Está aqui

Comentários efectuados por Aquilino Rodrigues

  • Aquilino Rodrigues comentou a entrada "Será que a minha escola se pode considerar escola de referência?" à 11 anos 8 meses atrás

    Estimada Joana,
    Gostei muito de ler o seu post. Que magnífica contribuição para tornar a escola inclusiva melhor. Se não houver queixas, e ideias para melhorar, o ministério da educação vai achar que está tudo bem. Este modelo da escola inclusiva é bom teoricamente, mas é um modelo que eleva a fasquia muito alta. Não critiquemos o modelo, porque devemos querer o melhor para os alunos com necessidades especiais, e hoje em dia, por dezenas de razões que não cabe aqui discorrer, as escolas especiais não são a solução para alunos com deficiência visual (excepto nos casos de outras deficiências graves associadas).
    Para que a escola real se aproxime do modelo teórico da escola inclusiva há muito trabalho a fazer. E muito dinheiro a gastar. Ora aqui reside, na minha opinião, o problema nacional. O Ministério quer fazer omoletes, mas não quer comprar os ovos. Estamos ainda no estado em que os vizinhos, os amigos, a família, todos vêm oferecer ovos à escola para que se consiga fazer algo parecido com uma omolete. Refiro-me, naturalmente, a infinita boa vontade de professores de apoio (verdadeiros heróis), pais (verdadeiros super-heróis), e outras pessoas que com o seu condão mágico lá vão dando um empurrãozinho para que o aluno vá subindo devagarinho os degraus da sua emancipação.
    Mas não pode ser assim para sempre. A escola está em dívida para com os alunos como a Joana, e tem que fazer as modificações necessárias para se tornar mais amigável. E o que é irónico, é que isso seria uma coisa natural, tão logo os recursos estivessem disponíveis.
    Para finalizar, resta-me dizer que na minha actividade profissional lido com estas situações diariamente, e terei muito gosto em ir à sua escola, e fazer um levantamento das barreiras arquitectónicas, se a direcção da escola assim o entender. Posso também colaborar numa acçãode sensibilização e treino dos funcionários e professores. Boa vontade não chega, e quando vamos falar com as pessoas, constatamos que são mais os preconceitos e desinformação que outra coisa.
    Felicidades,
    Aquilino Rodrigues.

  • Aquilino Rodrigues comentou a entrada "Apoio a pessoas deficientes cresceu mais de 50%, diz José Sócrates" à 12 anos 3 meses atrás

    Esta emoção demonstrada pelo Sr. Primeiro Ministro faz-me lembrar a emoção que mostrou num evento realizado em 2007, em Viseu, para o lançamento do programa E-Escolas para alunos com deficiência. Com grande aparato mediático, foram entregues alguns pacotes de ajudas técnicas a alguns alunos com diferentes tipos de deficiência.
    Que eu saiba, e alguém me corrija se eu estiver errado, nunca mais nenhum aluno beneficiou deste programa. Tudo se esgotou nesse dia, como num casamento em que os noivos se divorciam no dia seguinte. Mas a imagem passou.
    Não sou um crítico primário do governo, mas pude testemunhar a habilidade deste executivo para passar uma imagem de sucesso, que não corresponde em nada à verdade.
    São tempos estranhos estes que vivemos...

  • Aquilino Rodrigues comentou a entrada "iDex, Magnilink ou Onyx?" à 12 anos 7 meses atrás

    Caro senhor,
    Se estiver interessado, podemos emprestar-lhe um iDex por uma semana para experimentar.
    Cumprimentos,
    Aquilino Rodrigues
    Compensar, Lda.