6 Principais Praias Fluviais — Praias Fluviais de Portugal
A maioria dos visitantes de Portugal chega ao aeroporto internacional de Lisboa. Com tanto para ver nesta grande área metropolitana, muitos turistas concentram seu tempo lá, aproveitando a vida em suas ruas movimentadas, saboreando a culinária lendária e explorando um ou dois castelos locais. Se se aventuram fora da capital, optam geralmente pelo Porto, a norte, onde se encontram as casas de vinho do Porto da região, e pelo sul do Algarve, pelas suas praias e campos de golfe de renome.
Mas Portugal guarda outras delícias. Se você gosta de caminhadas, ciclismo, canoagem, caiaque, camping e pesca, pode encontrar lugares infinitos para se divertir aqui. E grande parte dessa experiência ao ar livre é a extensa rede de praias fluviais - as praias fluviais que enfeitam o país, oferecendo águas cristalinas, bosques frondosos, cachoeiras, piscinas, cafés, bares e muito mais para deliciar e refrescar os sentidos. Mergulhe o dedo do pé na água com uma ou mais das opções abaixo.
Ponte do Soeira
Na região nordeste de Portugal, perto da fronteira espanhola, o Parque Natural de Montesinho é um dos maiores de Portugal. Esta é a região acidentada de Trás-os-Montes, onde a natureza é mais inspiradora. Montanhas de xisto e granito formam vales profundos e florestas de carvalhos abrigam veados, lobos, linces, javalis e 150 espécies de pássaros. Aldeias minúsculas se misturam ao cenário montanhoso, e campos pontilhados de papoulas vermelhas brilhantes adicionam um toque de cor brilhante.
Nem todas as praias fluviais são iguais, e em nenhum lugar isso é mais evidente do que na Ponte do Soeria. Isso porque faz fronteira com o Parque Natural de Montesinho. Saliências rochosas rústicas ao longo do rio Tuela levam a uma lagoa natural calma com áreas de águas rasas. Ponte do Soeria foi distinguida com a Medalha de Ouro da Quercus, Associação Nacional para a Conservação da Natureza, pela excelente qualidade das suas águas. E apesar de toda a sua beleza natural isolada, há uma lanchonete disponível para petiscar ou tomar uma bebida gelada.
A cidade histórica de Bragança é um local ideal para usar como base. A apenas 25 minutos para leste pela N103, durante mais de metade da viagem irá percorrer a fronteira do Parque Natural de Montesinho. A econômica rede Ibis tem um hotel lá, ou se preferir algo mais elegante, experimente a Pousada de Bragança no alto de um morro na Serra de Nogueira. Terá uma vista panorâmica da cidade e do seu castelo, para não falar da piscina exterior.
Trás-os-Montes é considerada por alguns como a “Capital do Porco de Portugal”, rivalizada apenas pelo Alentejo. Então, já que você está por lá, cabe a você (desculpe, não resisti) provar a feijoada. Um ensopado farto de feijão branco, rim ou manteiga junto com presunto (curado), orelhas de porco e - você adivinhou - trotters. Acompanhe com um vinho tinto local.
Poço Corga
Na ribeira de Pera, em Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, esta bucólica praia fluvial já foi galardoada com prémios de acessibilidade e qualidade da água. Um antigo carvalho sombreia a área de piquenique adjacente à praia. Quando estiver farto de chapinhar, dirija-se ao Museu Lagar do Corga para ver como era produzido o azeite no passado.
Explore as ruínas romanas na aldeia do Rabaçal.
Uma hospedagem ideal é o Duecitânia Design Hotel and Spa no Espinhal, a apenas 35 minutos do Poço Corga pela A13 e N236-1. Este foi um dos meus lugares favoritos para jantar em ocasiões especiais quando eu morava perto da cidade do castelo de Penela. O elegante hotel de propriedade familiar foi projetado com a herança romana da região como tema, e a área da piscina ao ar livre é um dos ambientes mais tranquilos que se possa imaginar.
Também perto fica a aldeia do Rabaçal, onde pode explorar as ruínas romanas e visitar o museu local. É obrigatório provar o afamado e apreciado queijo local, feito com leite de cabra e ovelha.
Louçainha
Esta praia fluvial fica ainda mais perto do Duecitânia Design Hotel – menos de 15 minutos. A viagem me lembra a estrada sinuosa em Deer Valley até Stein Eriksen Lodge em Utah, se você é um esquiador que já esteve lá. Ao longo do caminho existem afluências onde se pode apreciar a paisagem envolvente.
Além da praia propriamente dita, outra atração aqui é a cachoeira Pedra da Ferida. Vale a pena a subida íngreme e rochosa, mas certifique-se de usar calçados adequados se decidir ir. Na verdade, este é um requisito, não importa onde você vá em Portugal. Bons sapatos de caminhada devem estar sempre em sua mochila ou bolsa de dia.
