Está aqui

Blog de e.m.a

Bom humor e bom senso - 2

por e.m.a

Como será o aspecto físico da pessoa com quem falo?

Quando duas pessoas se conhecem imediatamente registam a mútua aparência física e até um pouco das respectivas personalidades pela maneira como se comportam.
O olhar, o sorriso, o gesto, enfim, a chamada linguagem corporal.
Mas se uma delas não vê, imediatamente fica em desvantagem.Para mim é das situações mais limitativas da cegueira. Quando estou com alguém e só lhe ouço a voz, tenho sempre a impressão de que estou a falar com um fantasma.
Claro que não podemos andar por aí a apalpar uns e outros. Mas, a partir de algum convívio, se falarmos com frontalidade dessa nossa limitação, acho que o outro compreende.
Com mãos leves apercebemo-nos se um cabelo é ondulado ou liso, curto ou longo,os ombros, comparando com a nossa própria estatura, indicam se é alta ou baixa, pelos braços percebe-se érobusta ou frágil e, quanto ao rosto, com mãos leves e não suadas, como é evidente, verificamos se as sobrancelhas são espessas ou finas, se o nariz é pequeno ou grande, se o rosto é redondo ou comprido. Já dá para fazer um retrato e sempre é melhor que nada.
A sociedade impõe restrições e ainda bem que o faz. Quem tem visão compensa-se, quem não tem, se leva a inibição ao extremo, cai na frustração. Estou a pensar principalmente nos jovens para quem o reconhecimento físico é um estímulo tão importante.
Aceitemos com realismo as nossas limitações mas tentemos compensá-las sempre que possível. É uma questão de bom senso.