Está aqui

Barrados no Braille - blog de joana belarmino

Cenas da novela das 19 hs

por joana belarmino

amigos, ontem, , depois da maratona das bancas de TCC na universidade, liguei a tv para me distrair, assistindo à novela das sete. Não sei se sabem, mas a novela é uma espéciee de pastelão, comédia, envolvendo os personagens em cenas esdrúxulas, muitas vezes grotescas mesmo. A cena mais forte de ontem , teve como protagonista a moça cega, que na novela é chamada de Anita. Ela sai a passear com omarido, e, de repente, ele se machyuca e desmaia. a moça fica desesperada. segue o caminho do rio em buscca de socorro, e, vivencia alguns perigos, dos quais a pessoa cega não fica sabendo, por falta da audiodescrição. Depois, se sabe que a moça chegou a se encontrar com uma jibóia,mas, depois de todos os apuros, conseguiu o socorro para o marido, que estava desmaiado próximo de uma cachoeira. Não sei o que se pode depreender dessa cena. eu, particularmente, defendo a criação artística, para além do que desejam os movimentos organizados. Entretanto, confesso a todos que fiquei chocada com a exposição tão crua da cegueira. aqui, é a cegueira como cegueira mesmo que se expõe. a atrizcega terá que dar tudo de si, para o duro realismo da cena, e fica, para as pessoas cegas, a grande pergunta: uma pessoa cega somente podera fazer arte televisiva se for com a sua cegueira? Por outro lado, quando as pessoas cegas vão ser respeitadas, tendo na telenovela, as indispensáveis cenas descritivas para o entendimento das cenas?
Não,meu intuito não é fazer sermão para o diretor da novela, quero dizer, para o seu escritor/produtor;como a propria atriz ddisse, em reportagem que circulou nas listas, não quer que o seu trabalho sirva para panfletarismo, embora muitas organizações não governamentais peçam isso a ela. entretanto, nesse vale-tudo que a novela encena, para fazer valer a sua marca de comédia barata, a exposição da cegueira me pareceu indigesta, pouco artística, até apresentou um requinte de crueldade. Lua de mel, hotel fazenda, mas essa moça cega teria que provar ao mundo o seu heroísmo acidental e ridículo.
quero que fique claro que admiro a ousadia dos diretores da novela, ao adotarem uma atriz cega para esse papel. também reconheço o esforçolouvável da atriz.entretanto, sinto que o seu personagem se constrói num limbo, numa penumbra de irrealidade, e, como nessa cena, numa clara fronteira de mau gosto e crueldade.
bem, para os que viram a cena, o que acham?
Joana Belarmino

Comentários

Ola, Joana. Realmente, creio que a televisao brasileira ainda nao assumiu o papel educativo que poderia exercer. Se eu estivesse na situacao da personagem Anita, acho que teria desmaiado, ja que sou uma pessoa humana que morre de medo de animais! Teria sido mais proveitoso se a personagem tivesse participado de passeios realizados, por exemplo, pelo Grupo Terra ou pelo Projeto Carona, aqui em Sao Paulo. Alias, a novela e filmada aqui em Sampa, e essas empresas estao sediadas aqui tambem.
Sera que teremos de esperar a terceira novela da Globo para termos audiodescricao? A primeira foi America, em que o personagem Jatoba era quase um super-heroi; a segunda esta sendo Caras e Bocas, em que a personagem Anita poderia aparecer engajada em muito mais acoes positivas comuns ao cotidiano dos reles mortais (comprar pao na padaria sozinha e encontrar muita gente interessante na rua, por exemplo). Qual ser[a proxima?
Cristiana M. C.

Cristiana M. C.