Vão ser tratados os seguintes tópicos que se aplicam ao uso do Braille Lite 40 com o JFW.
Alternando entre JFW e Braille LiteSwitching_between_JFW_and_Braille_Lite
ModosBL40_Two_JFW_modes do JFW
ComandosBL40_Movement_commands de Movimentos
Alternando CursoresBL40_Toggling_cursors
Marcando TextoBL40_Marking_text
Seleccionando TextoBL40_Selecting_text
Restrição ao CursorBL40_Restricting_the_JAWS_cursor JAWS
Movendo o CursorBL40_Moving_the_active_cursor Activo
A Melhor Maneira de Aprender
Tabela de ComandosBL40_Table_of_defined_commands Definidos
Nota: Está disponível uma lista pública de discussão sobre o Braille Lite e o JAWS for Windows. Para a subscrever, envie uma mensagem para listproc@blazie.com. Deixe o assunto em branco e escreva o seguinte: Subscribe drivers (o seu nome) no corpo da mensagem.
Introdução
Alternando entre JFW e Braille Lite
Para que o Braille Lite funcione como linha braille com o JAWS, deve estar configurado no modo Caixa de Voz. Para activar este modo, pressione Espaço+3 4 5 e Espaço + p. A mesma sequência de teclas desactiva este modo. JFW continua a funcionar quando o Braille Lite está em modo local. Na concepção deste texto, foi assumido que não está a usar o equipamento como sintetizador.
Modos do JFW
O Braille Lite proporciona dois modos diferentes de interacção com o Jaws, Edição e Navigação. No modo Edição, pode usar o teclado braille para introduzir texto. No modo Navegação, pode utilizar todas as teclas do Braille Lite para navegar por todo o ecrã do computador. Se utiliza o teclado normal do computador, o modo de Navegação permite-lhe meios mais directos de interacção com o computador.
modo Edição:
O modo Edição é activado pressionando Espaço + 1 2 4 6. Neste modo, o teclado braille permite introduzir texto para o PC. Se quiser utilizar o grade 2, pode activar um conversor grade 2 com Espaço + 2 3 4 5. Para terminar a introdução em grade 2, use Espaço + 1 2 5 6.
Nota: é importante compreender que, por defeito, no modo Edição todas as sequências de teclas Espaço + Dots, são directamente enviados ao Microsoft Windows. Isto quer dizer que as sequências com Espaço + Dots que não façam parte do modo Caixa de Voz, não serão assunidas pelo Jaws. Se pretender definir sequências de tecklas do Braille Lite, deve executar Espaço + 1 4 5 6. Isto é apenas válido para o modo Edição. No modo Navegação, esta sequência activará a Ajuda do Teclado.
Este comando faz com que o JFW considere Espaço como uma tecla que pode ser usada no Gestor do Teclado.
As sequências de Espaço + teclas do Braille Lite podem ser usadas no modo de Edição. Assim, Espaço + u fará com que com que o próximo carácter seja maiúsculo. Espaço + x seguido de um carácter\ fará com que seja um caractere de controlo. Logicamente, Espaço + 3 5 seguido de um caractere será igual a Alt + esse caractere. Se quiser executar comandos para o PC, a partir do teclado do Braille Lite, será necessário ultrapassar algumas funções pré- definidas do Jaws. Se puder usar o teclado do computador para introduzir texto, verá que o teclado do Braille Lite pode ser muito útil para usar as funções do Jaws.
modo Navegação:
Este é o modo pré-definido, e pode ser activado com Espaço + 1 3 4 5. O maior benefício deste modo é que todas as teclas do teclado braille estão disponíveis para navegação com o rato e pelo ecrã. Aqueles que preferem usar o teclado tradicional para digitar o texto, , verão que o Braille Lite será muito mais fácil de usar neste modo, devido ao maior número de sequências de teclas disponíveis e a possibilidade de de se mover, sem necessidade de sequências Dde Espaço + dots. Ao desenvolver o ficheiro JKM para este driver, foi dada especial atenção ao modo Navegação. É fácil sentir o efeito de um comando quando executado, verificando que os comandos com uma só mão são óptimos.
Comandos de Movimento
As barras de deslocamenro e os cursores de toque são totalmente funcionais nesta versão do Jaws. No modo pré-definido, as barras movimentam a linha mas esses movimentos não são acompanhados pelo cursor.
Neste tópico, , a parte esquerda da barra esquerda será designada por 1, a parte direita da barra esquerda por 2, a parte esquerda da barra direita por 3 e o lado direito da barra direita por 4. Ou seja , de 1 a 4 da esquerda para a direita.
