Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

Áudio Descrição: Novas perspectivas ilustradas

por Francisco Lima

Áudio Descrição: Novas perspectivas ilustradas
(http://books.google.com.br/books?id=TdjLBAAAQBAJ&hl=pt-BR&source=gbs_nav...)

Prezados,
Abaixo segue um breve texto a respeito do livro “Áudio Descrição: Novas perspectivas ilustradas”, ainda não traduzido para o português, porém que muito recomendo a leitura e o estudo.
Tive a honra de presidir na UAB, em Barcelona, uma banca de doutoramento, de ninguém menos que Joel Snyder, cuja orientadora e demais autoras deste livro faziam parte da banca.
Foi um momento histórico da áudio-descrição mundial.
Bem, para os que puderem adquirir o livro e o ler, fica a dica.
E, para os que desejarem saber sobre áudio-descrição ou aprimorar os estudos na tradução visual, aqui mesmo no Brasil, a dica é o I Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo, a acontecer entre 13 e 17 de janeiro de 2015, em Colatina, ES, quando estudiosos da áudio-descrição palestrarão, ministrarão oficinas e minicursos sobre áudio-descrição e muito mais.
Venha participar!
www.enades.com.br
Cordialmente,
Francisco Lima

Áudio Descrição: Novas perspectivas ilustradas
(http://books.google.com.br/books?id=TdjLBAAAQBAJ&hl=pt-BR&source=gbs_nav...)

capa
Anna Maszerowska, Anna Matamala, Pilar Orero
John Benjamins Publishing Company, 15/10/2014 - 216 Páginas

"A áudio-descrição (A-D) é uma técnica narrativa que fornece informações complementares a respeito de onde, quem, o que, e como, de qualquer conteúdo audiovisual. Ele traduz as imagens em palavras.
A principal função desta narrativa ad hoc é fazer com que o conteúdo audiovisual disponível para todos: seja uma visita guiada da cidade de Barcelona, um filme em 3D, ou uma pintura de Picasso.
A áudio-descrição é uma das irmãs mais novas da Tradução Audiovisual, e é epigonic à modalidade de tradução audiovisual escolhida.
Este livro é a primeira obra sobre o tema escrita em Inglês e que reúne uma equipe internacional de professores líder na áudio-descrição, acadêmicos e profissionais para abordar as questões básicas a respeito de estratégias de áudio-descrição.
Usando um estímulo, o filme de Quentin Tarantino Inglourious Basterds (2009), as autoras analisaram o quê, quando, onde e como áudio descrever.
O livro é escrito em um esforço colaborativo, seguindo uma abordagem de baixo para cima. As muitas questões que surgiram no processo de análise foram agrupadas em categorias mais amplas representadas nos dez capítulos deste livro. Ele contém. Um bom exemplo de uma colaboração internacional de sucesso.
O livro apresenta uma estrutura robusta prático e teórico para os muitos estudos sobre áudio-descrição a vir no futuro.
Considerando a estrutura das contribuições individuais, o livro não é apenas orientado para a identificação dos desafios que aguardam o descritor, mas também oferece uma visão sobre as suas possíveis soluções.