolhido envio para os invisuais, para já não falar de outros termos altamente repugnantes.
Mas apesar de eu achar bem esta forma transparente como se utilizou a palavra cego, que é o termo correcto para apelidar quem não vê, considero esta medida injustificada, desapropriada e infeliz.
Primeiro porque salienta a ideia que aquele envio é especial, é para cegos. O que nem sequer é verdade por razões que mais à frente vou explicar.
Creio que não seria visto com bons olhos se por exemplo na cp houvesse o bilhete do reformado, o bilhete do deficiente, o bilhete do cadenciado, assim, estampado com grandes parangonas no respectivo título de transporte.
Por outro lado não se entende porque é que esta mudança não foi anunciada, pelo menos podia ser comunicada às associações que se ocupam da luta pela plena integração social, cultural e profissional dos cegos, como por exemplo a Acapo que não foi tida nem achada neste caso.
E era importante que da parte dos ctt, houvesse uma explicação, porque é que decidiram abolir a palavra cecograma, que foi usada durante muitos anos, e que se saiba nunca causou qualquer constrangimento ou complicação.
Se estava bem porquê alterar?
O que é que os ctt ganham em deixar de ter no envelope a palavra cecograma, e passarem a ter envio para os cegos?
Por último, e sobre a matéria de facto, esta designação está errada, porque se formos rigorosos, teríamos então de chamar envio para os cegos e para os cidadãos com baixa visão, porque este produto também abrange o envio de correspondência em caracteres ampliados. Só que nesse caso não havia envelope que chegasse!
Por isso, vamos aguardar as cenas dos próximos episódios, porque parece-me que esta mudança traz água no bico.
Para já temos a lamentar a afronta dos ctt que mudaram esta designação sem sequer nos darem uma justificação, e que objectivamente é uma alteração que para além de não ser rigorosa, estigmatiza e de certa forma ofende as pessoas cegas.
Mas no futuro, para além destes constrangimentos, e que já não são poucos, vamos ver se não temos de lamentar mais qualquer coisinha.
E não digo mais para não dizerem que estou a trazer um mau agoiro.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2965 leituras