Pressionando 1 ou 4 (as extremidades das barras) movimenta a linha 40 células para a esquerda ou direita, respectivamente, podendo mostrar parte da linha anterior, ou seguinte.
Pressionando 2 ou 3 (as partes interiores das barras) movimenta a linha para cima, oupara baixo, sem afectar a posição relativa na linha do ecrã.
Outra maneira de explicar, a barra de deslocamento da esquerda, permite andar para trás e a barra da direita permite movimentos para a frente. As partes interiores andam na vertical, e as exteriores na horizontal.
Apesar da facilidade de usar os cursores de toque para movimentar o cursor, foram definidas teclas de movimentação do cursor consistentes com a utilização normal do Braille Lite.
Dot 6 move um caractere para a direita;
Dot 3 move um caractere para a esquerda;
Dot 5 move uma palavra para a direita;
Dot 2 move uma palavra para a esquerda;
Dot 1 move uma linha para baixo;
Dot 4 move uma linha para cima.
Como é descrito abaixo, estas funções são também aplicadas na selecção de texto.
Alternando Cursores
É útil poder alternar facilmente da utilização do cursor PC para o cursor Jaws. Esta operação pode ser feita activando o cursor desejado ou alternando entre eles. Para activar o cursor PC, pressione os Dots 1 e 4, para activar o cursor Jaws pressione os Dots 2 e 5, e por fim, para alternar entre os cursores, pressione os Dots 5 e 6.
Marcando Texto
Uma das vantagens do braille é a possibilidade de ver onde começa e acaba um atributo. JFW pode dar, ou não, a informação sobre o atributo do texto actual. Para se alternar esta função, pressione os Dots 2 e 3. Se estiver num pedaço de texto com atributos, verá facilmente qual o atributo e a sua extensão.
Outra funcionalidade útil, pode ser invocada com Espaço + dots 2 + 3. Isto alterna os caracteres e atributos. Quando usadas em conjunto, estas duas funcionalidades proporcionam uma informação significativa sobre as mudanças das características da escrita. The best way to learn how these features work is to experiment.
Seleccionando Texto
Vai verificar que é fácil seleccionar, e saber que texto está seleccionado, usando uma linha braille. Nesta versão do JKM (Gestor de Teclado JFW) decidimos criar as seguintes sequências de dots + Espaço,que são consistentes com as usadas no modo normal de operação do Braille Lite.
Seleccionar um caractere para a direita = dot 6 + Espaço
Seleccionar um caractere para a esquerda = dot 3 + Espaço
Seleccionar uma palavra para a direita = dot 5 + Espaço
Seleccionar uma palavra para a esquerda = dot 2 + Espaço
Seleccionar a próxima linha = dot 4 + Espaço
Seleccionar a linha anterior = dot 1 + Espaço
Seleccionar do cursor até ao fim da linha = dot 4 + 6 + Espaço
Seleccionar do princípio da linha até ao cursor = dot 1 + 3 + Espaço
Seleccionar até ao fim do texto = dots 4 + 5 + 6 + Espaço, igual a Shift+Ctrl+End
Seleccionar do princípio do texto até ao cursor = dots 1 + 2 + 3 + Espaço, igual a Shift+Ctrl+Home
Seleccionar o item actual = Barra de Espaços
Seleccionar tudo = s + Espaço
Ler o texto seleccionado = s
Apagar o caractere seguinte = dot 4 + 5 + Espaço
Apagar o caractere anterior = dot 1 + 2 + Espaço
Restrição ao Cursor JAWS
Um comando que afecta o que é mostrado na linha braille é o que define a Restrição ao Cursor JAWS. A restrição pode ser alternada pressionando a letra r no teclado do Braille Lite. Quando a restrição está activa o cursor JAWS não poderá saír da janela activa e, portanto a linha braille também. Apesar de tornar a leitura do ecrã mais fácil, limita a capacidade de aperceber a estrutura do ecrã.
Para a maioria das aplicações, recomendamos a restrição do cursor JAWS, No entanto, se quiser explorar o ecrã, para perceber como este está organizado, retire a restrição ao cursor Jaws.
Movendo o Cursor Activo
O comando Move Active with Braille, que pode alternado com dot 3 + 6 + Espaço. Isto define se o cursor activo acompanha, ou não, o cursor Brraille, recomendamos que mantenha a pré-definição, que é o de o cursor activo não acompanhar o cursor Braille. Se precisar de mover o cursor activo, pode usar os cursores de toque do Braille Lite.
