Está aqui

"Nenhum pessimista jamais descobriu os segredos das estrelas, nem velejou a uma terra inexplorada, nem abriu um novo céu para o espírito." (Helen Keller) - blog de Marco Poeta

Tiflo Reader: Um amigo para o Ouvido

por Marco Poeta

Olá!

Como sou um entusiasta de tudo o que se relaciona com tecnologia acessível para cegos, hoje quero falar-vos do fantástico Tiflo Reader, um leitor Daisy totalmente acessível e com sintetizadores de excelente qualidade.

O seu preço comparado com outros leitores Daisy, como o Victor Reader Stream e o 10 Vinvision, é na minha opinião muito acessível se tivermos em conta a quantidade de funcionalidades que possui e o facto de receber atualizações constantes ao longo do tempo via WiFi.

Assim, podem adquiri-lo na Sertec, na TifloTecnia ou na Ataraxia, por exemplo.

Eu adquiri o meu na Sertec por 250€ e estou extremamente satisfeito! Pois era exactamente o que eu procurava para o meu dia-a-dia.

Além de ser um leitor de livros Daisy, também funciona como um mp3, rádio FM, gravador, despertador, leitor de livros digitais em todos os formatos (txt, rtf, pdf, epub, docx...). E podemos definir até 4 alarmes, escolher os idiomas português, brasileiro e inglês com as vozes excelentes da IVona.

Temos vozes masculinas e femininas e ainda temos a possibilidade de as configurar de acordo com as nossas necessidades. Isto é muito útil para pessoas idosas ou que têm um certo grau de deficiência auditiva, porque podem configurar a velocidade, o volume e a entoação da voz quando escutam os seus livros preferidos. As vozes portuguesas são o Cristiano e a Inês, mas podemos se quisermos definir a voz Inês para voz de leitura e a voz Cristiano como voz do sistema ou vice-versa.

Além disso, o mesmo podem fazer quando escutam ficheiros áudio. A reprodução pode ser lenta ou rápida e a qualidade do som ajustada às nossas necessidades.

Também podemos realizar gravações em mp3 ou em wave, sem limite de tempo, pausar e retomar a gravação as vezes que entendermos.

Apesar de o Tiflo reader já trazer instaladas estações de rádio online e podcasts, podemos gravar uma música, uma reportagem ou um jogo de futebol que está a ser transmitido no rádio apertando apenas a tecla de gravação.

Outra vantagem interessante que este aparelho tem é a possibilidade de gravarmos lembretes de voz para as nossas necessidades diárias, como fazer uma lista de compras, agendar uma reunião, um aniversário de um amigo, etc. Também o Tiflo Reader possui ferramentas úteis para o nosso dia-a-dia, como calculadora, cronómetro, bússola, memo de voz, formatação do dispositivo entre outras.

Infelizmente os livros braille ocupam imenso espaço e muitos livros não estão disponíveis neste sistema devido aos seus elevados custos. No entanto, o Tiflo Reader além de ter muito espaço de memória interna )cerca de 8 gigas) para ouvirmos ebooks e audiobooks, ainda oferece a possibilidade de utilizarmos um cartão de memória de 1 giga até ao máximo de 32 gigas, o que é extraordinário. Tal como através do cabo utg que traz para as pen drive podemos copiar, cortar e colar os ficheiros da pen para a memória interna e vice-versa.

Outro aspeto interessante que quero destacar é o facto de o teclado do Tiflo Reader ser muito fácil de utilizar e as teclas serem diferentes ao toque. Senão vejam a breve descrição que vos vou fazer, começando da primeira fila de botões da esquerda para a direita e até à coluna de som.

1ª fila:

- Botão de ligar-desligar - Botão seta acima - Botão para gravar;

2ª fila:

- Botão seta para trás - Botão OK e de Pausa - Botão seta para a frente;

3ª fila:

Botão de menus - Botão seta abaixo - Botão Cancelar;

4ª fila:

- Volume Menos - Botão de informações - Volume Mais

5ª e última fila:

- Botão de MP3 - Rádio Fm - Botão de Marcadores.

A única desvantagem que encontrei foi que quando ligamos o Tiflo Reader ao nosso computador, ele apenas carrega como um telemóvel e não nos deixa transferir dados de um para o outro... Mas tirando isso, recomendo-vos vivamente este leitor Daisy pelas razões que já referi acima e por ser muito leve, possuir uma bateria recarregável, uma fita para o colocarmos ao pescoço, por avisar-nos quando a bateria está fraca e por ser de todos os leitores autónomos o mais barato.

Há muitas mais configurações que não mencionei aqui para não me tornar maçador, mas caso estejam interessados em saber mais, podem deixar os vossos comentários que assim que me seja possível respondo-vos.

Um abraço