Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

Áudio-descrição da Copa: As pessoas com deficiência não são Alvo da Copa, Diz Secretário de Cultura no Brasil

por Francisco Lima

Áudio-descrição da Copa: As pessoas com deficiência não são Alvo da Copa, Diz Secretário de Cultura no Brasil.

Prezados, De acordo com o Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Brasil, que Deus o tenha, as pessoas com deficiência não são alvo da Copa.
Então, nada de acessibilidade para elas, não é seu Secretário otário de Cultura.
Quando muito, né seu Secrotário, a Fifa oferece uns voluntários para fazer “autodescrição” para os “deficientes” em algumas arenas, certo?
Deixe-me explicar, senhor Secretário (já estou ficando com medo quando ouço falar em Secretário e vejo o que secretam... vejam o dos direitos humanos, veja o de cultura, veja o do promotor de direitos humanos do MP, em Recife.... me dão arrepio!), os "deficientes" são alvo da Copa sim: o MP vai colocar os deficientes que estão demandando por justiça imediata e sem desculpas, em fila na parede e mandar bala!
Aí, a "autodescrição", que é uma elaboração do conceito brasileiro de "audiodescrição", a verdadeira audiodescrição por si só, de eventos falados, porque de eventos estáticos é, de acordo com a mais elaborada, moderna e estilosa maneira de dizer brasileira, "descrição estática" vai ficar assim:
"deficientes com bengalas, cadeirantes, surdos e deficientes mentais, que a gente não vê, mas que são, porque estão de pé, da cintura para cima no paredão de fuzilamento, que a gente não vê, porque não é um paredão, mas uma dessas barreiras de arame de cercar gado estão em primeiro plano. Ao seu fundo, à direita, debaixo dos pés dos cadeirantes, sobre o lado direito, diagonal com a bengala do cego que põe as duas mãos no surdo, que não dá para saber que é surdo, mas que a gente sabe, porque ele não apresenta nenhuma deficiência, "têm" duas rodas que parecem de carrinho de bebê. Em terceiro plano, em close, com seu fundo roxo, está escrito com letras os dizeres do fuzilamento, a data, os nomes de quem vai ser fuzilado e a cara do carrasco mau.
Embaixo da imagem estática descrita, tem uma bandeira do Brasil tremulando, sobre a foto a "autodescrição voluntária da Copa 2014". Do lado, em plano americano, uma formadora de autodescritores, vestindo blusa na moda deficiente, do estilo desenhado pela Secretaria da Pessoa Deficiente.
Audiodescrição, quer dizer, descrição pós-facto.
Cordialmente,
Francisco Lima
Obs.: No texto acima, brinco com os principais erros cometidos em áudio-descrições, ou em audiodescrições, como querem por aí. Uso de linguagem fílmica ou fotográfica, uso pronominal, principalmente do pronome possessivo seu e variações, erro de coerência, erro de tradução visual do que é da imagem e do suporte da imagem etc., afronta à diretriz descreva o que você vê, portanto não descreva o que não é visto, afronta à diretriz “não editorialize, não paternalize, não explique etc. Evite cacofonias, e por aí vai.....