A colocação de sensores em certas regiões do cérebro pode ser a solução para alguns tipos de cegueira. A solução começou a ser testada em macacos na Harvard Medical School.
De acordo com notícia da BBC, os investigadores colocaram dois sensores minúsculos no tálamo (região cerebral que processa as imagens captadas pelos olhos) de alguns macacos com capacidades de visão normalizadas.
Os macacos foram ensinados a olhar para alguns pontos de luz. Depois de inserirem os sensores nos primatas, os investigadores passaram a emitir os sinais de luminosidade directamente para o tálamo dos primatas, que passaram a orientar os olhos e o rosto na direcção dos pontos de luz. Acontece que estes pontos de luz não foram emitidos na realidade apenas foi enviada uma mensagem correspondente a estes pontos de luz, através dos sensores incorporados nos cérebros das cobaias.
Apesar de ser um princípio animador, os responsáveis por esta investigação sublinham que ainda há muito para fazer até porque, por enquanto, os sensores não permitem transmitir toda a informação captada pelos olhos.
Para ser bem sucedido, este conceito pressupõe a incorporação de, pelo menos, 200 sensores e de um par de óculos com uma câmara digital incorporada.
Ainda assim, os mesmos investigadores acreditam que, no futuro, esta pode ser a solução para casos de cegueira em que os olhos padecem de uma qualquer incapacidade, mas a região do cérebro que processa as imagens mantém as funções regularizadas.
Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/futurologia/215112.html
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 1777 leituras