A consignação do IRS permite atribuir a uma entidade 0,5% do IRS liquidado (imposto que cabe ao Estado depois de descontadas as deduções à coleta), sem qualquer custo para si.
Assim, em vez do seu IRS ficar todo retido no Estado, uma parte será canalizada pelo próprio Estado para a causa que escolher apoiar. A entrega do IRS 2023, referente aos rendimentos de 2022, é feita entre 1 de Abril e 30 de Junho de 2023, independentemente da categoria de rendimentos do contribuinte. Desde o dia 1 de Janeiro, é possível escolher previamente a instituição a quem pretende consignar o seu IRS e IVA no Portal das Finanças.
1 de janeiro a 31 de março 2023
Pode comunicar a instituição ou associação a quem pretende consignar o seu IRS e IVA no Portal das Finanças mesmo antes da entrega da sua declaração de IRS. Para isso necessita apenas de clicar neste link para comunicar Entidade a Consignar IRS/IVA.
1 de abril a 30 de junho de 2023
Nesta fase, terá de adicionar o Número de Identificação Fiscal (NIF) da entidade a quem pretende fazer a consignação na entrega da sua declaração de IRS quer seja mediante entrega de IRS automática ou entrega de IRS manual.
Por isso, quando estiver a fazer a entrega do seu IRS, não se esqueça de introduzir o NIF 501 130 292 – APEC – Associação Promotora do Ensino dos Cegos no quadro 11, da folha de rosto da Declaração de Rendimentos Modelo 3 e com esse gesto pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas, porque todos podemos e devemos contribuir para apoiar uma condição que não acontece só aos outros mas também pode acontecer a cada um de nós.
Relembramos que ao destinar 0,5% do seu IRS já liquidado à APEC, não tem qualquer custo adicional para si. Ao fazê-lo, está a canalizar parte dos seus impostos para uma instituição à sua escolha.
Dê Visão ao seu IRS
Fonte:
NewsletterAPEC
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 700 leituras