Está aqui

Conteúdos com o tema Acessibilidade web

Nesta página pode ver todo o conteúdo do Lerparaver organizado tematicamente.

Apenas três sites da administração pública são acessíveis a deficientes

por Norberto Sousa

Vinte anos após ter sido o primeiro na Europa a implementar regras de “acessibilidade web”, Portugal só tem três em 124 sites da administração pública acessíveis a pessoas com deficiência. Novo decreto-lei exige que sites publicados a partir de Setembro de 2018 cumpram regras até Setembro deste ano.

...

Instagram cria ferramentas para pessoas com deficiência visual

por Norberto Sousa

Algoritmos automáticos vão descrever as fotografias.

O RUIVIC/REUTERS
PUB
O Instagram lançou duas novas ferramentas para ajudar pessoas com deficiências visuais a navegar na rede social. Uma das funções usa algoritmos de reconhecimento de imagens para criar descrições automáticas das fotografias na aplicação.

...

W3C/WAI publica Recomendação com as WCAG 2.1

por Norberto Sousa

No passado dia 5 de junho de 2018, o Grupo de Trabalho para as Diretrizes de Acessibilidade publicou a Recomendação W3C para a versão 2.1 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.1).
Todos os requisitos (“critérios de sucesso”) da versão 2.0 estão incluídos na versão 2.1. Os critérios de sucesso da versão 2.0 foram transpostos para a versão 2.1 exatamente com o mesmo texto.
Aos 61 critérios de sucesso da versão 2.0 foram adicionados mais 17, perfazendo um total de 78 requisitos.

...

Brasil: Pinterest apresenta novidades de acessibilidade para deficientes visuais

por Norberto Sousa

Por Natalie Rosa | 25 de Abril de 2018 às 13h35
photo_camera Reprodução
O Pinterest acaba de apresentar novidades para usuários que sofrem com algum tipo de deficiência visual.

Agora, a plataforma de descoberta de imagens conta com mais acessibilidade para estes usuários com dificuldades na visão, como daltonismo, ou perda parcial ou total de visão, trazendo melhorias na navegação pela plataforma em suas fontes e cores.
Veja quais são os aprimoramentos anunciados pelo Pinterest:

...

Diário da República já tem aplicação móvel

por Norberto Sousa

O Governo divulgou três medidas implementadas esta semana. O Diário da República Electrónico é agora acessível para todos, está disponível numa aplicação móvel e é complementado com um dicionário jurídico.

O Governo anunciou esta semana a disponibilização de três novas medidas relacionadas com a renovação do Diário da República Electrónico, uma iniciativa em curso desde 2016 e que dá cumprimento a mais uma medida inscrita no programa Simplex+ 2017. 

...

Brasil: Gigantes do e-commerce não estão preparados para atender pessoas com deficiência

por Norberto Sousa

Os mais de 45 milhões de portadores de deficiência no País, segundo o IBGE, são ignorados pela maioria dos portais de comércio eletrônicos. O 2º Estudo de Acessibilidade em sites do Movimento Web para Todos, feito em conjunto o Ceweb.br, Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br e com o apoio do W3C Brasil,  identificou que os 15 sites de e-commerce mais acessados no Brasil, segundo o Ranking de Acessos do Alexa, falham no relacionamento com este público.

...

Brasil: Pessoas com deficiência e o acesso à informação: Recomendações de acessibilidade indicadas para web

por Norberto Sousa

A internet e suas possibilidades estão acessíveis por todo o mundo. Ouso dizer que os “Apps” como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter etc tem sido os meios de comunicação mais utilizados, possibilitando o acesso em inúmeras coisas como pesquisas com finalidade profissional, acadêmica, política, vida social, sexual etc. Obviamente que a internet e seus aplicativos têm seus prós e contras. Existem diversas discordâncias sobre a internet como parte integrante do meio.

...

Brasil: União de especialidades para ampliar acessibilidade na web

por Norberto Sousa

Parceria entre eSSENTIAL ACCESSIBILITY e Hand Talk aumenta tecnologia assistiva na internet. Meta é oferecer a todas as pessoas com deficiência uma experiência completa e satisfatória no comércio eletrônico, nas relações corporativas e na socialização.

Empresas querem ampliar as formas de acesso e garantir a todas as pessoas com deficiência uma experiência completa e satisfatória no comércio eletrônico, nas relações corporativas e na socialização.

...

Teatro Maria Matos - cultura acessível à distância de um Enter

por Norberto Sousa

O Maria Matos Teatro Municipal é um dos primeiros, senão o primeiro, teatro português a apresentar um Site que supera o nível de conformidade duplo A e cumpre com a maioria dos critérios de sucesso de conformidade triplo A.

...

Curso: Websites e Documentos Digitais Acessíveis - Évora

por Norberto Sousa

ÉVORA
30 de Janeiro de 2017
Segunda, 9h30-12h30 | 14h00-17h00
Direcção Regional de Cultura do Alentejo
Casa Nobre da Rua de Burgos

Formador
Norberto Sousa

Nota: Instituições interessadas em proporcionar esta formação internamente podem contactar-nos e solicitar um orçamento através do email geral[at]acessocultura.org

...

Legendas na Web – além das fontes brancas -

por Norberto Sousa

Adicionar legendas a um vídeo na Web traz diversos benefícios para o usuário. Além de questões de acessibilidade, especialmente para pessoas surdas ou de baixa audição, o uso de legendas na Web possibilita que você compreenda um vídeo mesmo quando não tenha à disposição um fone de ouvido ou caixas de som.

Quantas vezes você não habilitou o áudio de um vídeo que passa no YouTube ou no seu feed do Facebook porque não está em um lugar apropriado? Se o vídeo tem legendas, sua experiência em assistir sem áudio acaba não sendo prejudicada.

...

Você sabia? Acessibilidade na Web

por Norberto Sousa

A world wide web, ou só web, ou mesmo internet é algo que está em nosso dia a dia, que nos permite, por exemplo, falar, escrever, ver vídeos, acessar serviços, bancos, compras, conversar com amigos e familiares, ler jornais, revistas, blogs, estudar via computador, celular, tablet, entre outros dispositivos. Apesar de ser tão cotidiana, você já deve ter vivido situações nas quais encontrou dificuldades para acessar algum desses serviços ou realizar algumas dessas atividades na web, não é?

...

Comissão saúda acordo para tornar mais acessíveis sítios Web e aplicações móveis do setor público

por Norberto Sousa

No Comunicado de Imprensa ontem à noite publicado (3 de maio 2016) a Comissão Europeia saúda acordo para tornar mais acessíveis sítios Web e aplicações móveis.

Negociadores do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão acordaram esta noite as primeiras regras à escala da União Europeia tendentes a tornar os sítios Web e as aplicações móveis dos organismos do setor público mais acessíveis, em especial para as pessoas cegas, surdas ou com deficiência auditiva.

...

Páginas



1 a 20 de 177