Está aqui

Comentários efectuados por Ricardo Monteiro

  • Ricardo Monteiro comentou a entrada "BANIF disponibiliza primeiro site português para invisuais" à 12 anos 5 meses atrás

    Sem querer desprestigiar a notícia, começo pelo título "BANIF disponibiliza primeiro site português para invisuais", será?

    Continuando a minha análise à notícia, "conduzidos pelos diversos separadores do site por uma voz que lê as informações disponíveis"... para que servem as normas de acessibilidade? Realizei uma análise muito rápida ao sítio online (verifiquei 25 páginas) e note-se que, segundo as directivas de acessibilidade (W3C) o sítio apresenta 464 erros de prioridade 1, 2376 erros de prioridade 2 e 352 erros de prioridade 3. Apesar de ser uma verificação automática, a quantidade de erros parece-me comprometer a acessibilidade ao conteúdo desta página. Saliento que destes, 330 referem-se à falta de um alternativo textual para imagens, 23 erros, onde não asseguram a actualização do equivalente textual de um conteúdo dinâmico, não asseguram que as páginas possam ser utilizadas mesmo que os programas interpretáveis, os applets ou outros objectos programados tenham sido desactivados ou não sejam suportados, utiliza unidade absolutas, ao contrário das relativas (566 erros), erros na utilização de elementos de cabeçalho indicativos da estrutura (em todas as páginas), falhas na anotação correcta de listas e pontos de enumeração em listas, utiliza funcionalidades desactualizadas, não associa rótulos aos respectivos controlos (139 erros), não identifica a língua utilizadas no conteúdo da página, as tabelas não apresentam resumos (236 erros) e as caixas de edição/áreas de texto não contém caracteres predefinidos.

    Será acessível???????

    É, realmente, uma boa notícia existirem preocupações de acessibilidade à informação na web. No entanto, esta problemática deve ser abordada de forma bastante séria pela importância que esta representa, tanto para pessoas com deficiência como para todos os que podem beneficiar destas práticas.

    Cumprimentos a todos,
    Ricardo Monteiro

  • Ricardo Monteiro comentou a entrada "Acessibilidade de questionários online" à 13 anos 8 meses atrás

    Olá a todos!

    Gostava de saber se alguém tentou responder ao questionário.

    Ainda não recebi qualquer resposta, no entanto não sei se tentaram e não conseguíram ou se ninguém tentou.

    As respostas são muito importantes, só assim poderei saber se no futuro posso utilizar este tipo de questionários online para fazer investigação em acessibilidade digital.

    Aguardo respostas.

    Muito obrigado, com os melhores cumprimentos.
    Ricardo Monteiro

    ps: lembro que, na situação de não conseguir responder ao questionário que me indiquem quais os problemas encontrados através deste fórum. Mais uma vez obrigado.

  • Ricardo Monteiro comentou a entrada "Acessibilidade de questionários online" à 13 anos 9 meses atrás

    Olá a toda a comunidade do Lerparaver,

    queria relembrar que o questionário ainda se encontra online.

    Agradeço a vossa participação.

    Cumprimentos,
    Ricardo Monteiro

  • Ricardo Monteiro comentou a entrada "Acessibilidade de questionários online" à 13 anos 9 meses atrás

    Olá Filipe.

    Obrigado pelo feedback.

    Contudo, o meu objectivo com este tópico não é analisar o questionário com testes de acessibilidade, mas sim obter resultados através do preenchimento do mesmo por pessoas com deficiência visual.

    Cumprimentos,
    Ricardo Monteiro