Companhia de Dança de Évora estreia hoje 'Ensaio sobre a Cegueira'
A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) estreia hoje a sua nova criação, 'Ensaio sobre a Cegueira', da coreografa Nélia Pinheiro, a partir da obra de José Saramago.
A criação deste blog sobre as temáticas: literatura e cultura, no portal Lerparaver, tem como pretensão, por um lado, abordar, informar e compilar informações sobre livros, artigos e outra documentação relacionada com o tema da cegueira no campo literário, e, por outro lado, divulgar sites com recursos didácticos e ferramentas de trabalho acessíveis e espaços culturais acessíveis ou que disponibilizem recursos para que uma pessoa cega usufrua desses locais.
Por Livros relacionados com o tema da cegueira no campo literário entende-se, não só, livros que abordem directamente a cegueira, mas também livros que incluam personagens cegas ou que tenham sido escritos por pessoas cegas.
Com a implementação deste espaço de partilha de informação, vejo realizada uma ideia que há muito queria pôr em prática, esperando estar a contribuir com uma ferramenta de consulta tanto para todos aqueles que se interessam pelo estudo da deficiência da visão na literatura, para professores cegos que procuram recursos didácticos e ferramentas de trabalho como dicionários, como também para aqueles que desejam conhecer novos espaços culturais.
Deste modo, para além dos posts e comentários, que espero sejam frequentes, procurarei manter actualizadas as listas de bibliografia, que abordem o tema supracitado, de sites com recursos didácticos e ferramentas de trabalho e de espaços culturais acessíveis.
Agradeço antecipadamente as colaborações, mas reservo-me também o direito de eliminar todo e qualquer post ou comentário que não se enquadre nos temas do blog ou que contenha linguagem ofensiva ou inadequada, ou demasiados erros ortográficos. Esta prática não exclui, contudo, que entradas com relevante interesse para o Lerparaver não sejam transferidas para espaços mais adequados.
Muito obrigado
Norberto Sousa
A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) estreia hoje a sua nova criação, 'Ensaio sobre a Cegueira', da coreografa Nélia Pinheiro, a partir da obra de José Saramago.
A tensa convivência entre dois irmãos é o combustível para mover os debates sobre as relações humanas, no jogo de cena criado pela comédia dramática “O Cego e o Louco”, que estreia hoje, no Sesc Co
Descrição
Esta é a primeira obra de André Barretto, que é administrador e jornalista por formação (
Nada.
Dom Juventino Kestering - 02-07-12A cegueira é realidade que acompanha a vida da humanidade.
Enxergando um mundo evoluído
Primeiro romance da cearense Tércia Montenegro, Turismo para cegos será lançado hoje à noite. É a estreia da autora na Companhia das Letras
Não tive prazer algum em conhecer a cegueira, mas tenho muito gosto em ter aprendido com ela a compreender cada vez melhor a sua visão alternativa; ter aprendido a ver para além das máscaras de hip
A palavra cegueira está formatada na maioria das mentes humanas como algo ligado ao corpo biológico ou físico, como alguns preferem.
Foi a 8 de Outubro de 1998 que o escritor português José Saramago ganhou o prémio Nobel da Literatura.
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. (Paulo Freire)
'No Ver está a Diferença' é um lançamento da Prime Books
O texto que publico abaixo, após ter pedido permissão ao autor e ter recebido uma resposta tão humilde quanto o seu autor: "O texto é nosso!", deveria ser lido por todos nós, não apenas uma, duas ou três vezes, mas tantas quantas fossem necessárias para interiorizarmos a riqueza da sua mensagem.
Por isso leia-o com muita atenção e guarde-o num local bem visível para lê-lo sempre que necessário.
Depois de ter estado no Centro Português de Fotografia, no Porto, a exposição Habitar a Escuridão, da autoria de Marco Antonio Cruz, desce até Lisboa. Este ensaio fotográfico sobre a cegueira no México inaugura hoje às 19h00, na Fundação Champalimaud.
O grupo de teatro Henrique Artes exibe hoje e amanhã, às 20h00, no salão multiusos da ex-Liga Africana, em Luanda, a peça Fragrância de amor, baseada numa história romântica que nasce no meio de uma mentira.
A obra narra a astúcia de um homem que finge ser cego para sobreviver através da mendicidade, sem imaginar que isso vai dar origem à descoberta do grande amor da sua vida.
A visita de uma pessoa cega a um museu, teatro ou qualquer outro espaço cultural, está sempre condicionada pelo nível de acessibilidade facultado nestes espaços.
Como mencionado na descrição do blog, por Livros relacionados com o tema da cegueira no campo literário entende-se, não só, livros que abordem directamente a cegueira, mas também livros que inclu