por Angélica Santos
Desde 2000 instalada na Póvoa de Varzim, a Clínica Oftalmológica Miguel Sousa Neves mudou de instalações, em Setembro de 2006, para o Edifício Portas do Parque I, na Av. 25 de Abril, n.ºs 62 a 70. Novas instalações com espaço e equipamento que a tornam provavelmente a clínica de oftalmologia mais bem equipada a norte do Porto
O objectivo principal era "aumentar o espaço para poder rentabilizar a clínica", explicou o oftalmologista e responsável por esta estrutura, Miguel Sousa Neves, "isto sem que o utente tenha que esperar muito tempo quando vem à consulta e, em simultâneo, precisa de fazer exames". No antigo espaço, a clínica era mais pequena, havendo "alguma dificuldade de mobilidade, pois havia aparelhos que se encontravam ao pé uns dos outros, não podendo ser utilizados ao mesmo tempo", explicou o médico. Por outro lado, se a anterior localização da clínica apresentava uma centralidade importante, este novo espaço não fica lhe atrás nesse aspecto, com a vantagem de ter "mais espaço de estacionamento". Além disso, a nova clínica está preparada para a criação de um bloco operatório, o espaço físico está pronto e pode ser "accionado a qualquer momento", de acordo com Sousa Neves, sendo um aspecto que "irá facilitar muito, caso haja alterações no modo como o sistema de Saúde vai funcionando". Possui três áreas de consultas, salas de lentes de contacto, laserterapia, exames complementares e o bloco operatório, que poderá ser utilizado quando se justificar, pois, neste momento, o acordo de parceria com o Hospital Valentim Ribeiro de Esposende "tem funcionado na perfeição".
A Clínica está devidamente inscrita na Entidade Reguladora de Saúde e já teve as necessárias inspecções da Delegação de Saúde, Câmara Municipal e Serviço de Bombeiros para que possa funcionar dentro da mais estrita legalidade.
Equipa reforçada
Este novo espaço deu ainda a possibilidade de aumentar a equipa de médicos. Além do médico especialista em oftalmologia, Miguel Sousa Neves, que é o proprietário da Clínica MSN, a equipa conta com a Drª Teresa Dinah Bragança, que também trabalha no Hospital de S. João, no Porto, onde faz parte da equipa de Retina Médica e coordena a Área de Oncologia Ocular; Drª Dália Meira e Drª Carla Teixeira, que também trabalha no hospital Pedro Hispano, em Matosinhos; Conceição Miranda, técnica de Ortóptica, que já trabalhava com esta equipa; Cristina Abreu, técnica em Optometria é nova na equipa, tem treino especializado na preparação e acompanhamento de utentes para tratamento de miopia, astigmatismo e hipermetropia por Laser. Dada a necessidade de haver um elo de ligação com os parceiros da Clínica MSN o Hospital Valentim Ribeiro e a Cruz Vermelha, de Esposende foi integrada na equipa Carla Vaz, licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho, que tem a seu cargo a Gestão de Recursos Humanos e Satisfação de Utentes da clínica. A equipa conta ainda com Filomena Pereira, enfermeira instrumentista, Paula Rodrigues, enfermeira, Maria do Alívio Flores, recepcionista, Jorge Breda, colaborador pontual na área médica e cirúrgica de estrabismo, Professor Pérez Moreiras, professore de oftalmologia da universidade de Santiago de Compostela, Instituto de Microcirurgia ocular, de Barcelona (para casos complexos) e Instituto Oftalmológico Fernandez, em Oviedo. Trata-se de "uma equipa alargada capaz de prestar um serviço de qualidade a quem recorre a esta clínica oftalmológica", sublinhou Miguel Sousa Neves.
Tecnologia de ponta
O aparelho de Tomografia Óptica Coerente é o melhor instrumento existente actualmente no mercado para avaliação de muitos casos de diabetes ocular, tromboses, glaucoma, entre muitas outras patologias oculares. A Clínica reforçou o seu equipamento com este aparelho, sendo o único instalado a norte do Porto.
A Clínica MSN possui também aparelhos de ecografia ocular para avaliação do globo ocular, biometria para se fazer o cálculo de lentes intraoculares antes da cirurgia de catarata, campimetria para se estudar os campos visuais do paciente, ente muitos outros.
A mais recente aquisição foi um "Laser de Excimer" de última geração, que permite, com o máximo de segurança, tratar miopias, astigmatismos e hipermetropias. Este laser, que custou cerca de meio milhão de euros, "coloca a oferta de serviços cirúrgicos de oftalmologia, ao nível do que se faz de melhor no país", apontou Sousa Neves.
Juntamente com o "Laser de Excimer" foi adquirido também outro aparelho, o "Aberrómetro (Wave Front Scan)", que é utilizado para se efectuarem os testes prévios na preparação para a cirurgia refractiva. Com este aparelho consegue-se não só personalizar o tratamento minimizando riscos e problemas, como também fazer o registo de pontos da Íris, o que vai posteriormente melhorar a eficiência do tratamento de astigmatismos por laser.
