Está aqui

Projeto beneficiará portadores de deficiência visual no Brasil

por Lerparaver

O Projeto Inclusão sem Fronteiras, patrocinado pela Petrobras, vai entregar 142 máquinas de escrever em Braille, 2.104 livros didáticos, apostilas e manuais, e 852 bengalas para 84 instituições que atendem deficientes visuais nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Serão 18 estados beneficiados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Tocantins e Roraima, totalizando cerca de 1.300 crianças e jovens.

As solenidades de entrega dos materiais serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte (16/05), Recife (23/05) e Porto Alegre (30/05), representando algumas das regiões beneficiadas. "O projeto tem como principal objetivo investir em escolas das regiões mais carentes do país, possibilitando a alfabetização de crianças, jovens e adultos com deficiência visual, para viabilizar sua inclusão no mercado de trabalho, na família e na sociedade", explica Anamaria Miranda Rodrigues Ballard, gestora do projeto na Companhia.

Distribuição

O projeto, que está na segunda edição patrocinada pela Petrobras, é coordenado pela Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual Laramara, localizada em São Paulo.

Segundo o coordenador em Desenvolvimento e Produção da Laramara, Cristiano Gomes, a distribuição das máquinas e materiais pelas regiões e instituições escolhidas levou em conta informações como a faixa etária e número de deficientes atendidos em cada uma, a existência de programas de alfabetização e locomoção, o número de máquinas em funcionamento já existentes nas instituições e os funcionários capacitados para operá-las, além do cadastro do CAP (Centro de Apoio Pedagógico).

Na Região Sul, serão atendidas 29 instituições, com 47 máquinas de escrever em Braille. No Sudeste, 20 instituições irão receber 36 máquinas.

No Nordeste, 21 escolas do Nordeste vão receber 39 máquinas; 11 instituições da Região Norte vão receber 14 máquinas e, finalmente, a Região Centro-Oeste irá receber seis máquinas, que serão divididas entre três instituições. Na primeira edição do projeto Inclusão sem Fronteiras, em 2004/2005, foram distribuídas 146 máquinas a 75 instituições e escolas no Norte e Nordeste.

No Brasil, 80% das pessoas portadoras de deficiência visual possuem baixo poder aquisitivo. O projeto cria alternativas para que essa situação seja revertida por meio da transformação das condições dos institutos ou colégios já existentes, tornando-os equipados e aptos a admitir e capacitar deficientes visuais. O Projeto Inclusão sem Fronteiras é uma das ações do PATE (Programa Avançado de Assistência e Tratamento a Pessoas Especiais) da Petrobras, que atende pessoas com deficiência, contribuindo para uma sociedade inclusiva.

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/mostra_noticia.asp?id2=41859&cat2=emp...