Está aqui

Glaucoma - Prognóstico Pode Evitar Cegueira

por Lerparaver

Por Dr. Leôncio Queiroz Neto

Sem manifestar nenhum sintoma, a pressão dentro do olho começa a subir, lentamente levando à perda do campo visual. É o glaucoma, uma doença que acomete 67 milhões de pessoas pelo mundo e 900 mil brasileiros.

Embora ainda não haja cura para esse mal, a medicina pode controlá-lo por meio de diagnóstico precoce e de colírios cada vez mais eficientes e com menores efeitos colaterais. O grande desafio dos especialistas quando o assunto é glaucoma é flagrar o problema o quanto antes e preservar a função visual dos pacientes interferindo o mínimo possível em sua qualidade de vida. Não é tarefa fácil, pois essa é uma doença sem sintomas, e muitas vezes não é percebida pelo paciente até que tenha ocorrido uma extensa perda do campo visual. É triste e frustrante para nós, oftalmologistas, receber um paciente com a doença em estágio avançado e saber que a situação poderia ter sido controlada se fosse descoberta mais cedo. Mais triste ainda é informar esse paciente que toda essa perda da visão é irreversível. Para os desavisados, o glaucoma é a principal causa de cegueira no mundo. Portanto, é preciso atenção. Ray Charles, músico recentemente falecido, já estudava piano aos seis anos de idade quando ficou cego em decorrência do glaucoma. Como neste dia 26 de maio comemora-se do Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, torna-se imprescindível alertar toda a população que, normalmente, o glaucoma não pode ser evitado. Porém, com sua detecção nos estágios iniciais e com o tratamento adequado, a cegueira em função do glaucoma pode sim, ser prevenida.

Para entender como surge o glaucoma, basta pensar no olho como uma "pia", na qual a torneira e o ralo permanecem permanentemente abertos. O humor aquoso, um líquido produzido por uma pequena estrutura, chamada corpo ciliar (situada atrás da íris), fica constantemente circulando pelo cristalino, pela íris e pela córnea, nutrindo e limpando a região. Depois é escoado, através de um tecido, a malha trabecular, que serve como um ?ralo?. Quando há falha na drenagem desse líquido, a pressão dentro do olho aumenta e comprime o nervo óptico. Esse nervo é o responsável por carregar a informação visual da retina até o cérebro. Comprimido, suas células nervosas vão morrendo lentamente, resultando em perda visual sem retorno.

Idade, hereditariedade e raça são consideradas quando se fala em causas do glaucoma. Embora possa afetar qualquer pessoa, quem tem mais de 45 anos, tem algum glaucomatoso na família (principalmente parentes de primeiro grau), tem descendência negra ou asiática está sob maior risco. Há ainda, outros fatores que podem interferir como diabetes, miopia, uso prolongado de medicamentos , como corticóides, anti-depressivos ou alguma lesão ocular prévia. É importante citar que, como a pressão intra-ocular ocular elevada é o principal fator de risco para o desenvolvimento do glaucoma, mesmo se um paciente não tiver nenhuma das características acima, mas começar a apresentar resultados elevados na pressão do olho nos exames de rotina, o momento será de atenção.

Quando a doença é diagnosticada, as opções de tratamento vão desde o colírio, laser e até a cirurgia com ou sem o implante de válvulas. Contudo, a intervenção cirúrgica a laser ou convencional, que visa criar um novo caminho para "circular" o humor aquoso (aquele que se acumula no olho provocando o ?sufoco?) é indicada apenas quando o tratamento clínico não controla bem a pressão do olho. Na maioria dos casos, os colírios agem de forma a manter essa pressão controlada. Ocasionalmente, também são necessários medicamentos via oral. Como os leitores podem perceber, o glaucomatoso tem que ter disciplina, mas não precisa mudar completamente seus hábitos ou ter sua vida totalmente modificada em função da doença. Basta atenção e assim estará afastando a ameaça da cegueira. Não que seja fácil, mas é perfeitamente possível.

Lamentável é que, embora nos últimos anos o Brasil tenha avançado de forma espetacular na prevenção e no tratamento da saúde visual, as necessidades da população ainda estão sendo atendidas em ritmo muito aquém do que é adequado. Pesquisas apontam que 40% dos pacientes que tem o diagnóstico de glaucoma já chegam, em sua primeira consulta, apresentando cegueira em um dos olhos ? o que caracteriza estágio avançado da doença. Reiteramos que os exames de rotina são essenciais para a saúde dos olhos, principalmente quando estamos falando de glaucoma. A consciência dessa necessidade então, passa a ser vital para afastar a possibilidade de perder a visão. Sabemos, entretanto, que se não houver um trabalho sério, integrando governo, profissionais médicos e entidades ligadas à área, o glaucoma continuará sendo uma das principais causas de cegueira evitáveis do Brasil, juntamente com a catarata. Que esse Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma possa ser um alerta para as pessoas, para que multipliquem o alcance dessa mensagem a respeito da importância da prevenção através de exames periódicos. Maior intercâmbio de informações entre oftalmologistas e pacientes, somado à intensificação do tratamento de controle da doença, são fatores capazes de mudar uma realidade triste, de pessoas que perdem a visão devido a uma doença que pode ser controlada.

"O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo" (Leonardo da Vinci).

Dr. Leôncio Queiroz Neto é médico oftalmologista, especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Diretor Médico do Banco de Olhos de Campinas e titular do Instituto Penido Burnier, de Campinas.

www.drqueirozneto.com.br
leoncio@penidoburnier.com.br

Fonte: http://www.segs.com.br/index.cfm?fuseaction=ver&cod=53073

Comentários

Tenho 47 anos e descobri que tenho glaucoma.Fiquei triste, mas surpresa de se saber tão pouco de uma doença muito antiga.Bem que eu queria saber porque tenho isso, porque os colírios não estão fazendo efeito e pior porque são caros,já que são medicações de uso contínuo. Desculpe o desabafo. Jacqueline.

