Está aqui

jofigomes - blog de jofigomes

O fim do 11º ano e o início de novas oportunidades

por jofigomes

Olá, hoje vou contar-vos uma experiência pela qual eu passei, e continuo a passar, para que vocês reflictam e ponderem bem antes de tomar qualquer tipo de opção, ponderem nos prós e nos contras, na utilidade que as coisas vos poderão vir a fazer etc...
Espero que gostem!

A breves passos de finalizar o 11º ano, chegou aquela célebre fase de optarmos pelas disciplinas que pretendíamos frequentar no ano lectivo a seguir, ou seja, o 12º, um ano decisivo.
Foi então que surgiu a oportunidade de eu escolher a disciplina de Aplicações a Informáticas B, sendo que passaria a frequentar esta disciplina com outro colega, também cego, para que conseguíssemos aprender o máximo, e de forma mais aprofundada, pois uma turma constituída por dois alunos, ainda por cima os dois cegos, com um professor para ambos, era a «cereja no topo do bolo!».
Ainda hoje, continuo a achar que esta foi das melhores opções que alguma vez tomei, pois nesta disciplina já aprendemos imenso, e, apesar de aparecerem algumas dificuldades pelo meio, juntamente com o professor conseguimos superá-las a todas!
Aprendemos a construir sites, criando um site para crianças, onde publicamos jogos que outros alunos da escola realizaram, com o objectivo de haver uma interacção entre as turmas, ou seja, os alunos normo-visuais criaram os jogos, que infelizmente ainda não estão acessíveis às pessoas cegas, e nós, os alunos cegos construímos, com a ajuda do professor, o site para publicar esses mesmos jogos. Desde já, aproveito para vos dizer para visitarem o nosso site: www.estudar-a-brincar.pt.vu , e, se por acaso acharem conveniente alterar algo, que não esteja acessível avisem!
Mas não ficamos só por aqui, aprendemos também a trabalhar com várias funcionalidades que os nossos computadores possuem, e que, muitas vezes não nos passa pela cabeça a utilidade que nos poderá vir a fazer, como por exemplo o Excel, onde aprendemos algumas fórmulas de cálculos, construção de gráficos e também formatação das folhas de cálculo; aprofundamos o Microsoft Word, ou seja, os vários tipos de formatação, como se pode inserir tabelas, como se pode formatar estas, como se insere imagens e como se coloca legendas nessas mesmas imagens.
Fizemos várias pesquisas na internet, para aprendermos as formas mais rápidas para encontrarmos a informação, como por exemplo, se colocarmos um + entre as palavras, ou seja, se nos pedirem para pesquisar algo do género, Benfica e Google, no formulário escreveríamos Benfica + Google e iríamos obter uma pesquisa mais centrada nas palavras que inserimos.
Ah, e para além do nosso site, estamos a pequenos passos de lançar uma rádio online, que se chamará «rádio tsunami» e cujo slogan será «deixa-te levar pela nossa onda». Este projecto ainda não está devidamente concluído devido à falta de internet na nossa escola, o que nos está a condicionar a colocação online da nossa rádio. Mas, logo que isto for possível eu informarei para que vocês comecem a ser embalados por uma música diferente, de grande qualidade, e, acima de tudo, uma música que vos vai pôr a andar de lado!
Em suma, faço um apelo a todos os jovens que estão a frequentar o 11º ano e que para o próximo ano lectivo irão ter a oportunidade de escolher, então, não tenham dúvidas, se o professor vai ser fixe, se o professor se vai adaptar ao jaws ou a outro leitor de ecrã, ponham as vossas dúvidas de lado e arrisquem pois vale a pena.
Todas estas coisas que eu aprendi nesta disciplina, não tenho quaisquer dúvidas que me serão úteis quando for para o mercado de trabalho, ou até mesmo quando for para a universidade.
Não se «acanhem», se vocês ajudarem, o professor também tem o trabalho facilitado, mas vocês inicialmente, em vez de aprenderem vão ter de ensinar, ou seja, vão ter de explicar ao professor o funcionamento dos leitores de ecrã, como vocês trabalham com a internet, como usufruem das potencialidades do vosso computador, só depois disto é que o professor vos poderá ensinar.
Escolham esta disciplina e vão ver que não se arrependem!