Ir ao dentista é um desafio e tanto, principalmente para qualquer menino ou menina, pois a ideia de ficar numa cadeira gigante com um anel de luz no rosto, enquanto eles olham a boca com instrumentos desconfortáveis, não é nada agradável. Como se não bastasse, no final, o dentista dá-lhes a amarga notícia de que não podem comer os seus doces preferidos, o que se torna uma experiência bastante aterradora.
Mas ir ao dentista não é apenas um terror para as crianças, é também um assunto incômodo para os adultos, pois por hábito sabemos que muitos procedimentos odontológicos podem causar dor e sensibilidade, por isso não acompanhamos e cuidamos adequadamente de nossos saúde oral
Apresentamos as últimas tendências em saúde bucal!
Felizmente, muitas dessas situações mudaram devido à evolução dos procedimentos odontológicos e ao desenvolvimento de novos métodos e tratamentos indolores. Para se ter uma ideia de como esse setor está mudando, a especialista em profilaxia e prevenção odontológica, EMS, compartilha as últimas tendências em saúde bucal.
Prevenção e manutenção da saúde bucal. Nosso sorriso é a melhor carta de apresentação que podemos ter e a preocupação em mantê-lo, tanto externa quanto internamente, deve ser uma prioridade para todos. Devemos realizar limpezas constantes (denominada profilaxia dental profissional) que ajudam a prevenir cáries, gengivites e outras doenças (periodontites e perioimplantites) tanto em crianças quanto em adultos.
Essas limpezas ajudarão a manter os dentes naturais e os implantes saudáveis por muito mais tempo.
Como recomendação, uma alimentação saudável e equilibrada, a redução da ingestão de produtos açucarados e o uso diário de uma boa escova e pasta dentífrica são algumas das chaves para conseguir aquele sorriso que todos queremos ter.
Prevenção de cáries. As cáries geralmente se desenvolvem em áreas não acessíveis por escovas, inclusive entre os dentes, cavidades e fissuras. A profilaxia frequente pelo dentista é fundamental para evitar cáries e promover o tratamento adequado caso já as tenha.
Pastas de dente, escovas e fio dental tornam-se os melhores aliados, junto com o dentista, para combater cáries e outros tipos de infecções dentárias. Mas é importante saber quais os cremes dentais e escovas mais adequados às suas necessidades e só o seu dentista poderá recomendá-los corretamente.
Ortodontia e implantes dentários. Em matéria de ortodontia já não há grande diferença entre crianças e adultos porque agora existem várias ortodontias que se adaptam às necessidades de cada paciente e, claro, também ao seu orçamento.
Os implantes dentários melhoram a auto-estima do paciente, pois permite que ele volte a ter uma boca em ótimas condições, que deve ser tratada com aparelhos que amolecem as gengivas e outros tecidos moles para que não causem danos.
Como recomendação, se você tem implantes, deve usar um método minimamente invasivo com frequência, para proteger as superfícies dos implantes e continuar com uma excelente saúde bucal.
Um dos novos protocolos clínicos para a saúde bucal é o GBT (Guided Biofilm Therapy), desenvolvido pela EMS, que é considerado a nova abordagem de profilaxia profissional para o manejo do biofilme oral (placa bacteriana, que é um conjunto de diferentes bactérias e alimentos detritos que se acumulam nas superfícies dos dentes e gengivas, e que estão formando o tártaro). O GBT é minimamente invasivo, oferece máxima prevenção, é indolor e proporciona máxima satisfação ao paciente e ao profissional.
Profilaxia dentária profissional sem dor, minimamente invasiva e máxima prevenção
O GBT promove a profilaxia dentária profissional moderna de forma minimamente invasiva e desempenha um papel importante na manutenção da saúde oral, pois ajuda a prevenir e controlar as doenças orais (gengivite, periodontite, mucosite e peri-implantite) e doenças sistémicas. Hoje, estudos comprovam que a má higiene bucal leva ao desenvolvimento precoce de Alzheimer, aterosclerose, problemas respiratórios, disfunção erétil, partos prematuros, diabetes, problemas cardíacos e muitos outros.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 495 leituras