Resultados científicos divulgados pela AIBILI
Resultados científicos divulgados recentemente em Coimbra demonstram que a Degenerescência Macular da Idade, uma doença que atinge mais de 300 mil portugueses, tem um tratamento promissor.
A evolução da Degenerescência Macular relacionada com a Idade (DMI) pode ser retardada. De acordo com especialistas presentes durante o encontro A Investigação Clínica em Oftalmologia, realizado pela AIBILI Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, em Coimbra, estão agora a surgir, e pela primeira vez nos últimos anos, medicamentos que impedem a progressão da doença.
Segundo Cunha-Vaz, oftalmologista e presidente da AIBILI, estes medicamentos têm de ser utilizados atempadamente quando as alterações da DMI são diagnosticadas precocemente.
Neste sentido, a AIBILI tem procurado desenvolver novos métodos de diagnóstico precoce para que o tratamento possa ser eficaz. Concretamente, a AIBILI desenvolveu já métodos de mapeamento e quantificação das alterações que ocorrem no fundo do olho, permitindo a sua detecção e acompanhamento.
A DMI afecta mais de 300 mil portugueses, números associados ao envelhecimento da população e uma maior esperança de vida. Perante esta realidade, o diagnóstico e tratamento precoces são a única esperança para os doentes, sendo por isso essencial sensibilizar a população para o problema.
Fonte: http://www.mni.pt/destaques/?cod=8770&cor=azul&MNI=5df1d407f6d69ba4500f7...
Nota: contributo, via e-mail, de Pedro Afonso.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2448 leituras