Está aqui

Comentários efectuados por Lua Azul

  • lua azul comentou a entrada "a mensagem do dia " à 4 anos 2 meses atrás

    Adorei este texto. Pareceu-me mesmo muito original e diferente de tantos outros textos religiosos que nos apresentam Jesus de Nazaré de uma outra forma bem mais maçadora. Este parece-me quase poético como tanto gosto, acho que foi mesmo muito bom ter partilhado por aqui.

  • lua azul comentou a entrada "como tornar o windows mais leve!" à 4 anos 4 meses atrás

    Parece-me uma boa sugestão, sim. Podemos ter ambos os sintetizadores instalados no computador, mas se preferírmos trabalhar mais rapidamente, devemos optar pelo NVDA em detrimento do Jaws, que torna tudo muito mais lento!

  • lua azul comentou a entrada "Qual a forma mais fácil para ler uma notícia no Lerparaver" à 4 anos 4 meses atrás

    Para ler uma notícia no lerparaver devemos antes de mais procurar o cabeçalho "últimas notícias" com o h. Depois, navegamos pelas notícias utilizando a seta abaixo ou pressionando o tabe ou o k e em seguida, para entrarmos nalguma que nos tenha despertado interesse, pressionamos a tecla enter. Aqui voltamos novamente ao início do portal ler para ver e depois, para procurarmos a notícia, devemos pressionar o h até chegarmos ao seu título.
    Para que possamos ler o texto, podemos escolher entre fazê-lo por via da tecla insert + seta abaixo, utilizando somente a seta abaixo ou então, ir pressionando a tecla control + seta abaixo para lermos parágrafo a parágrafo.

  • lua azul comentou a entrada "Cientistas criaram novo implante de retina artificial para a visão - Pplware" à 4 anos 4 meses atrás

    Parece-me uma experiência muito interessante que pode desde já começar a renovar as esperanças de quem sofre de problemas relacionados com a retina e no futuro, talvez possa mesmo trazer-lhes muito boas notícias ao nível da resolução dos seus casos.

  • lua azul comentou a entrada "Brasil: Perda da visão no travalho dispara " à 4 anos 4 meses atrás

    Sim, concordo plenamente quando dizes que as empresas se preocupam mais com o preenchimento dos postos de trabalho de que dispõem do que com o ser humano que contratam para ocupar esse posto. Este sai por isso mesmo prejudicado, pois deste modo acaba por nem sempre poder beneficiar das condições de segurança no trabalho a que tinha todo o direito sem quaisquer margens para dúvidas. Os empregadores pura e simplesmente desvalorizam tudo isso porque mais importante para eles do que qualquer outra coisa é o lucro da sua empresa e independentemente de proporcionarem ou não condições de segurança no trabalho aos seus funcionários e estando os postos de trabalho já todos preenchidos, não precisam de se preocupar com mais nada porque sabem logo à partida que podem começar a lucrar desde aquele momento.

  • lua azul comentou a entrada "Brasil: Perda da visão no travalho dispara " à 4 anos 4 meses atrás

    Conheço uma pessoa que se identifica com esta notícia. Descobriu que tinha cataratas há mais ou menos dez anos e a sua profissão esteve directamente relacionada com isso. Trabalhou como serralheiro durante mais de vinte anos e admite que nem sempre tomava as precauções necessárias para poder proteger a visão de eventuais danos que lhe pudessem ser causados pelo trabalho. O resultado de tal descuide acabou por se revelar mais tarde numa operação que não correu tão bem quanto era desejado, o problema das cataratas ficou resolvido, mas a pessoa em questão não mais voltou a recuperar a visão a 100%, vendo-se por isso forçada a deixar de trabalhar, conduzir, entre tantas outras coisas.

  • Lua Azul comentou a entrada "ópera com áudio-descrição" à 11 anos 6 meses atrás

    Olá Faria. Gostava de saber em que teatro assistiu a essa ópera. Foi em Portugal? Ou no Brasil? Sabiam que em França já existem teatros com audiodescrição há vários anos. Só em Portugal é que não se faz. Cinema com audiodescrição também seria óptimo. Sinto-me muito perdida quando vou ver um filme, e quando os outros discutem o que viram e eu não tenho quase nada a dizer.

  • Lua Azul comentou a entrada "Professora pede ajuda" à 11 anos 6 meses atrás

    Olá Faria. Concordo, o computador vai ajudar muito, mas o computador não faz milagres. Eu sou portuguêsa, e não percebi a que grau de ensino te estás a referir. Mas há sempre soluções, que variam com o aluno, o professor, e a matéria. Não esquecer que as bases de matemática que o aluno traga dos graus de ensino anteriores também é muito importante. Um aluno cego tem mais dificuldade em encontrar e estudar livros sozinho para recuperar matérias antigas, e pode precisar de ajuda. Ao seu exemplo da tabela, eu gostava de acrescentar o exemplo dos expoentes e dos índices. Estes não podem ser escritos por cima nem por baixo da linha, têm de ser escritos na mesma linha. Então podem estabelecer um código entre o professor e o aluno, em que por exemplo o acento circunflexo significa expoente, por exemplo x ao quadrado seria x^2. e o _ significa o índice, por exemplo um x com um índice i seria x_i. Isto pode fazer-se com toda a simbologia das equações, letras gregas, etc. Gostava ainda de deixar mais uma sugestão. Para figuras geométricas e gráficos, eles podem ser desenhados com uma caneta normal num papel, e depois redesenhados com uma tinta que deixa relevo no papel. Aqui em Portugal chama-se tinta para tecidos, e vem nuns tubinhos que parecem tubinhos de cola. Deixa-se secar durante algumas horas. E temos uma maneira fácil e barata de fazer relevos. Espero ter ajudado.