Está aqui

Conteúdos com o tema Vida diária

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

Workshop A Importância da Imagem Pessoal

por Norberto Sousa

Na quinta-feira, dia 27 de junho, entre as 18:00 e as 19:00, terá lugar na Associação promotora do Ensino dos Cegos um Workshop sobre a importância da imagem. Venha descobrir o que é necessário para comunicar uma boa imagem, como vestir para uma entrevista de trabalho ou simplesmente como sentir-se confiante com o seu visual. Neste Workshop, orientado por Diana Pimentel da Fashion After 30's, terá a oportunidade de conhecer o impacto dos Looks no aumento da sua autoestima.

...

JORNADAS SUPERA 2019

por Norberto Sousa

As Jornadas SUPERA são um evento multifacetado, organizado pela SUPERA com o apoio de várias instituições públicas e privadas, destinado a promover o conhecimento e divulgação do que de melhor se faz na área dos produtos e serviços de apoio facilitadores da acessibilidade / mobilidade de TODOS, com especial atenção para as pessoas com necessidades especiais.

...

É já amanhã: sessão de Sensibilização sobre o curso "Cuidar de animais de estimação – Petsitting" na APEC

por Norberto Sousa

No próximo dia 11 de Maio entre as 10:00 e as 12:00, a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, em parceria com a Associação Mão Guia, irá receber nas suas instalações, na Rua Francisco Metrass 95, 1350-141 Lisboa, uma sessão de Sensibilização sobre o curso "Cuidar de animais de estimação – Petsitting" que a Associação Mão Guia promove no âmbito do projeto BIPZIP "Mão Guia - Guia-te para a Vida".

...

Aulas de informática e de inglês na APEC

por Norberto Sousa

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos informa com agrado que começaram a decorrer, na nossa sede, aulas individuais e/ou de grupo de Inglês, à medida do nível de conhecimento em que cada inscrito se encontra. Se tem o interesse e/ou a necessidade de aprender esta língua, poderá inscrever-se e ter acesso de forma gratuita.

...

Homem que recebe pensão por cegueira é preso ao atuar como bandeirinha em jogo

por Norberto Sousa

Italiano de 58 anos recebia pensão do governo desde fevereiro de 2008
Um homem, que se aposentou por invalidez por se declarar 100% cego, foi flagrado atuando como bandeirinha em um jogo de futebol. Ele recebia pensão do governo italiano desde 2008 e causou revolta no país.
A polícia de Terni, na Umbria, confirmou que o italiano de 58 anos 'foi visto relatando corretamente os lances de um jogo' e ainda 'movimentando-se na linha lateral e acompanhando os jogadores sem nenhuma ajuda'.

...

Menino cego de Mirandela faz 120 quilómetros todos os dias para ir à escola

por Norberto Sousa

Chama-se Diogo Santos, tem 7 anos de idade e sofrer de cegueira, devido a uma doença hereditária. A ausência de condições para estudar em Mirandela obriga-o a fazer cerca de 120 quilómetros por dia, para ir à escola em Vila Real

Diogo sofre de amaurose congénita de Leber, que lhe retirou a visão. Na sua terra, não há escolas para meninos cegos.

A história é contada pelo Jornal de Notícias e dá conta de uma falha do sistema de ensino, que obriga um menino cego de 7 anos a percorrer 120 quilómetros por dia para estudar.

...

Brasil: Recifense desenvolve dispositivo que alerta cegos para obstáculos nas ruas

por Norberto Sousa

O dispositivo é acoplado nos sapatos e emite sons para buracos, obstáculos e escadas

As pessoas com deficiência visual terão um novo auxílio para melhor locomoção dentro das cidades. O aluno de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Boa Viagem (FBV), Davi Cavalcanti, 20 anos, desenvolveu um dispositivo que, acoplado ao calçado, alerta ao usuário sobre possíveis obstáculos no caminho. De acordo com o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, só no Recife, pelo menos 19 mil pessoas com cegueira ou baixa visão poderiam ser beneficiadas.

...

Brasil: RevVer tem encontro com alunos do IFSuldemina

por Norberto Sousa

Em mais uma ação de divulgação da prevenção da cegueira causada pelo glaucoma, cinco membros da Associação dos Deficientes Visuais de Passos - RevVer, acompanhados pelo casal presidente do Lions Clube de Passos, fizeram uma palestra no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – IFSuldeminas, campus de Passos, na noite desta quinta-feira, 28.