Eu sou portador de glaucoma Também, e estou plenamente de acordo com a Jacqueline.
Realmente é uma doença bastante antiga mas eu á 30 anos que me foi diagnosticado o glaucoma e no entanto nunca tive um acompanhamento de prevenção mas sim um acompanhamento de rotina.
No momento em que a tensão ocular começou a disparar o meu oftalmologista dessa altura era o Drº Pedro Nunes atual Presidente da Ordem dos Médicos, sugeriu-me de imediato uma cirurgia mas que tinha muito pouco a ver com o tipo de Cirurgia referida no docomento principal deste tema.
Por isso compreendo perfeitamente a tristesa da Jacqueline, o que gostaria de lhe transmitir é que tenha esperança porque melhores tempos virão para nós.

O Glaucoma infelizmente tem de ser diagnosticado precocemente,portanto a triagem, as campanhas de prevenção têm o seu grande valor.
Os colirios da ultima geração são também neuro-protetores, no tocante às céluas retinianas, ao feixe papilo macular, e realmente têm mostrado grande valor terapêutico quando corretamente utilizados. Porém no Glaucoma o que perdemos de visão não é recuperado, portanto não podemos perder campo visual, se o colirio evitar a perda já tem a sua excelência.

Concordo plenamente com as campanhas de prevensão, ainda bem que hoje em dia já se realizam bastantes campanhas destas, no caso dos colírios sei que não é dada a devida importância e conhecimento destes aos pacientes, sómente são recomendados e nada mais.
Mas ainda bem que há sites como este que permite comentários como o do senhor Leoncio Queiroz Neto para nos ilucidar.

tenho 57 anos e descobri que tenho glaucoma á 10 anos, sempre fiz uso de colirios e estou cego!
Entro em depressão , fico desesperado , estou procurando outros portadores que tenham, uma palavra amiga, ouvi uma reportagem de cirurgia com celula tronco , gostaria que me respondecem.
quem está digitando para min é minha esposa ,esperamos resposta

Meu caro amigo,
Sempre tenho dificuldade em encontrar palavras de conforto para uma pessoa que vive uma situação como a sua. Na verdade tudo o que se possa dizer nesse sentido não passará de meras palavras. Eu sei do que falo porque também eu estou num processo acelerado de perda de visão devido ao glaucoma. Tenho 61 anos, estou cego de um olho desde tenra idade e o que resta de visão do outro olho já não me permite andar na rua sozinho. Este olho que ainda tem alguma visão já sofreu 4 operações ao glaucoma e 1 a cataratas. A situação do olho agravou-se pelo facto de a pressão continuar excessiva e o olho deixar de produzir líquido lacrimal o que vai enfraquecendo a córnea. Em Novembro passado fui observado por um especialista em Londres que me disse que a esperança em suster o processo de degradação do nervo óptico controlando a pressão passaria pela introdução de um implante no olho (uma espécie de tubo de drenagem). Não sei o que fazer pois esta operação, num olho como o meu, envolve um enorme risco. O desespero começa a bater forte à minha porta.

Desculpe-me por estar eu próprio a lamentar-me quando é o senhor que vem pedir palavras de conforto.

A sua exposição foi muito breve embora pareça que esgotou todas as possibilidades de tratamento. Se a perda de visão não é ainda total aconselho-o a não desistir e procurar outros especialistas. Afinal, nestas circunstâncias, se conseguir salvar uma pequena réstia de visão por muito pequena que seja já é muito bom. Se a perda de visão é mesmo total então haverá que reunir todo o ânimo para prosseguir. Hoje existem muitas ajudas de natureza técnica para nos apoiar; a nossa família e os nossos amigos também podem ter um papel importante nesta fase. Temos de ser fortes sobretudo neste primeiro embate. Afinal há milhares de pessoas completamente cegas mas que se mostram capazes de tornear essa deficiência e, de certo modo, serem felizes.
Um abraço
Manuel Guerreiro

quero saber se posso fazer uma cirurgia a laser para conter este glaucoma estou usando um colirio chamado travatan 0 5% gostaria da resposta ou outro colirio sou de salvador bahia

Realmente a medicina vem avançando muito em relaçao as celulas tronco, e devemos ter a esperança de dias melhores, para todos nos deficientes visuais e nos apegarmos as coisas boas que temos e voce tem uma esposa ao seu lado que compartilha essa luta contigo tbem sou deficiente visual e aprendi que devo valorizar o que tenho ao meu lado se nao e dificil mesmo !continuar a batalha, o que quero te dizer é que tenha força e confiança em Deus, isso tem sido o meu intuito estou ate pensando em aprender o braile, abraços

Eu não tenho glaucoma mas tenho que fazer uma pesquisa para o colégio
e preciso saber como você vive com essa doença?
Mande um imail para mim até o dia 10/06/09...

eu tenho 21 anos e ha 12 anos eu perdi a minha visao por causa do glaucoma as vezes eu min sinto bem mas na maioria delas eu estou pessima eu nao sei o que mais voufazer para um dia eu min acostumar mas seiija o que deus quiser um forte abraço a todos

Eu não sei como a gente deve agir nesse caso,
o médico não disse q era mas tbm não descartou a possibilidade de ser.
estou com muito medo , pois o meu marido é daqueles que se fazem de machão, a pressão de sua vista esta muito alta, o médico passou um colírio para pingar durante um mes o que vocês podem me dizer disso .
Os médicos não gostam de dar o diagnóstico cedo ou eles não tem mesmo a certeza de que seja ?????