Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

Enades 2015 abre inscrições para a Oficina: Fotografia para pessoas com deficiência visual (20 vagas)

por Francisco Lima

Prezados,
Para inscrição nos Minicursos e Oficinas do Enades 2015 é preciso fazer a inscrição como participante ouvinte ou como apresentador de trabalhos em:
http://www.associadosdainclusao.com.br/enades2015/node/2Consulte
Oficina: Fotografia para pessoas com deficiência visualO conceito de fotografia remete, desde seu surgimento, ao ato de “desenhar na luz”. A questão é: podem as pessoas com deficiência visual interessar-se por essa linguagem? A resposta é sim! A partir da vivência entre a professora de fotojornalismo Janaína Gomes e a aluna cega congênita Rubia Steffens foi possível desafiar os limites de videntes e cegos para que utilizem uma das maiores invenções que a Revolução Industrial legou à humanidade: a fotografia. Mas como? O minicurso "Fotografia para pessoas com deficiência visual" consiste em, primeiramente, sensibilizar a pessoa com deficiência visual ao mundo das imagens para que possa experimentar, sensorial e conceitualmente, o que é a fotografia. A áudio-descrição é uma ferramenta fundamental neste processo, além de técnicas de composição fotográfica como a Regra dos Terços, escala e perspectiva. Portanto, a fotografia Inclusiva, como temos chamado, possibilita a ampliar a conceituação técnica do ato fotográfico e de, fundamentalmente, como as pessoas podem apreciar a fotografia além da visão.
Público-alvo da Oficina “Fotografia para pessoas com deficiência visual”:Pessoas cegas, pessoas com baixa visão e demais interessados no ensino de fotografia para pessoas com deficiência visual.Vagas: 10 alunos.
Importante! Os interessados na Oficina “Fotografia para pessoas com deficiência visual” devem informar pelo e-mailcontato.enades@gmail.com se possuem ou não câmera fotográfica para realizar a Oficina. Os que possuírem, devem trazê-las. Apenas estarão disponíveis algumas câmeras para os que eventualmente não as tiverem.
Janaína Gomes e Rubia Steffens

Janaína Gomes (jgomes.fw@gmail.com)Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Científica e Prospecção Tecnológica. Atua, desde 2012 nas áreas de fotografia, fotojornalismo, fotografia e acessibilidade, acessibilidade em mídias digitais, gestão da informação e educomunicação.