Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

As Imagens nos Livros Didáticos de Língua Estrangeira

por Francisco Lima

Meus caros, na Revista Brasileira de Tradução Visual, cujo terceiro volume já está disponível na www.rbtv.associadosdainclusao.com.br se poderá ler um breve, mas importante artigo áudio-descritivo de autoria de Fabiana Tavares.
Aqui, compartilho com vocês um trecho dele:
"... O livro didático é “um material impresso, estruturado, destinado ou adequado a ser utilizado num processo de aprendizagem ou formação; material caracterizado pela seriação dos conteúdos; mercadoria; depositário de conteúdos educacionais; instrumento pedagógico; portador de um sistema de valores; suportes na formação de uma História Nacional; fontes de registros de experiências e de relações pedagógicas ligados a políticas pedagógicas da época; e ainda como material revelador de ângulos do cotidiano escolar e do fazer-se da cultura nacional” (GATTI JR, 2004, p.34-35).
Sem dúvida, em algumas situações formativas, esse recurso tem se tornado trilhos para o trabalho pedagógico. Desde a gênese do LD, ao tempo do agora, a função e relevância transitam em manuais de uso, em cursos e discursos.
Atualmente, os LDs são ricos em imagens e ilustrações, tais recursos vêm paulatinamente se transformando em parte integrante da aprendizagem e, muitas vezes, contribuem com os percursos utilizados pelos professores na escolha do livro didático, recurso relevante no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira, por exemplo.
Nesta linha, Oliveira e Mota (2005) afirmam que quando as imagens passam “por um processo de didatização na medida em que são utilizadas para situar o leitor na língua alvo (p. 88), produzem entendimentos que aproximam a cultura inata da cultura que funda a Língua Estrangeira.
Os autores ainda afirmam que a ilustração pode estabelecer relação com a palavra, assim sendo contributiva para orientar o aluno leitor na compreensão do texto verbal. Esse posicionamento enfatiza que os estudantes que não tiverem acesso a essas informações icônicas, estarão em desvantagem em relação aos seus pares e, por consequência, o processo de ensino-aprendizagem estará fragilizado."
Para ler mais, entre na seção foto-descrição da RBTV