...

Brasil: Menino que ficou cego jogando futebol faz vaquinha para bancar tratamento

por Norberto Sousa

Em abril de 2014, a vida do estudante Vinicius Bail mudou completamente. Durante uma partida banal de futebol na escola em Guarapuava (PR), ele chutou a bola no travessão, preso à parede por uma corrente devido a uma reforma. O impacto derrubou a estrutura e, na tentativa de evitar que o goleiro se machucasse, o garoto se jogou para tentar salvá-lo. Acabou atingido em cheio na cabeça e, depois de 22 dias em coma, retomou a consciência. Estava, porém, cego.

...

Cegos não conseguem abrir contas em bancos, denuncia a Acapo

por Norberto Sousa

Banco de Portugal diz que está disponível para com a Acapo, ou qualquer outra associação, fazer a análise da situação e resolver eventuais problemas.

“Para os bancos nacionais todos os cegos estão interditos", diz a Acapo Pedro Cunha

São cada vez mais as queixas de associados da Acapo — Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal “que se vêem impedidos de celebrar contratos de abertura
de conta bancária e outros”. A denúncia foi feita nesta sexta-feira, pela direcção nacional da associação, num encontro com jornalistas, em Lisboa.

...

Nem a cegueira impediu Ana Sofia de tirar 20 valores

por Norberto Sousa

Ana Sofia Teixeira, de 26 anos, tem cinco por cento de visão num olho e um por cento no outro. Mas a diferença não a impediu de lutar a vida toda pelos seus sonhos. Terminou o curso de Psicologia com 17.

Ana Sofia é estudante da Universidade de Aveiro e acabou curso de psicologia com 17 valores

...

Desenvolvido programa no Japão para imprimir mapas 3D para invisuais

por Lerparaver

As autoridades cartográficas do Japão anunciaram a criação de um `software` que permitirá fazer o `download` de dados da Internet e produzir, com uma impressora
3D, mapas para invisuais.

A Autoridade de Informação Geoespacial (GSI), sob alçada do Ministério dos Transportes e Infraestruturas, trabalhará na fase de desenvolvimento com especialistas
de diversas áreas para que estradas, vias pedonais ou de caminho-de-ferro possam ficar bem diferenciadas no produto final, informa hoje na sua página `online`
o jornal Asahi.

...

Brasil: AS DEFICIÊNCIAS NA MÍDIA: QUANTO MAIS LÁGRIMAS, MELHOR?

por Norberto Sousa

Sérgio é expert em tecnologia em uma multinacional. É casado, pai e cego. Já aconteceu de contar a algumas pessoas que tem uma filha e ouvir coisas do tipo: “Mas, como assim, tem uma filha? Como é que você fez?” Gilson, baixa visão, mora próximo a uma entidade assistencialista para cegos que nunca frequentou, passa em frente a ela quase todos os dias para ir à faculdade e, quando está um pouco à frente, é comum alguém gritar: “Você passou, volta!

...

Leiria: Restaurantes passam a ter ementas em braille

por Lerparaver

A partir desta sexta-feira, os restaurantes da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, vão passar a disponibilizar em "braille" e em linguagem pictográfica as
suas ementas. A iniciativa resulta do projeto "Praça de Todos", desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) para permitir a todos
igualdade de acesso aos menus.

...

Cientistas apresentam óculos inteligentes para pessoas com visão limitada

por Norberto Sousa

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, apresentaram óculos inteligentes desenvolvidos para pessoas com visão muito limitada, com o objetivo de ajudá-las a enxergar melhor o contorno dos objetos ao seu redor.

Em alguns casos de pacientes com visão próxima à cegueira, os óculos permitiram que eles pudessem ver, pela primeira vez, os seus cães-guia e reconhecer melhor objetos e pessoas.

...

Caso de argentina que ficou cega de tanto apanhar do marido comove país

por Norberto Sousa

Marido foi sentenciado a oito anos. Segundo ONG, houve 295 mortes de mulheres por violência no ano passado na Argentina
A Justiça argentina condenou a oito anos de prisão um homem que batia tanto na mulher que a deixou cega, em um caso que causou grande comoção e ilustra o drama da violência doméstica no país.
Mauricio Nievas/ Clarín
'Fico feliz quando penso que sobrevivi. Outras (mulheres) não sobreviveram', diz Susana Raquel Gómez

...

Páginas



1 a 20 de 81