Está aqui

Comentários efectuados por virginia

  • virginia comentou a entrada " Chegou a hora de acabar com o braile?" à 11 anos 3 meses atrás

    Eu imagino como você deve ser uma pessoa sensacional, pois o Marco é um ser especial, destes que vem ao mundo deixar sua lição de vida. Eu acredito que todos nós temos uma missão, uma razão de existir. Não consigo encontrar explicação para uma vida que não tenha um sentido maior, além dos nossos pobres sentidos materiais. Por isso, creio que pessoas como o Marco podem até ter limitações físicas, mas justamente por tê-las ele pode demonstrar que existe algo maior dentro de nós, algo que somos nós verdadeiramente. E pessoas como você conseguem ver esta luz que o Marco possui dentro dele, essa luz que o faz superar sua limitações neste mundo material. Estou muito feliz de tê-los conhecido, de ter o privilégio de receber a amizade de vocês. Beijos!

    Virginia

  • virginia comentou a entrada " Chegou a hora de acabar com o braile?" à 11 anos 3 meses atrás

    Olá Marco!

    Me sinto muito feliz por ter conhecido você. Na verdade, desconhecemos muitas coisas, muitos universos, limitando nossa visão interior, esta limitação sim, bem mais grave, porque, na maioria das vezes, não incomoda o seu portador. Tenho um amigo paraplégico em virtude de um acidente de automóvel, aos 18 anos. Antes de o conhecer não fazia idéia do que era o mundo de um pessoa com estas limitações físicas. Foi um novo universo que eu passei a conhecer. Por 15 anos fiz parte de um grupo de pessoas que se reunia para ler em conjunto, trocar idéias, fazer reflexões. Nós liamos em casa, sozinhos, depois nos encontravamos para ler em grupo e fazer observações so bre o que era lido. Faziamos um encontro muito rico. Tinham pessoas de idades diferentes, visões de mundo diferentes, necessidades diferentes. E isso era o que nos fazia aprender muito um com o outro. Depois, minha vida mudou, tive que vir para Lisboa. E isso é uma longa história, que um dia espero poder lhe contar. Quero dizer que você tem toda a minha admiração, achei incrível você ter me dado atenção e importância, obrigada mesmo. Muitas felicidades para você e a sua amada Céu.
    Com admiração e apreço,

    Virginia

  • virginia comentou a entrada " Chegou a hora de acabar com o braile?" à 11 anos 3 meses atrás

    Olá Marco,

    Começo escrevendo o nome Braille de forma correta e me desculpando por esta falha. Sou brasileira, e no Brasil, usa-se a denominação "deficiente visual", para aqueles que têm este tipo de deficiência . Aqui, ao utilizar este termo fui corrigida várias vezes, assim pensei que fosse até ofensivo dizer deficiente visual. Sempre me dizem que o certo é invisual, palavra que nem conhecia. Sou na verdade, deficiente visual, pois tenho um problema na pigmentação dos olhos que não me permite distinguir bem as cores e fui operada de catarata aos 40 anos. Fiquei durante um ano sem ver por um olho, perdi o senso de profundidade, levei várias quedas, limitei muito minha possibilidade de ler, porque sentia muita dor de cabeça por causa do esforço. Até que pude operar um olho e um ano depois o outro. Hoje vejo bem, com as devidas limitações, que existem claro, porque sou míope. Como você pode ver, meu ponto fraco é a visão, espero que a física. Eu acho que o sistema Braille é tão importante quanto a escrita, isso não se deve discutir, não há nem porque, isso é claro demais. Tenho certeza que um dia, haverá todos os títulos em Braille, assim como toda forma de tecnologia. Mas, por enquanto não há, e meu trabalho não pretende substituir esta forma de leitura, nem se dirige apenas aos deficientes visuais, mas a todos os que não possam ler, pois não são apenas as pessoas deficientes visuais que não o podem fazer. Existem pessoas idosas, que se sentem cansadas ao ler, pessoas que, como eu, fiquei por um período sem poder ler, não sabia ler em Braille, tinha muitos processos para examinar, pois sou advogada. De forma nenhuma me senti ofendida pelas suas observações que, na verdade me foram muito úteis. Um grande ab.

  • virginia comentou a entrada " Chegou a hora de acabar com o braile?" à 11 anos 3 meses atrás

    Me propus a fazer um trabalho de leitura para invisuais, no entanto, meu intuito foi oferecer mais uma alternativa. Os livros em áudio também são apreciados pelas pessoas que veem. Isso não as impede de se alfabetizar normalmente, mesmo em breille. O que me proponho é fazer estudos de temas e textos, pois já os fiz, durante 15 anos, com pessoas que veem. Quanto as pesquisas em bibliotecas, o objetivo é dar acesso a qualquer tema, que não exista em breille, oferecendo uma assistência personalizada. O estudante, o pesquisador, o leitor voraz, pode ir a qualquer biblioteca e solicitar qualquer livro e terá quem o leia. Minha proposta é oferecer uma alternativa mais dinâmica, mais inteligente, mais humana, a pessoas que busquem o conhecimento. Tenho mesmo muita vontade de ajudar, de ultrapassar qualquer barreira que este buscador possa encontrar no seu caminho de pesquisador e de pessoa humana. Agradeço.