Está aqui

Blog sobre Dentistas e e aparelhos Ortodônticos - blog de alves

Alimentos bons (e não tão bons) para os dentes

por alves

Dieta. Essa palavra que é ouvida tanto, especialmente em meses como janeiro ou setembro, nos quais os propósitos são empilhados, às vezes permanecendo apenas nisso, boas intenções. Uma dieta saudável e equilibrada é aquela que inclui os hábitos e alimentos adequados em quantidade e variedade para favorecer um estado ideal de saúde.

Alimentos bons (e não tão bons) para os dentes

As rotinas alimentares têm um impacto direto na prevenção de doenças, incluindo a saúde bucal. Dito isto, pode recuperar a linha após o Natal ou excessos de verão enquanto cuida do seu sorriso. Em seguida, não falaremos sobre os componentes para uma dieta ideal, mas queremos que você saiba quais alimentos são bons para os dentes, que podem danificar seu sorriso e como você pode apreciá-los, se for feito com cautela.
Quais alimentos são bons para os dentes?
Para manter os dentes saudáveis, não se esqueça de cuidar da sua figura sem arriscar a saúde da sua boca. Para isso, sugerimos que você anote esses bons alimentos para os dentes e os incorpore à sua dieta diária, sempre com a ajuda de um profissional da área.
Laticínios
O leite e outros produtos lácteos, como queijo e iogurte, são baixos em ácidos e açúcares. Se adicionarmos que eles contêm cálcio e proteínas, como a proteína do leite, o que ajuda a proteger e mineralizar os dentes ... você deve incorporá-los aos alimentos habituais sempre que possível.
Frutas e vegetais
Qual seria a nossa dieta mediterrânea sem as frutas e legumes do nosso jardim! Os profissionais garantem que nosso prato sempre contenha esses alimentos, que fornecem a água e as fibras necessárias para compensar os açúcares, favorecendo a produção de saliva e neutralizando os ácidos produtores de cárie. Em outras palavras, eles facilitam a "limpeza dos dentes" e os protegem estimulando a salivação. Pêra e aipo são dois exemplos perfeitos entre os alimentos mais benéficos para os dentes.
Frutos secos
As nozes fornecem excelentes nutrientes da dieta mediterrânea. Eles são ricos em gorduras saudáveis, fibras e vitaminas minerais. Vários estudos mostraram que eles reduzem os níveis de colesterol e também são bons alimentos para os dentes, como as amêndoas. Ah! E as sementes.
Vitamina C
Além dos dentes, é importante fortalecer as gengivas, algo que podemos obter através de alimentos ricos em vitamina C. Por outro lado, o esmalte dentário também é protegido por alimentos ricos em vitamina C. O kiwi, por exemplo, é um dos frutas mais benéficas para cuidar dos dentes.
Proteína
Comer alimentos ricos em proteínas e fósforo nos ajuda a manter a boca saudável. Carne, aves, ovos ou peixe azul também são bons alimentos para os dentes que você deve considerar em sua dieta.
Agua
Ele não contém açúcares ou calorias e também facilita a limpeza de restos de comida entre os dentes, ajudando a prevenir a boca seca e a cárie dentária. Uma dieta saudável requer o consumo de muita água.
Alimentos que podem danificar os dentes
Certamente você já conhece alguns dos piores alimentos para os dentes. Às vezes, eles coincidem com aqueles que atraem nossa atenção entre as horas, mas é conveniente mantê-los em mente para tentar manter uma dieta saudável e equilibrada. Doces como balas, doces ou bolos contêm grandes quantidades de açúcares adicionados, portanto, você deve consumi-los com moderação.

Você também não deve abusar de sucos concentrados, refrigerantes, chás açucarados ou bebidas desportivas. Normalmente, falamos de bebidas muito ácidas, que são consumidas durante o treinamento ou apenas no final, quando nos sentimos desidratados e os dentes desamparados.

Entre os frutos, é aconselhável regular o consumo daqueles que são mais ácidos, pois causam uma diminuição no pH da saliva, dando lugar a possíveis problemas de erosão dentária ou mesmo hipersensibilidade. E claro, álcool. Para os efeitos colaterais mais conhecidos, devemos adicionar o que causa na boca, reduzindo a quantidade de saliva e nossas defesas.
Como proteger os dentes quando os consumimos?
Uma dieta saudável e equilibrada não impede o sabor desses alimentos que não são tão bons para os dentes, mas talvez para o nosso prazer. Portanto, e sempre com moderação, podemos apreciá-los aplicando algumas das seguintes dicas para evitar possíveis efeitos nocivos nos dentes:

  • Lembre-se de nunca ingeri-los sozinhos e, se puder ser combinado com água, melhor do que melhor.
  • Não escove os dentes imediatamente após ter "desfrutado" de qualquer um desses alimentos potencialmente desfavoráveis. Aguarde cerca de 20 minutos para evitar que o atrito dos açúcares danifique o esmalte dos dentes.
  • Evite comer esses alimentos ou bebidas açucaradas depois de escovar os dentes antes de dormir.
  • Em caso de desconforto na boca ou sensação incomum, não hesite em entrar em contato com o seu dentista de confiança na Clínicas do Marquês. O diagnóstico das doenças com o tempo facilita em muitos casos o cuidado de nossos dentes.