Estima-se que, na região algarvia, 11% da população sofra de diabetes Saúde: Dos 18 937 diabéticos inscritos nos Centros de Saúde 1411 necessitam tratamento à retinopatia
O Programa de Rastreio da Retinopatia Diabética que, em 2008, foi desenvolvido pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, junto dos 18 937 diabéticos inscritos nos Centros de Saúde da região, possibilitou a despistagem de 863 casos da doença. O tratamento das situações identificadas possibilitou que esses doentes não ficassem cegos, ou pelo menos, o processo de cegueira foi consideravelmente atrasado.
A revelação foi ontem efectuada por José Boavida, coordenador do programa nacional de prevenção e controlo de diabetes, na apresentação dos resultados do programa.
"A diabetes é a principal causa para a cegueira, motivada pela retinopatia, que é uma alteração nos vasos sanguíneos devido ao aumento da glicose [açúcar] no sangue", explicou o especialista, que alertou para o aumento da doença. "Actualmente, cerca de 11% dos algarvios sofrem de diabetes, estimando-se que se não houver uma mudança de hábitos, em 2025, teremos entre 15 a 25 por cento da população com diabetes", garantiu José Boavida.
Saiba mais
Custo
O programa de rastreio custou 227 940 euros. O tratamento dos 863 utentes está estimado num milhão de euros.
Lazer
Tratamento é feito com raios laser. O diabético deve controlar os níveis de açúcar no sangue desde as fases iniciais da doença.
Sintomas
Inicialmente não há sintomas, daí a importância dos diabéticos vigiarem a visão, através de exames oculares regulares
Fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=8C1D2390-BDE3-4065-A8D...
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 1195 leituras