Está aqui

BRASIL - Pessoas com deficiência ainda têm dificuldade para estudar

por mayck

A Educação a Distância pode ser uma das soluções para a qualificação desta parcela significativa da população

Atualmente, existem no Brasil mais de 24 milhões de pessoascom necessidades especiais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, por mais que se tenham diversas legislações que tentem garantir o acesso desta parcela significativa da população ao ensino, poucos avanços são feitos. De acordo com o Presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (ACED) e ex- Ministro da Educação, Carlos Alberto Chiarelli, a dificuldade de acesso nas escolas e universidades, bem como a falta de preparo dos profissionais da educação, não ajudam a fomentar a inclusão de pessoas com deficiência.

Chiarelli destaca que este é um dos motivos que fazem com que a Educação a Distância (EAD) seja uma das melhores ferramentas para proporcionar um ensino de qualidade a estas pessoas. "O número de pessoas com deficiência no ensino superior a distância tem crescido anualmente. Somente entre 2007 e 2008, o aumento nas graduações foi de 340%. Hoje, aproximadamente 600 portadores de necessidades especiais estão cursando a faculdade utilizando esta metodologia", diz. Para o ex-Ministro, a utilização desta tecnologia proporciona que cada limitação seja atendida, desenvolvendo materiais específicos para cada deficiência. "Este é o segredo do sucesso da EAD, que leva o acesso ao saber a todos e sem discriminação, proporcionando avanços representativos para todo o país. A inclusão está efetivamente se implementando com esta nova ferramenta de educação", destaca.

No Paraná já existem duas turmas-piloto de um projeto educacional pioneiro que visa atender especificamente as pessoas com deficiência. As aulas são desenvolvidas por meio de um programa que oferece múltiplos materiais didáticos, desde o ensino fundamental até cursos de pós-graduação, passando por cursos preparatórios e de idiomas, considerando os diferentes tipos de deficiência. A previsão é que em março de 2010 estas primeiras turmas estejam com o curso finalizado para que se possam abrir outras classes. Esse projeto é realizado por meio de uma parceria entre a ACED, a Universidade Livre para Eficiência Humana (UNILEHU) e o IESDE (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino).

Perfil ACED
A ACED (Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância) foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância. Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros. O objetivo é alavancar, cada vez mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD). Mais informações sobre a ACED podem ser obtidas no site www.aced.org.br

FONTE: REVISTA SENTIDOS
http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13397&canal=educacao