Comentários efectuados por Aparecida Gaspar
Entradas recentes no blogue
- ir á escola com aparelho Invisalign
- Regresso as aulas regresso ao dentista
- Surdocegos em Rede
- Audiogame: Daimon Wars
- Braille sem Fronteiras: Garantindo Acesso à Informação para Todos
- Dicas Android
- Próteses fixas e próteses removíveis: vantagens e desvantagens
- Verão e dentistas: como as férias mudam rotinas
- Invisalign - Ortodontia invisível em Lisboa
- Chaves para manter a língua saudável e limpa
Desenvolvimento e Aprendizagem
Quando alguma coisa não vai bem é preciso tomar providências.
Entendo que o indivíduo sofre, durante toda a sua vida, a influência dos agentes externos de natureza física e social. Esses agentes atuam sobre o seu organismo e sobre o seu espírito, estimulando suas capacidades e aptidões e promovendo o seu desenvolvimento físico e mental. Como na aprendizagem eficaz depende de inúmeros fatores, a escola deve levar o nosso aluno a ser mais crítico, mais compromissado e mais otimista em relação à aprendizagem. Cabe-lhe a missão de promover a integração harmoniosa do educando no seio da comunidade.
A aprendizagem é um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo ensino aprendizagem; é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice.
O desenvolvimento geral do indivíduo será, portanto resultado de suas potencialidades genéticas e, sobretudo, das habilidades aprendidas durante as várias fases da vida. A aprendizagem permite ao sujeito compreender melhor as coisas que estão à sua volta, seus companheiros, a natureza e a si mesmo, capacitando-o a ajustar-se ao seu ambiente físico e social. A teoria cognitiva apresenta a preocupação com os processos centrais do pensamento, como organização do conhecimento, processamento de informação, raciocínio e tomada de decisão.
Vygotsky passa a conceber que homem se transforma e é transformado através de suas trocas de experiências, sendo possível, a partir deste pressuposto, considerar que o biológico e o social exercem influências no processo de apropriação e desenvolvimento das capacidades intelectuais do homem.
Bruner (1991) considera a aprendizagem como um processo interno, mediado cognitivamente, mais do que como um produto direto do ambiente, de fatores externos ao aprendiz.
Foram-nos apresentadas idéias básicas de Piaget sobre o desenvolvimento mental e sobre o processo de construção do conhecimento, que são adaptação, assimilação e acomodação.
A inteligência está diretamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo e desempenha uma função adaptativa, pois é através dela que o indivíduo coleta as informações do meio e as reorganiza, de forma a compreender melhor a realidade em que vive, nela agi, transformando. A inteligência é adaptação na sua forma mais elevada, isto é, o desenvolvimento mental, em sua organização progressiva (Piaget. 1969, p.38), é uma forma de adaptação sempre mais precisa à realidade.
Aparecida Gaspar - Pedagoga - Rio de Janeiro - Brasil