Está aqui

Blog de e.m.a

Bom humor e bom senso

por e.m.a

Perder a visão não foi uma bênção mas foi certamente uma lição de humildade.
Nunca gostei da palavra cego que considero uma palavra dura e esteticamente feia. Nas a palavra invisual é um eufemismo. Não sei qual a alternativa nas posso permitir-me dissertar sobre o assunto. Usamos verbos para dizer que alguém não percebe, não assimila conteúdos,não tem a capacidade cognitiva para transferir aprendizagens. Mas se se trata de uma questão de ordem física, usamos adjectivos : coxo, mudo, cego, surdo … Como quem pendura um rótulo ao pescoço dooutro.
As palavras estão gastas, disse o poeta, mas também podem carregar, subrepticiamente, uma intenção discriminatória – ainda que usadas sem esse propósito.
Cá por mim, prefiro a conjugação verbal: eu não vejo, tu não ouves, ele não fala, etc, etc, …

Quando a minha filha andava na faculdade, tinha uma colega e amiga que, por ter tão baixa visão, usava a tradicional bengala. Uma tarde estavam as duas numa paragem de autocarro quando uma senhora, ao chegar, olha para a jovem e diz: -- Que engraçado! Na paragem antes desta estava uma colega sua!
Não sei se a senhora era velha ou gorda mas, se fosse, alguém lhe diria: -- Que graça! Naquela paragem estava uma colega sua?!...

Há uns tempos atrás, à saída de um local, a minha acompanhante parou para atender o telemóvel e eu ouvi-a dizer: -- Agora não posso! Vim acompanhar uma cega!
De repente senti-me uma não-pessoa. Tudo o que me define tinha desaparecido, estava reduzida a um rótulo! Talvez seja excesso de sensibilidade, mas não gostei da sensação
Claro que não quero cair no politicamente correcto que sempre arrasta consigo radicalismos
Ridículos ou absurdos.
Todos temos de contribuir para educar todos. Boa atitude social, simpatia sem subserviência e auto-estima, são o melhor contributo. Digo eu !!!...

Comentários

Olá e.m.a!
Infelizmente vivemos numa sociedade hipócrita que fala tanto de inclusão, mas é só para inglês ver. E como sempre, nós temos de mostrar o quanto valemos para calar os "ditos normais" que nos olham de lado!

Gostei muito do seu post e precisamos de pessoas como você para nos fazermos ouvir perante uma sociedade discriminativa.

Parabéns e continue a participar.

Céu