A colocação de implantes dentários pode restabelecê-lo para que você possa voltar a saborear suas comidas favoritas, além de ter um sorriso bonito. Porém, ao mesmo tempo, também é normal ficar nervoso com o período de recuperação pós-operatório. Especialmente considerando o fato de que os implantes dentários DEVEM se osseointegrar ou fundir com o osso circundante para serem bem-sucedidos.
Na maioria dos casos, a osseointegração leva entre 3 e 6 meses. Algumas pessoas ficam intimidadas com essa quantidade de tempo, no entanto, a recuperação da cirurgia de implante dentário não é tão ruim quanto muitas pessoas acreditam. Para tornar sua recuperação ainda mais rápida e fácil, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente após a cirurgia de implante dentário.
1. Descanse
Uma das melhores coisas que você pode fazer para ajudar seu corpo a se recuperar é simplesmente descansar.
Se você começar a se sentir cansado ou esgotado, esta é a maneira do seu corpo lhe dizer para desacelerar e é importante ouvir enquanto você se recupera da cirurgia de implante dentário. Forçar-se apenas retardará sua recuperação.
Isso é especialmente importante nos dias imediatamente após a cirurgia, mas também é importante não exagerar quando você começar a se sentir melhor. Mesmo quando você começar a se sentir melhor, é recomendável evitar atividades extenuantes, bem como qualquer atividade que possa aumentar o risco de levar uma pancada no rosto, pois ambas podem aumentar o risco de complicações pós-operatórias.
2. Coma alimentos macios e nutritivos
Depois de passar por uma cirurgia de implante dentário, muitas pessoas se perguntam o que podem comer. Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, recomenda-se evitar alimentos quentes ou condimentados, pois podem causar sangramento e/ou irritar a região. Depois disso, a regra geral é comer apenas alimentos macios. Nos dias imediatamente após a cirurgia, você deve se concentrar em comer alimentos que exijam pouca ou nenhuma mastigação, pois o movimento da mandíbula pode causar irritação na área tratada.
À medida que a incisão cicatriza, você pode progredir gradualmente para uma mastigação mínima; no entanto, certifique-se de seguir as instruções do seu dentista sobre o que comer. Não é apenas importante comer alimentos macios, mas também alimentos nutritivos. Fornecer ao seu corpo os nutrientes adequados após a cirurgia de implante dentário ajuda a curar mais rapidamente e diminui o risco de problemas pós-operatórios.
Cozinhar legumes no vapor é uma maneira ideal de comer alimentos macios que também são carregados com nutrientes. Shakes de proteína são outra maneira de garantir que você esteja recebendo nutrientes suficientes em sua dieta temporária de alimentos macios. No entanto, certifique-se de não usar canudo, pois a sucção pode perturbar a área tratada. Em vez disso, use uma colher.
3. Mantenha-se hidratado
A hidratação adequada é sempre importante, principalmente após a colocação de implantes dentários.
Manter-se hidratado permite que seu corpo remova toxinas do corpo que, de outra forma, poderiam retardar seu processo de recuperação.
A hidratação adequada também ajuda a manter a energia e a sensação de bem-estar. Além de beber muita água, você também deve evitar o consumo de cafeína e álcool, pois ambos desidratam o corpo. O álcool também pode interferir no processo de cicatrização e deve ser evitado por no mínimo duas semanas após a cirurgia, mas idealmente até que você esteja totalmente recuperado.
Assim como você deve evitar o uso de canudo para shakes de proteína, você também deve evitar o uso de canudo.
4. Use compressas de gelo
Embora o inchaço após a cirurgia de implante dentário seja geralmente mínimo, algumas pessoas terão mais inchaço do que outras. Usar uma bolsa de gelo é uma maneira fácil e eficaz de diminuir o inchaço e aliviar a dor.
Para evitar danos à pele, você deve enrolar a bolsa de gelo em uma toalha antes de aplicá-la no rosto. Você também deve usar gelo apenas por cerca de 20 minutos, depois retirá-lo por 20 minutos antes de começar novamente. Deixar compressas de gelo por muito tempo ou não envolvê-las em uma toalha pode causar queimaduras de gelo.
5. Enxágue com água salgada
Enxágües com água salgada são recomendados após qualquer tipo de cirurgia oral. Os enxágues com água salgada não apenas diminuem a quantidade de bactérias dentro da boca sem causar irritação na incisão, mas também são calmantes.
6. Não fume
Fumar é prejudicial à sua saúde bucal e geral, mesmo quando você não fez uma cirurgia oral. No entanto, fumar depois de colocar implantes dentários pode afetar seriamente suas chances de uma recuperação bem-sucedida.
Para começar, a nicotina restringe o fluxo de oxigênio para os ossos e tecidos orais. Sem um fluxo de oxigênio adequado, seu corpo levará mais tempo para cicatrizar. A nicotina e o tabaco também afetam negativamente a osseointegração, o que significa que os fumantes têm uma chance maior de falha do implante do que os não fumantes. Por esses motivos, é recomendável parar ou evitar fumar durante o período de recuperação.
7. Higiene bucal
Mesmo que os implantes dentários não sejam dentes naturais, eles ainda requerem uma higiene bucal adequada. Sua rotina exata de higiene bucal pode variar um pouco ao longo dos diferentes estágios de sua recuperação, mas é importante seguir as instruções do seu dentista para garantir que você mantenha sua boca o mais limpa possível. Isso reduzirá as chances de desenvolver uma infecção ao redor da área tratada.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 476 leituras