Está aqui

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. - blog de Céu

O que é...?

por Céu

O que é...?

Acomodação
Capacidade do olho adaptar o seu foco de objectos distantes para objectos próximos. Este processo é alcançado por meio da mudança de forma do cristalino.

Acuidade Visual
Capacidade de distinguir detalhes e formas dos objectos.

Ambliopia (Olho Preguiçoso)
Perda ou falta de visão central em um olho. Geralmente ocorre até aos 4 anos de idade e envolve a falta de desenvolvimento da visão, muitas vezes relacionada à incapacidade de usar os dois olhos juntos.

Ametropia
Qualquer erro óptico que possa ser corrigido por meio de óculos ou lentes de contacto.

Astigmatismo
Condição que ocorre quando a superfície frontal do olho, a córnea, tem uma forma ligeiramente irregular. Essa forma irregular impede a luz de se focalizar adequadamente na parte posterior do olho (retina). Como resultado, a visão pode apresentar-se distorcida a qualquer distância.

Câmara Anterior
O espaço na frente da íris e atrás da córnea.

Câmara Posterior
Espaço entre a parte posterior da íris e a face frontal do corpo vítreo. É preenchido com o humor aquoso.

Campo Visual
Área total que pode ser observada quando o olho está direccionado para a frente, incluindo a visão periférica.

Catarata
Perda da transparência, de parte ou de todo, do cristalino, resultando numa visão distorcida ou pouco nítida.

Cirurgia Refractiva
Qualquer um dos vários procedimentos cirúrgicos para remodelar a córnea e corrigir a visão, incluindo PRK, LASIK e RK.

Conjuntiva
Tecido (membrana) fino e húmido que contorna as superfícies internas das pálpebras e a superfície externa da esclera (a camada branca externa do globo ocular).

Conjuntivite (Olho Vermelho)
Irritação/inflamação do revestimento da conjuntiva. Existem dois tipos: bacteriana e viral.

Córnea
A parte frontal transparente da camada de protecção externa do olho. A sua curvatura protuberante proporciona a principal refracção do olho.

Coróide
Camada preenchida por vasos sanguíneos que nutre a retina; parte da úvea.

Corpo Vítreo
Massa de gel transparente e incolor situada atrás do cristalino e na frente da retina. Pequenas partículas flutuantes semi transparentes ou turvas no corpo vítreo são chamadas manchas, flutuantes ou moscas.

Cristalino
Estrutura flexível (pequena lente), cristalina e transparente na frente do olho logo atrás da pupila. Pequenos músculos modificam o formato do cristalino para desviar a luz que entra e ajudar o olho a focar para ver de perto e de longe.

Degeneração Macular
Perda da visão central resultante de alterações, geralmente relacionadas ao envelhecimento, na mácula (porção posterior da retina responsável pela visão clara e nítida).

Degeneração Macular Relacionada à Idade
Perda da visão central como resultado de alterações patológicas, geralmente relacionadas ao envelhecimento, na mácula (porção posterior da retina responsável pela visão clara e nítida).

Dilatação
Processo pelo qual a pupila é temporariamente aumentada por meio de colírios especiais. Isso permite que o oftalmologista veja melhor a retina e procure sinais de doenças oculares ou problemas de saúde. Após o exame, a visão de perto pode permanecer baça por várias horas.

Emetropia
Estado em que não há erro de refracção.

Epitélio Pigmentado da Retina
Camada celular de pigmentos que nutre as células retinais. Localizada do lado de fora da retina e anexa à coróide.

Esclera
Camada (cobertura) externa do globo ocular branca e rígida. Juntamente com a córnea, protege todo o globo ocular.

Estrabismo (Olhos Cruzados)
Desalinhamento dos olhos no qual um, ou ambos, pode virar-se para dentro, para fora, para cima ou para baixo, involuntariamente.

Flutuantes (Manchas)
Pequenas partículas flutuantes semi transparentes ou turvas no corpo vítreo, a massa de gel transparente e incolor que fica atrás do cristalino e na frente da retina.

Fundo
Revestimento interior do globo ocular, incluindo a retina, o disco óptico e a mácula. Essa porção do olho interno pode ser observada durante um exame de vista olhando-se através da pupila.

Glândula Lacrimal
Pequena estrutura em forma de amêndoa que produz as lágrimas. Está localizada logo acima da região interna do olho.

Glaucoma
Uma doença ocular na qual as passagens que permitem que os líquidos do olho sequem tornam-se entupidas ou bloqueadas, ou existem muito líquido sendo produzido dentro do olho. O aumento da pressão dentro do olho, então, danifica o nervo óptico e causa perda da visão.

Hipermetropia
Dificuldade em ver objectos próximos. É resultante de um globo ocular muito curto ou cuja superfície externa (a córnea) é muito plana. A causa exacta não é conhecida, embora a hipermetropia possa ser hereditária, ocorrer naturalmente ou estar associada ao esforço ocular. É corrigida por meio de lentes visão simples.

Humor Aquoso
Líquido aquoso e transparente que flui entre o cristalino e a córnea, nutrindo-os. Também conhecido como líquido aquoso.

Íris
Anel de tecido colorido suspenso atrás da córnea e imediatamente á frente do cristalino. Regula a quantidade de luz que entra no olho, por meio do ajuste do tamanho da pupila. Dá a cor aos olhos.

Lentes Asféricas
Mais planas e finas do que as lentes convencionais, as lentes asféricas minimizam a ampliação das lentes e melhoram a aparência dos olhos atrás dos óculos, principalmente em pessoas com graduações elevadas.