Os gastos totais efectuados na nova Clínica por Miguel Sousa Neves rondam l milhão e meio de euros.
Parcerias com outras unidades
A Clínica MSD tem no activo uma parceria com o Hospital Valentim Ribeiro, de Esposende, que tem "funcionado muitíssimo bem para que os pacientes que acorrem à nossa clínica possam ser lá operados a preços controlados", referiu Sousa Neves. O hospital tem múltiplos acordos como, por exemplo, com o Ministério da Saúde através das Administrações Regionais de Saúde, ADSE, Forças Armadas, Caixa Geral de Depósitos, SAMS, etc, o que proporciona custos muito mais baixos para o paciente.
Temos está em funcionamento uma parceria com a Cruz Vermelha de Esposende, com quem a clínica trabalha há bastante tempo. De qualquer forma, a MSN, que também tem protocolos com a Medis e Multicare, está receptiva a estabelecer outros acordos e parcerias, dentro de determinados limites, uma vez que não queremos que aumente o tempo de espera dos utentes para as consultas. Neste momento, para as consultas de Miguel Sousa Neves, a lista de espera é de dois meses, o que "começa a ser pesado para um serviço privado".
Para além de acordos possíveis em Portugal é desejo desta Clínica poder um dia prestar serviço continuado, programado e relevante em países africanos de expressão portuguesa. Nesta "aventura" o objectivo não seria o lucro, mas sim um sonho de se poder ajudar quem necessita, ainda mais que em Portugal. "Poder estabelecer um acordo com uma organização ligada ou não aos governos, em que uma pequena Unidade de Cirurgia de Ambulatório pudesse ser estabelecida para cirurgia de catarata seria um factor de realização pessoal muito importante", referiu Sousa Neves.
A Clínica e o seu funcionamento
"Trabalhamos como uma equipa em que todos vestem a camisola e sentem orgulho no seu trabalho. Pretendemos que todos tenham cada vez mais conhecimentos nas suas áreas de actuação pelo que todos, sem excepção, frequentam com regularidade cursos de formação e aperfeiçoamento", afirmou Miguel Sousa Neves. Um dos aspectos que caracteriza esta equipa é que vai "caminhando sempre na tentativa de melhorar os seus serviços, para que possa manter uma qualidade excelentes, e que esta seja reconhecida por aqueles que a nós recorrem", frisou ainda o responsável pela clínica Miguel Sousa Neves
Por isso mesmo, Sousa Neves adianta que a equipa está "sempre receptiva a todo o tipo de críticas construtivas e queremos que o "erro médico" possa ser praticamente inexistente na nossa prática clínica".
Os objectivos da Clínica MSN passam por procurar a constante inovação, "imaginado o que podemos fazer melhor, o que podemos oferecer que possa fazer a diferença entre esta Clínica e muitas outras que oferecem serviços semelhantes". E Sousa Neves acrescenta: "na nossa mente está uma citação de Bernard Shaw que dizia que «alguns olham as coisas que existem e perguntam porquê? Enquanto eu sonho com coisas que não existem e pergunto porque não?»
Responsabilidade social
A Clínica MSN tem como ponto de honra ajudar a comunidade onde está inserida pelos meios possíveis, privilegiando os mais desfavorecidos e as crianças.
No caso dos mais novos, a clínica colabora e, através de Miguel Sousa Neves, dirige o "Rastreio Visual" que o Lions Club da Póvoa de Varzim leva a efeito, anualmente, e há mais de 10 anos. O apoio logístico e os recursos humanos são da clínica que, de forma gratuita, oferece este apoio ao clube Lions, que o leva à comunidade poveira. O rastreio visual é levado a efeito em todos os infantários do concelho, que aceitem o convite para participação no mesmo.
"É um prazer e uma honra trabalhar com o Lions Club da Póvoa de Varzim em prol das crianças do nosso concelho", frisou Sousa Neves, que estabeleceu ainda um protocolo com o Instituto Madre Matilde, Intituto Maria da Paz Varzim, Centro de Acolhimento da Estela e a Casa O Regaço para consultar as crianças dessas instituições de forma gratuita e sempre que necessário. Neste trabalho junto da comunidade, a clínica também tem tido o apoio de Ópticas da cidade para o fornecimento de óculos, quando tal se justifica e a família dessas crianças não têm condições financeiras para os adquirir.
Mas a clínica MSN não quer ficar por aqui e Sousa Neves adianta que pretende estender este leque de apoios aos mais idosos, estando, nesta altura, a "estudar as possibilidades de o fazer de uma forma sustentada e relevante para a comunidade", eventualmente estabelecendo protocolos com instituições que acolhem a terceira idade.
Fonte: http://www.povoasemanario.pt/default.asp?noticiaid=2023&seccaoid=3&accao...
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 7473 leituras
Comentários
eu tenho uma amiga que tem
eu tenho uma amiga que tem miupia e astigmatismo.
eu queria saber se tem solução?
ela anda num especialista e disseram que so havia solução aos 20anos e ela agora tem 15.
ela cada vez ve menos.
por favor respondam