Está aqui

Fundação Champalimaud abre centro de investigação na Índia

por Lerparaver

A Fundação Champalimaud criou, na Índia, o quarto maior centro de investigação mundial em doenças da visão, aliando-se a L.V. Prasad, um ex-realizador e produtor de cinema, que de há vinte anos para cá se preocupava com os cegos. Em paralelo com a investigação, as instalações do centro de investigação vão funcionar também como centro clínico de assistência aos doentes.

No início da década de 80, L.V. Prasad, realizador e produtor de filmes da época, dava o primeiro passo e criava um filme para pessoas com invisuais, um a história onde as receitas seriam canalizadas para combater a cegueira total ou parcial. Vinte anos depois da ideia, o centro L.V. Prasad Eye Institute (LVPEI) ganhou renome mundial como centro de investigação, dando agora mais um passo em frente com a parceria que cria o C-TRACE (Centro Champalimaud-Tranlational Centre in Eye Research), um projecto que alia a investigação científica ao tratamento ambulatório de doentes com problemas visuais.

Durante os próximos cinco anos, o C-TRACE tem por objectivo investigar e tratar doentes com problemas visuais, que representam um problema nacional na Índia.

Ao todo, serão dois mil metros quadrados do quinto andar do. O Centro, localizado no centro Prasad, na cidade indiana de Hydeberad, a poucos quilómetros de Bombaim, arrancará sob a liderança de D. Balasubramanian, um catedrático com formação em Biologia Molecular e análise estaminal. Contudo, ainda este ano, a Fundação Champalimaud espera ter médicos, investigadores e cientistas portugueses a trabalharem na Índia, como reforço da equipa de investigação.

Fonte: http://www.cienciapt.net/noticiasdesc.asp?id=14212