A Melhor Maneira de Aprender
Deve estar a pensar que nunca vai ser capaz de fixar todas estas sequências de teclas, mas o Jaws oferece-lhe uma maneira simples de o ajudar. Esta opção é a Ajuda do Teclado, que pode ser activada, e desactivada, com as teclas Insert+1 no teclado normal do PC. Também pode usar a ajuda do Braille Lite, activada, e desactivada, com Espaço + Dots 1 + 4 + 5 + 6. Com esta função activa, pode pressionar as teclas do Braille Lite e ouvir as funções assignadas a ccada sequência de teclas. Preparámos, também, uma lista de teclas, que apresentamos de seguida. Note que a lista que ouve na Ajuda do Teclado, é mais completa e descritiva do que esta.
Outra nota importante, é que só ouvirá as teclas definidas no ficheiro de Gestão do Teclado (JKM).
SEQUÊNCIAS DE TECLAS NÃO FALADAS
T (2 + 3 + 4 + 5) + Espaço - Liga o contra-tradutor de Grad 2.
(1 + 2 + 5 + 6) + Espaço - Liga o contra-tradutor de Grad 2.
P (1 + 2 + 3 + 4)+ Espaço em Modo Edição - Envia as yteclas Braille directamente para o Windows.
(1 + 4 + 5 + 6) + Espaço em Modo de Edição - Permite a intercepção das teclas pelo Jaws.
Para além destas, as teclas de comando Maiúsculas, Control e Alt do Braille Lite também funcionam. Consulte o ficheiro de Ajuda do Braille Lite para mais informações.
Tabela de Comandos Definidos
Apresenta-se a seguir uma lista das funções para as quais foram definidas teclas no default JKM. A ordenação é Função: Teclas do Braille Lite.
Cada função está numa linha, uma breve explicação é apresentada na linha seguinte.
Esta tabela, é apenas um guia, e não é absoluta e definitiva.
Restrição ao cursor JAWS: r 1 + 2 + 3 + 5.
Este comando alterna entre os vários modos de restrição ao cursor Jaws. É mais prático trabalhar com a linha braille usando o cursor com restrição.
Mover a linha braille para o topo da janela: dots 1 + 2 + 3.
Note que o topo da janela, pode não ser o topo do ecrã. O que estiver definido para a restrição ao cursor Jaws modifica o que é mostrado quando este comando é executado.
Mover a linha braille para o fim da janela: dots 4 + 5 + 6.
Move a linha braille para o fim da janela, note que pode não ser o fim do ecrã. Como no comando anterior a restrição ao cursor Jaws altera o comportamento desta função.
Seleccionar desde o início: Espaço + dots 1 + 2 + 3.
Selecciona do cursor até ao início do documento. Igual a Shift + Ctrl + HOME.
Seleccionar até ao fim: Espaço + dots 4 + 5 + 6.
Selecciona desde o cursor até ao fim do texto. Igual a Shift + CTRl + End.
Seleccionar do início da linha: Espaço + dots 1 + 3.
Seleccionar a partir do princípio da linha até ao cursor.
Seleccionar até ao fim da linha: Espaço + dots 4 + 6.
Selecciona do cursor até ao fim da linha.
Home: dots 1 + 3.
Move o cursor activo para o início da linha.
End: 4 + 6.
Move o cursor activo para o fim da linha.
Próximo caractere: dot 6.
Move o cursor um caractere para a direita, igual a Seta para a Direita.
Seleccionar o próximo caractere: Espaço + dot 6.
Seleccionar um caractere para a direita. Igual a Shift + Seta para a Direita.
Próxima palavra: dot 5.
Move o cursor uma palavra para a direita. Igual a Ctrl + Seta para a Direita.
Seleccionar próxima palavra: Espaço + dot 5.
Selecciona uma palavra para a direita. Igual a Shift + Seta para a Direita.
Seta para Baixo: dot 4.
Igual a Seta para Baixo.
Seleccionar próxima linha: Espaço + dot 4.
Selecciona uma linha abaixo. Igual a Shift + Seta para Baixo.
Linha Anterior: dot 1.
Move uma linha para cima no ecrã. O mesmo que Seta para Cima.
Seleccionar linha Anterior: Espaço + dot 1.
Selecciona a linha anterior do texto. Igual a Shift + Seta para Cima.
Palavra Anterior: dot 2.
Move uma palavra para a esquerda. O mesmo que Ctrl+Seta para a Esquerda.
Seleccionar palavra Anterior: Espaço + dot 2.
Selecciona a palavra anterior. Igual a Shift+Ctrl+Seta para a Esquerda.
Caractere Anterior: dot 3.
Move um caractere para a esquerda. O mesmo que Seta para a Esquerda.
