Está aqui

Conteúdos com o tema Baixa visão

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

Videogame para tablets vira remédio para ‘olho preguiçoso’

por Norberto Sousa

Os jogadores usam óculos que filtram a cor dependendo do olho

Treinamento. O jogo obriga o cérebro a ser treinado para utilizar os dois olhos, dizem criadores

São Francisco, EUA. O mundo da brincadeira se uniu ao da saúde quando a empresa Ubisoft revelou nesta semana um videogame para tablets desenvolvido especialmente
para tratar uma condição médica chamada ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”.

...

Cientistas apresentam óculos inteligentes para pessoas com visão limitada

por Norberto Sousa

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, apresentaram óculos inteligentes desenvolvidos para pessoas com visão muito limitada, com o objetivo de ajudá-las a enxergar melhor o contorno dos objetos ao seu redor.

Em alguns casos de pacientes com visão próxima à cegueira, os óculos permitiram que eles pudessem ver, pela primeira vez, os seus cães-guia e reconhecer melhor objetos e pessoas.

...

Apresentação do Livro e Audiolivro Aprender A Ver

por Jorge Patrício

Vimos por este meio convidar V. Exa. para o lançamento oficial da publicação “Aprender a Ver” da Unidade de Baixa Visão da A.R.P., que se vai realizar no
dia 20 de Abril, no Auditório do Instituto Nacional de Reabilitação (I.N.R., I.P.) às 15h00, sito na Avenida Conde de Valbom nº 63, Lisboa.

...

Será que podemos participar na sociedade?

por Luís Ferreira

Olá! Chamo-me Luís Ferreira sou natural de uma aldeiao do Concelho de Pombal e desde nascença que vivo com baixa visão. Os meus pais sempre pretenderam que eu me integrasse na sociedade, mas à maneia deles. Eu sonhava com uma vida boa em que era rico, prestigiado, casado e com uma grande vivenda.

...

Nova forma de ver o mundo

por Lerparaver

Outra voluntária que tem sua história retratada hoje no JP é parceira e uma das fundadoras da ONG (Organização Não-governamental) Avistar (Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais Visão).

...

A mulher que via com as mãos

por Lerparaver

HELEN KELLER NÃO COMPLETARA AINDA 2 ANOS DE IDADE QUANDO FOI ATINGIDA POR UMA DOENÇA QUE A DEIXOU CEGA E SURDA PARA TODA A VIDA. DURANTE ALGUNS ANOS, ELA FOI, SEGUNDO AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, "SELVAGEM E INDISCIPLINADA", EXPRIMINDO-SE COM VIOLÊNCIA.

MAS AOS 6 ANOS SURGIU NA SUA VIDA A PROFESSORA ANN SULLIVAN. UTILIZANDO O SENTIDO DO TACTO COMO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE OS MUNDOS DE AMBAS E ESCREVENDO AS PALAVRAS NA MÃO DA PUPILA, A NOVA PROFESSORA TENTOU INSISTENTEMENTE DAR A ENTENDER A HELEN A RELAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS E AQUILO QUE ELAS SIGNIFICAM.

O PONTO DE VIRAGEM DEU-SE COM A PALAVRA "ÁGUA": ENQUANTO A ÁGUA DE UMA BICA JORRAVA SOBRE UMA DAS MÃOS DA SUA ALUNA, ANN SULLIVAN ESCREVIA "ÁGUA" NA OUTRA. "MANTIVE-ME QUIETA, TODA A MINHA ATENÇÃO CONCENTRADA SOBRE O MOVIMENTO DOS SEUS DEDOS", RECORDA HELEN. "SUBITAMENTE, SENTI A EMOÇÃO DE UMA IDEIA QUE SE REPETIA - E ASSIM ME FOI REVELADO O MISTÉRIO DA LINGUAGEM." DESDE ESSE DIA, HELEN "VIU" O MUNDO DE OUTRA MANEIRA. O SENTIDO DO TACTO TORNOU-SE PARA ELA UMA ESPÉCIE DE VISÃO: "ÀS VEZES, É COMO SE A PRÓPRIA ESSÊNCIA DA MINHA CARNE FOSSE UMA MIRÍADE DE OLHOS A VER... NÃO POSSO DIZER SE VEMOS MELHOR COM AS MÃOS OU OS OLHOS: SEI APENAS QUE O MUNDO QUE VEJO COM AS MINHAS MÃOS É VIVO, COLORIDO GRATIFICANTE."

...

Ajudas técnicas aos grandes amblíopes na leitura

por Lerparaver

Fernando Bivar Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto

Ao retroceder na História a primeira ajuda a que o Homem recorreu para a leitura foi o fogo, mais propriamente à luz emitida pela sua chama. Chama que aparece retratada nas representações pictóricas ao longo da História como neste retrato Flamengo duma jovem a ler com ajuda de uma vela e ao lado de uma mulher com idade de ser presbíope.

O título dado a esta obra de arte foi o de «A lição da Virgem» Porque não ser a alternativa que tal senhora recorreu para ultrapassar a sua dificuldade de focagem da visão para perto ?

...