Está aqui

Notícias

Aqui encontra todas as notícias do portal, Desta forma, pode-se manter informado sobre tudo o que se relaciona com a deficiência visual.

Se conhecer notícias que ainda não tenham sido divulgadas, contacte-nos ou submeta-as directamente se for utilizador registado. Use para tal o link notícia, que se encontra na sublista "criar conteúdo".

CP. Descontos vão chegar a mais pessoas com deficiência a partir de Março

por Norberto Sousa

A CP e o Instituto Nacional de Reabilitação (INR) assinam esta quinta-feira um aditamento ao protocolo existente para passar a abranger também pessoas com mais de 60% de incapacidade. Vão ter 20% de desconto no bilhete para qualquer comboio.
O protocolo em vigor desde Abril de 2016 prevê um desconto de 75% no preço do bilhete em qualquer percurso em 2ª classe, nos comboios Alfa pendular, Intercidades, Regionais, Inter-regionais e Urbanos da CP para pessoas com incapacidade superior a 80%. Se precisarem de acompanhante, este só paga três quartos do valor do bilhete.

...

Espetáculos com audiodescrição em fevereiro

por Norberto Sousa

11 de Fevereiro às 16h - Espectáculo de teatro “Actores” (com reconhecimento de palco às 15h) - TNSJ (Porto)
17 de Fevereiro às 21h - Espectáculo de Dança “WALKING WITH KYLIÁN. NEVER STOP SEARCHING”, da Companhia Paulo Ribeiro (com reconhecimento de palco às 20h) - Teatro São Luiz (Lisboa)
Metro: Baixa- Chiado
Teatro acessível a cadeiras de rodas.
24 de Fevereiro às 10h - Visita guiada com audiodescrição - Museu de Arqueologia - Exposição “Loulé - Territórios. Memórias. Identidades.” (Lisboa)

...

Doesdicon - Sessão de dança com audiodescrição no teatro Maria Matos

por Norberto Sousa

Na temporada 2017-2018, o Teatro Maria Matos, em Lisboa, tornou-se em mais um dos teatros nacionais a disponibilizar sessões com audiodescrição para pessoas cegas e com baixa visão.

No dia 15 de fevereiro às 21h30, na sala principal, será apresentado Doesdicon, um espetáculo de dança com coreografia de Tânia Carvalho e interpretação do Grupo Dançando com a Diferneça. Esta sessão será audiodescrita. O reconhecimento de palco será efetuado no mesmo dia às às 20h30.

...

Um Teatro para todos - S. João Porto

por Norberto Sousa

Começámos por legendar em língua inglesa os espetáculos no São João, para que os cidadãos estrangeiros que visitam o Porto possam conhecer não só o edifício de Marques da Silva, mas também o teatro que cá fazemos e apresentamos. Na temporada 2016-17, estreamo-nos na Língua Gestual Portuguesa (LGP) e também na Audiodescrição, promovendo sessões na carreira dos espetáculos que favoreçam o acesso de mais pessoas ao TNSJ. Muitas são as formas de ver e ouvir teatro!

...

Portugal pode tornar-se este ano autossuficiente no transplante de córneas    

por Norberto Sousa

Portugal pode tornar-se autossuficiente no transplante de córneas em 2018, disse à agência Lusa a presidente do Congresso da Associação Europeia de Bancos de Olhos, que decorre de quinta-feira a sábado, em Coimbra.

Segundo a oftalmologista Maria João Quadrado, ainda este ano vai avançar a criação de uma sala de cultura de córneas no Instituto Português do Sangue e Transplantação, que vai permitir "armazenar células durante mais tempo e de certa forma ajudar a programar as intervenções cirúrgicas".

...

Programação Acessível Janeiro – Março 2018

por Norberto Sousa

Audiodescrição no Núcleo do Fado e da Guitarra Portuguesa em Coimbra (pelo nosso associado Realizasom)
É com muito prazer que a Acesso Cultura informa sobre a programação cultural acessível no período Janeiro-Março 2018.

...

Investigação revela que consumo de café protege células da retina

por Norberto Sousa

O consumo de cafeína, em doses equivalentes a dois/três cafés por dia, protege as células da retina, conclui um estudo realizado por investigadores das universidades de Coimbra e de Bona (Alemanha). A investigação abre caminho para o desenvolvimento de “novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças da visão associadas a episódios isquémicos, como a retinopatia diabética e glaucoma, duas das principais causas de cegueira a nível mundial”, afirma a Universidade de Coimbra (UC) numa nota enviada esta segunda-feira à agência Lusa.

...

Eles vão usar genes de algas para tentar curar um tipo de cegueira

por Norberto Sousa

Retinite pigmentosa é o nome dado a um grupo de distúrbios genéticos que afectam a retina, e causar uma degeneração dos mesmos. O resultado é que a pessoa vai sofrer uma perda progressiva da visão para acabar sofrendo de cegueira total. Mas agora a empresa britânica GenSight Biologics recebeu autorização para executar testar um novo tratamento baseado em optogenética, para tentar curar esse tipo de cegueira.

...

Brasil: Pessoas com deficiência e o acesso à informação: Recomendações de acessibilidade indicadas para web

por Norberto Sousa

A internet e suas possibilidades estão acessíveis por todo o mundo. Ouso dizer que os “Apps” como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter etc tem sido os meios de comunicação mais utilizados, possibilitando o acesso em inúmeras coisas como pesquisas com finalidade profissional, acadêmica, política, vida social, sexual etc. Obviamente que a internet e seus aplicativos têm seus prós e contras. Existem diversas discordâncias sobre a internet como parte integrante do meio.

...

Páginas



1 a 10 de 1784

Subscribe to Notícias