Seleccionar Caractere Anterior: Espaço + dot 3.
Selecciona um caractere para a esquerda. Equivalente a Shift+Ctrl+Seta para a Esquerda.
Seleccionar Item Actual: Espaço.
Selecciona o item actual.
Seleccionar Tudo: Espaço + s dots 2+ 3 + 4.
Seleccionar todos os items numa lista.
Ler o texto seleccionado: s dots 2 + 3 + 4.
Lê todo otexto que estiver actualmente seleccionado.
Delete: Espaço + dots 4 + 5.
Apaga o caractere seguinte, igual ao Delete do PC.
Backspace: Espaço + dots 1 + 2.
Apaga o caractere anterior, o mesmo que o Retrocesso do PC.
Anular: Espaço + dots 1 + 2 3 + 4 + 5 + 6.
Anula a última acção, ou seja, igual a Ctrl + Z.
Actualizar o ecrã: dots 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6.
Repete a leitura que o Jaws faz do ecrã, útil quando se perde o foco.
cursor PC: dots 1 + 4.
Activa o cursor PC. Igual ao "Mais" do teclado numérico.
cursor Jaws: dots 2 + 5.
Activa o cursor Jaws. Equivalente ao "Menos" do teclado numérico.
Mover PC para Jaws: Espaço + C dots 1 + 4.
Igual a Insert+Mais
Mover Jaws para PC: Espaço+ dots 2 + 5.
O mesmo que Insert+Menos.
Mover Linha braille para o cursor activo: dots 3 + 6.
Move a linha braille para o sítio onde está localizado o cursor activo.
Mover o cursor activo com a linha braille: Espaço + dot 3 + 6.
Define se a linha braille arrasta o cursor activo. Quando activada, esta função faz com que a linha bbraille arraste o cursor para o fim da janela.
Linha Braille para o cursor PC: x dots 1 3 + 4 + 6.
Move a linha Braille para a posição do cursor do cursor PC.
Linha Braille para o cursor Jaws: dots 2 + 3 + 5 + 6.
Move a linha braille para a posição do cursor Jaws.
braille de Seis dots: 6 dots 2 + 3 + 6.
Liga o braille de seis pontos.
Alternar entre o braille de 6 e 8 dots: 8 dots 2 + 3 + 6.
Alterna entre o braille de 6 e 8 dots.
Chase use ch sign 1,6.
This will link and unlink the Braille cursor. You will be able to remember this if you think of the braille display chasing the active cursor.
Menu Iniciar: dots 3 + 4.
Activa o Menu Iniciar.
Alternar Modo Estruturado: Espaço + dots 3 + 4.
Tab: I dots 2 + 4.
Igual ao Tab do teclado do PC.
Shift Tab: dots 3 + 5.
Equivalente a ShiftTab do teclado.
Alt Tab: Espaço + i dots 2 + 4.
O mesmo que Alt+Tab, o que invoca a janela de troca de Tarefas.
Enter: Espaço + dots 1 + 5.
Igual ao Enter do teclado PC.
Escape: Espaço + dots 1 + 3 + 5 + 6.
Igual ao Esc do teclado PC.
Desktop: D dots + 1 + 4 + 5.
Move o foco para o desktop, igual a Botão Iniciar+D.
Procura do Jaws: Espaço + f dots 1 + 2 + 4.
Activa a Procura do Jaws. É melhor escrever a expressão a pesquisar com o teclado normal.
Procura seguinte do Jaws: f dots 1 + 2 + 4.
Pesquisa da próxima expressão.
Janela do Jaws: j dots 2 + 4 + 5.
Activa a janela do Jaws, igual a Insert+J.
Ajuda do teclado: Espaço + dots 1 + 4 + 5 + 6.
Activa, ou desactiva, a Ajuda do Teclado. Quando ligada, se uma sequência de teclas é pressionada, o Jaws dirá a função associada. Equivalente a Insert+1. No modo normal do Braille Lite, tem uma função semelhante.
Página Abaixo: v dots 1 + 2 + 3 + 6.
Página Acima: p dots 1 + 2 + 3 + 4.
Janela do Próximo Documento: o dots 1 + 3 + 5.
Igual a Ctrl+F6.
Janela do Documento Anterior: dots 2 + 4 + 6.
O mesmo que Shift+Ctrl+F6.
Abrir Caixa de Lista: y dots 1 + 3 + 4 + 5 + 6.
Igual a Alt+Seta para Baixo.
Fechar Caixa de Lista: dots 1 + 3 + 4 + 5 + 6.
Equivalente a Alt+Seta para Cima.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 9192 leituras