Uma das principais vantagens de permanecer nesta região por um tempo é a proximidade com a maravilhosa cidade medieval universitária de Coimbra, a cerca de 45 minutos do Espinhal. Em Coimbra, visite a Biblioteca Joanina da Universidade e o deslumbrante Museu de Machado do Castro a apenas um quarteirão de distância e, em seguida, desça até o labirinto de paralelepípedos da Baixa para cafés, lojas e restaurantes em abundância.
Loriga
A única estância de esqui de Portugal situa-se na Serra da Estrela, e é aqui que se encontra a praia fluvial de Loriga, única por ser a única praia fluvial inserida num glaciar. Aqui você não está apenas cercado pela natureza, mas também pode desfrutar de comodidades como lanchonetes, área para piquenique e playgrounds.
O lugar para ficar em Loriga é o chalé de dois quartos com ar condicionado Casa da Carvalha, a apenas cinco minutos de carro da praia fluvial. Mas não deixe de espreitar Seia, a 30 minutos. Há museus lá para todos os gostos. O Museu do Brinquedo, aberto das 10h às 18h, tem um acervo de 4.500 peças, da antiguidade à atualidade. Interessado mais em história e cultura? Visite o Museu do Pão, que mantém o mesmo horário, e conheça a importância do pão em Portugal e as tradições da sua produção. Ah, depois tem o Museu da Eletricidade. Você entendeu a ideia.
A propósito, Seia está situada na região vinícola de Portugal conhecida como Dão. Se é fã da uva, encontre uma garrafa de Quinta de Cabriz Reserva 2014, se puder. Normalmente vendido por cerca de US $ 8, muitas vezes você pode encontrar um preço com desconto. Estoure a rolha, ponha os pés à beira-rio e pergunte-se porque é que não vive em Portugal.
Agroal
Tem algum problema de saúde que gostaria de abordar? Este é o lugar para você. A Agroal é conhecida por suas águas terapêuticas frias – e quero dizer frias – para o tratamento de doenças de pele como psoríase e eczema, além de problemas gastrointestinais. Pode mergulhar numa piscina gelada de água de nascente ou no rio Nabão. As comodidades incluem piscina, spa, solário, restaurantes, sorveteria e um anfiteatro ao ar livre. Na temporada, um salva-vidas está de plantão.
Onde reservar um quarto? Como em quase todos os lugares em que você deseja estar no país, há uma grande variedade de opções excelentes. Uma localização muito bem avaliada fica a 20 minutos do Agroal, em Ourém. A Quinta da Alcaidaria Mor fica a 10 minutos da cidade medieval de Tomar (da fama dos Cavaleiros Templários) e do Santuário de Fátima, e também perto do histórico mosteiro da Batalha.
A verdadeira atração aqui é a transparência da água.
Depois de mergulhar e se curar e ver alguns pontos turísticos, entre no carro e siga para o oeste pela N238 e N2. Em uma hora chegará à nossa localização definitiva, galardoada com o prémio “Estrela do Médio Tejo” na categoria Património Nacional – Praias Fluviais.
Cardigos
Às vezes parece que, apesar de todo o verde frondoso e ar fresco, uma chamada praia fluvial não é muito mais do que um pequeno riacho com talvez uma cachoeira e um banco de piquenique nas proximidades. Cardigos oferece as comodidades extras de áreas gramadas onde você se deita em um cobertor e cochila alegremente, áreas para piquenique, churrasqueiras cobertas e um bar. Mas o verdadeiro atrativo aqui é a transparência da água. Se você quer experimentar uma praia fluvial no seu melhor, é isso.
Apenas 25 minutos a noroeste na N244, a vila da Sertã é o local perfeito para passar uma ou duas noites. Tem a sua própria praia fluvial, na Ribeira Grande, que atravessa a vila. (A propósito, como poderá reparar se olhar para um mapa de praias fluviais, muitas vezes consegue ligar os pontos desta forma. Não é difícil visitar um aglomerado numa determinada área geográfica.)
A Sertã é uma bonita vila, ligeiramente montanhosa, com ruas em calçada e lojas e restaurantes nas principais artérias. Para comer bem e barato experimente a pizza do Lagar, onde pode jantar no pátio com vista para o rio. Geralmente considerado o melhor local para almoçar e jantar na cidade, o Restaurante Sabores do Pinhal oferece itens na faixa de preço de US$ 11 a US$ 22. Peça o assado de porco com recheio de ameixa e cogumelos selvagens e peça ao seu garçom para recomendar um dos muitos deliciosos tintos portugueses..
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 479 leituras