Lentes Bifocais
Óculos com duas zonas de visão, uma para ver objectos próximos e uma para a distância. As lentes bifocais tem uma linha visível bem delimitada separando as duas zonas de visão.

Lentes Progressivas
Lentes que apresentam progressivamente mais poder de leitura de cima para baixo; para corrigir presbiopia. Tem múltiplas graduações distribuídas de forma progressiva.

Lentes de Alto Índice
Lentes de alto índice são o tipo mais novo de lentes para óculos de prescrição. Para graduações elevadas, elas são mais leves no peso e mais finas nas bordas do que as lentes regulares de plástico ou vidro. Disponíveis tanto em vidro quanto em plástico, estas últimas sendo mais populares. Revestimentos anti-reflexo e contra riscos são geralmente recomendados.

Lentes Orgânicas (Lentes de Plástico)
São mais leves e mais resistentes a impactos do que as lentes de vidro, mas riscam mais facilmente. Os usuários geralmente preferem as vantagens de uma lente de alto índice.

Lentes Minerais (Vidro)
Feitas principalmente de sílica, as lentes de vidro são o tipo mais antigo de lentes de prescrição. São mais pesadas e resistentes aos riscos do que as lentes de plástico, e devem ser endurecidas por meio de calor ou produtos químicos, para atender aos padrões e normas para resistência a impactos.

Lentes Fotocromáticas
Lentes que escurecem sob o efeito da luz.

Lentes Monofocais (Visão Simples)
Lentes para óculos que corrigem uma única necessidade refractiva (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).

Mácula
Área central da retina pequena e sensível que contém células nervosas sensíveis à luz chamadas "cones". Proporciona visão para trabalhos delicados e para leitura.

Manchas (Flutuantes)
Pequenas partículas flutuantes semi transparentes ou turvas no corpo vítreo, a massa de gel transparente e incolor que fica atrás do cristalino e na frente da retina.

Miopia
Incapacidade para ver nitidamente à distância. É causada por um globo ocular muito longo ou cuja superfície externa (a córnea) é muito curva. A miopia possa ser hereditária, ocorrer naturalmente ou estar associada ao esforço de concentração por longos períodos de trabalho a distâncias curtas. A condição é corrigida por meio de lentes visão simples.

Nervo Óptico
Feixe de mais de um milhão de fibras nervosas que carregam mensagens visuais da retina para o cérebro.

Oculista (Óptico)
Profissional que analisa e interpreta receitas ópticas a fim de desenhar, modificar, preparar, ajustar, verificar e entregar aparelhos ópticos e que também ajuda em outros procedimentos auxiliares de cuidado com o olho.

Oftalmologista
Médico especializado nas doenças dos olho. Examinar e trata das doenças oculares por meios químicos, físicos e cirúrgicos.

Optometrista
Especialista da Visão. Diagnosticam, tratam e controlam distúrbios do sistema visual, do olho e de estruturas associadas, assim como diagnosticam condições sistémicas relacionadas. Utilizam essencialmente meios físicos na correcção e tratamento dos distúrbios visuais.

Policarbonato
Material concebido para ter alta resistência contra impactos. O policarbonato é entre 4 e 10 vezes mais resistente a impactos do que qualquer outra lente; na verdade, este material é usado em janelas à prova de balas. É leve e fino como qualquer outra lente de alto índice, mas risca facilmente. Como resultado, é necessário tratamento com revestimento contra riscos. Recomendado para crianças e para a prática de desportos.

Ponto Cego
1. Uma pequena área da retina onde o nervo óptico penetra o olho; normalmente ocorre em todos os olhos. 2. Qualquer lacuna no campo visual correspondente a uma área da retina onde não existem células visuais.

Presbiopia
Perda gradual da capacidade do olho de mudar o foco para ver nitidamente objectos próximos. Acontece porque, com a idade, o cristalino perde gradualmente a flexibilidade e capacidade de focar. Ocorre com quase todas as pessoas acima dos 45 anos de idade. A condição é corrigida com lentes bifocais ou progressivas.

Pressão Intra-Ocular (PIO)
Pressão do líquido dentro do olho. Quando elevada poderá levar ao glaucoma.

PRK
Procedimento cirúrgico para reformar a córnea com laser excimer; aprovado para uso no correcção da miopia.

Pupila
A abertura ajustável no centro da íris que permite que quantidades variadas de luz penetrem o olho.

Raios Ultravioleta
Raios invisíveis da luz solar e lâmpadas; potencialmente prejudiciais aos olhos, especialmente relacionados ao desenvolvimento de catarata.

Retina
Camada de células nervosas sensíveis à luz (bastonetes e cones) que reveste a parte posterior do globo ocular. Envia impulsos visuais por meio do nervo óptico para o cérebro. A mácula fica no centro da retina e é formada de cones.

Retinopatia Diabética
Enfraquecimento dos pequenos vasos sanguíneos da retina, que resulta em hemorragia, crescimento de novos vasos sanguíneos e outras alterações; causada pela diabetes. A visão pode deteriorar-se, ficando distorcida e pode mesmo ser perdida se não for tratada.

Revestimento Contra Riscos
Revestimentos, normalmente em resina endurecida, que protegem lentes orgânicas contra riscos.

Sensibilidade ao Contraste
Capacidade de perceber diferenças de brilho entre um objecto e seu fundo.

Tonometria
Exame padrão que determina a pressão intra-ocular. Pressão elevada é, possivelmente, sinal de glaucoma.

Tratamento Anti-Reflexo
Revestimentos nas lentes que reduzem os reflexos das lentes para reduzir o brilho e melhorar a visão. Também melhora a cosmética das lentes.

Visão Periférica
Visão Lateral. Capacidade para ver objectos e movimentos fora da linha directa de visão.